QUE ESPERAR DE UM BOM PREFEITO?

*Elias Alves Aranha

Aproxima-se o dia 04 de outubro, data em que todo cidadão brasileiro é convocado para o exercício cívico do voto.

Votação é um processo de decisão no qual os eleitores expressam a sua opinião por meio de um voto. Os votos são processados e a decisão é tomada segundo regras.

A maneira mais comum é aquela na qual há um conjunto com um número inteiro de opções e cada eleitor escolhe uma delas, ou seja, cada um vota na sua opção candidata preferida. A opção vencedora é a que receber mais votos.

Não há representação política sem eleição e, ao comparecer às urnas você poderá fazer a sua escolha entre os candidatos, na urna eletrônica.

Outro dia, um jovem eleitor me perguntou: “O que é ser um bom prefeito e quais são as suas responsabilidades?”.

Pego de surpresa, respondi alguma coisa que me veio na cabeça, mas fiquei devendo uma resposta mais elaborada, capaz de satisfazê-lo. Creio que responder a esta pergunta é uma contribuição à reflexão dos eleitores para a importante tomada de decisão nas urnas.

O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho. Espera-se dele, fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo previamente elaborado, capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e seus legítimos representantes, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha e disponibilidade para ter presença contínua no município, hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e coragem de dizer NÃO, quando for necessário.

Por último, o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses: da família, dos amigos, de empresas e do partido.

Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas do povo.

O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o Presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato.

Promessas fantasiosas ou de fingimento serão cobradas, mais tarde.

A democracia consagra os vencedores nas urnas. Embora seja o rigor do processo, aos olhos dos eleitores, não é esse o único momento importante. Os eleitores não escolhem nem interferem diretamente nos nomes que serão colocados na disputa. O amadurecimento político que tantos desejam pressupõe também a responsabilidade e a inteligência dos partidos na formação e indicação de seus candidatos, sem o qual as expectativas populares podem se frustrar. Se isso ocorrer, que não seja ao menos por falta de boa opção.

Você conhece algum candidato à prefeito com essas características?

Todo cristão deve respeitar às autoridades políticas. Então antes de escolher o candidato é importante saber se é uma pessoa digna de respeito. Alguém que respeita o seu próximo, a família, à comunidade e principalmente aqueles que sofrem para lutar por justiça em seu favor.

A PALAVRA SAGRADA nos ensina que o politico que devemos escolher precisa ser uma pessoa que tenha temor de Deus e que não vá se envaidecer ao ponto de usar o poder para construir um império pessoal.

Você se considera uma pessoa que tem o TEMOR DE DEUS?

Deus escolheu Davi porque olhava para o coração e não para a aparência física e segundo o profeta Samuel Davi foi o mais famoso rei de Israel e descrito como um homem segundo o coração de Deus.

Davi foi um líder que demonstrou claramente como Deus usa pessoas com suas virtudes e defeitos, desde que elas se coloquem disponíveis em suas mãos. Há várias coisas que podemos aprender da liderança de Davi: Davi tinha facilidade de fazer amigos. Era diferente do Rei que afastava as pessoas. O líder deve ter habilidade no trato pessoal. Autenticidade não é agressividade e falta de educação. O fato de alguém ser autentico não lhe dá o direito de dizer tudo o que pensa da forma que quer. Antes, devemos transmitir o nosso ponto de vista de forma amorosa, sentindo empatia pelo outro e desejando, sinceramente, ajudar.

Então, o candidato de um cristão deve ser uma pessoa que tenha referencial de família, experiência administrativa, modéstia quanto aos bens materiais, humildade e principalmente que se preocupe com o bem da comunidade.

Muitas pessoas entram na política com boas intenções, mas depois se corrompem. Ainda há outros que fazem tantas promessas que são impossíveis de ser cumpridas. É muito importante saber com quem o candidato faz aliança, pois mesmo que seja uma pessoa boa, pode estar mal assessorado ou se prender a pessoas injustas.

Você precisa escolher alguém que realmente te represente na Prefeitura.

Um prefeito que tem a sua cara que tem cheiro de povo e que fala e entende a sua língua. Não entregue seu município nas mãos de pessoas descompromissadas com o povo.

Você conhece um candidato à prefeito com essas características?

O candidato deve ser: Criterioso, competente e capaz. Capacidade é aptidão. Ou se tem ou não se tem.

Um líder deve ter uma percepção real da satisfação de seus comandados.

Tem que ter a qualidade de alguém de confiança e inspirar confiança no grupo. Amar de verdade. Ter uma palavra que vale quanto pesa. Se prometer, cumprir. Um líder deve ser verdadeiro, sem máscaras, sem mentiras, sem manipulações da verdade.

Não pode ser pessoa que aborrece atoa, não ser ciumento, mesquinho e interessado somente no dinheiro, que, se vende ou aceita suborno. Esse tipo de candidato não pode ser considerado.

O candidato deve consultar suas bases e aceitar o desafio de um líder submisso à vontade de Deus: Na liderança de um povo esse aspecto é fundamental.

Tem que ser maduro suficiente para não ter medo de distribuir e delegar tarefas.

Comunicar-se com Clareza.

O líder precisa comunicar claramente a sua visão, metas e desafios, caso contrário seria como os pais que deixam seus filhos na porta da igreja e voltam apanhá-las depois da celebração. Quando os filhos crescem abandonam a igreja, porque seus pais se esqueceram de que o exemplo é o mais importante.

O líder tem que liderar, tem que agir na hora certa e de maneira certa, dando segurança ao grupo.

Portanto senhores e senhoras o nosso candidato não se esquecerá do compromisso assumido em campanha porque é firme, amoroso. Não vai machucar as pessoas.

Tem que passar a segurança que se eleito for como prefeito, não será orgulhoso ou arrogante como muitos que tem fome do poder.

Buscando sempre a bênção de Deus sobre o seu trabalho como prefeito. Deve buscar a orientação de Deus antes de fazer os planos ao invés de traçar todos os planos, divulgá-los e depois pedir que Deus abençoe tudo.

Para muitos líderes o importante é o programa realizado, não interessando se as pessoas que participaram serão beneficiadas ou não. Outras vezes o líder não percebe se há alguém no grupo que está com problemas e precisa de ajuda, uma palavra amiga, um ombro para chorar.

Estamos precisando de um LÍDER diferente porque vai optar pelo viver na verdade.

Quem tem Liderança no Lar, terá na Prefeitura!

Liderança é como Nutrição. O papel do líder é como dos pais para com a criança, nutrir para crescer. Nutrir é dar alimento completo em doses corretas para um crescimento harmonioso. O líder honesto deve estar atento a tudo que venha ajudar o crescimento e amadurecimento de seu povo.

Liderança é como paternidade.

Daí vem a ideia de responsabilidade. Um prefeito irresponsável é um desastre para o grupo de pessoas. Um pai protege, orienta, supre as necessidades, além de nutrir e ser um exemplo para o seu filho. E o prefeito pra o seu povo!

O prefeito honesto deve estar além da crítica. Não deve haver nada em sua vida que o faça alvo de acusações ou críticas, que ele não tenha acertado.

TERÁ QUE SER ISSO:

Fiel no Relacionamento Conjugal e familiar. Assim como na administração da sua casa.

Sóbrio. Nunca deixar que qualquer deslize manche o seu testemunho em todos os sentidos.

Ordeiro e Honesto. Um líder desordeiro e desonesto leva o grupo a se desintegrar, pois o mau exemplo do líder destrói qualquer pretensão que seus liderados tenham.

Hospitaleiro. Sensível àqueles que se encontram em necessidade. Um líder insensível, distante, cria barreiras, a sua liderança se torna uma relação fria, e aos poucos, desumana.

Aptidão exemplar. O ato de postura deve ser vital na vida do líder.

Como se veem, uma coligação deverá oferecer todas as qualidades de líderes e as normas para uma liderança eficiente. Portanto, homens e mulheres e juventude em geral, os candidatos deverão pautar suas atitudes e a arte de conduzir pessoas segundo os princípios éticos. Assim procedendo, estarão desempenhando a tarefa a eles confiada com mais segurança e resultados mais positivos. E tudo deverá ser feito não para beneficiar grupos, mas para o engrandecimento e desenvolvimento dos munícipes.

POR FIM O CANDIDATO DEVE SER:

Fiel a Deus e confiante nas promessas dEle. Por sua família em primeiro lugar, companheiro, dedicado aos filhos e a esposa.

Alegre: receber as pessoas com felicidade e as servir com prazer.

Ser um amigo fiel, dedicado e o modesto.

Características:

• Amigo. Tratar bem a todos e é muito carinhoso.

• Responsável. Nunca reclama do trabalho, fazendo o melhor.

• Confiável Procurar ser honesto e íntegro nos afazeres diários, pessoa doce competente. Agir com integridade e tudo que fizer fazer por que gosta e fazer bem feito.

Toda mulher deve participar do processo eleitoral e na tomada das decisões politicas de sua cidade.

O velho testamento enfatiza os ensinamentos de 04 grandes mulheres da Bíblia: Débora, Sara, Rute e Ester.

Débora: Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência.

Sara: chamada de “mãe de multidões” mencionada entre os heróis da fé.

Ester: Fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela.

Seja como Rute

Age com integridade, tudo que fizer faça por que gosta e faça bem feito.

Aqui tem vários candidatos

Deles eu não preciso falar por que vocês os conhecem!

Pense bem! E vote consciente!

Elias Aranha
Enviado por Elias Aranha em 02/09/2016
Reeditado em 21/11/2019
Código do texto: T5748241
Classificação de conteúdo: seguro