DISCURSO PARANINFO - ESCOLA DE MEDICINA JUL 2016 - FORMATURA INSTITUCIONAL PUCPR

Boa noite estimados formandos, pais, familiares, amigos e autoridades presentes.

Ao pensar sobre o que diria nessa noite aos queridos formandos, representando meus colegas professores e paraninfos, tentei me lembrar das emoções que eu senti no dia da minha formatura. Eu, assim como muitos professores dessa instituição, sou uma filha da PUCPR com muito orgulho. Prestei meu vestibular em uma dessas salas, fiz minha formação, minha especialização e meu mestrado aqui na PUCPR... e até meu marido acabei conhecendo por esses corredores. Sempre me senti em casa. Quem sabe esse não será o caminho a ser percorrido por alguns de vocês, de estudantes a docentes.

Eu me recordo que senti naquela noite, além de emoção que várias vezes verteu pelos olhos, um misto de alegria e ansiedade. Dúvidas como: “e agora?”, “por onde começo?”, “para onde vou?”, “será que estou pronta?”, “e se eu não souber algo que me perguntarem?”, “e se eu cometer algum erro?”

Pelos rostinhos na plateia, reconheço que muitas dessas dúvidas ainda são as mesmas. Se eu pudesse lhes dar um conselho, eu diria que hoje é dia de celebrar. De visualizar a trajetória que vocês tiveram até aqui. Cada um lutou uma luta particular. Dos estudos no terceirão e cursinho até a aprovação no vestibular. Da insegurança do primeiro dia à falsa-segurança de se tornar um jovem veterano. Das aulas práticas aos estágios. Das apresentações de seminários às idas a congressos. Dos pequenos trabalhos ao TCC.

Alguns já trabalhavam, moravam sozinhos ou com os pais, casaram, tiveram filhos... e vocês foram se construindo ao longo desse caminho. Você se lembra do que sentia no seu primeiro dia? Como escolheu o lugar para sentar na sala? Comprou a pasta do curso para desfilar no ônibus? Quem foi a primeira pessoa com quem conversou? Quem foi aquele que não gostou no começo, mas se tornou depois seu grande amigo? Muitos selfies pelo câmpus? Sim, a PUCPR certamente virou a família de vocês. E se já não estão sentindo isso, eu garanto a vocês que a saudade irá atingi-los muitas e muitas vezes. A biblioteca, as salas, os laboratórios, os auditórios, os corredores... todos eles respiram história: a história da vida de vocês. E esse Câmpus está sempre aberto para nós, seus filhos.

Sinto muito mas, nenhum de vocês está pronto. Nenhum de nós estamos prontos. A história até aqui foi linda. Não foi fácil, pois aprender sempre dói. Mas a aprendizagem trouxe vocês ao dia mais esperado até agora. Vitória de vocês, de seus pais, de seus amigos e um pouquinho de nós, seus professores. Estamos orgulhosos ao ver tanto brilho nos olhos de vocês e de seus convidados. Sintam como é boa essa sensação de chegar ao topo de mais uma montanha. E cada cume sempre aparentará ser inatingível. E depois, quando alcançado, alguns se esquecem de valorizar o percurso. Lembram como foi duro o caminho até entrarem na PUCPR? Mas nunca imaginaram que a faculdade seria ainda mais difícil...

E agora? Sigam o coração de vocês. Com a DEDICAÇÃO que os trouxe até aqui para essa colheita, é hora de começar nova semeadura. Não, vocês não estão prontos. Mas desenvolveram a AUTONOMIA para buscar caminhos, e neles ainda encontrarão muito e muito estudo pela frente. E se vocês errarem? Não é se, é certo que irão. E é por isso que a COOPERAÇÃO no início e durante toda a profissão é fundamental. Aprendemos muito uns com os outros. E não apenas com aqueles que escolheram a mesma profissão, mas com todos os que cruzam nossos caminhos. Ouçam com humildade os conselhos mais simples dos pacientes, clientes, funcionários e de todos que encontrarem nos corredores, nos elevadores, nas calçadas... A HONESTIDADE irá sempre proteger vocês, acreditem. E se não souberem a resposta para algum problema, saibam que esse é o sentimento inicial que todos enfrentamos, às vezes mais de uma vez por dia. Será o SENSO CRÍTICO que vocês tanto otimizaram na faculdade que fará com que possam avaliar as milhares de informações que nos invadem diariamente para criarem as suas soluções.

E se tudo ficar difícil e o caminho parecer impossível saibam que ele se tornará muito mais fácil se não estiverem sozinhos. Cultivem o amor, os amigos, a família. Encontrem tempo para valorizar aqueles que mais importam. O lazer é fundamental para uma mente sã. Invistam em um hobby e trabalhem para viver, mas não vivam para trabalhar. Planejem e executem viagens para fora da cidade e para dentro da alma. Deixo aqui uma poesia que fiz, humildemente, pensando em como me senti quando estava aí no lugar de vocês e no que nos move a sempre continuar tentando. O título dela é: “Persistência”.

Porque ele acredita

Seus ombros são de aço

A certeza é infinita

E firme é cada passo

Porque dele é o plano

Não se sente sozinho

Pede auxílio, sem engano

Se há pedras no caminho

Porque nele não há pressa

Semeia p’ra que colha

O fruto é a promessa

E a paciência, escolha

Porque tem um objetivo

Torna-se o próprio herói

Arriscar é estar vivo

A aprendizagem dói

Persistir não traz aperto

Se o erro não é mau

Pois dele nasce o acerto

E o tropeço é um degrau.

Muito obrigada, curtam esse momento e sejam muito felizes!

Aline von Bahten
Enviado por Aline von Bahten em 30/07/2016
Código do texto: T5713838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.