O TEMPO

Temos pressa! O tempo urge!

Caminhamos apressados... E nossos pensamentos disputam corrida com nossos velozes pés.

Não há mais tempo para fazermos uma refeição - engolimos o alimento, sem saboreá-lo.

Esquecemos de agradecer a Deus.

Esquecemos às vezes até de quem está dividindo um prato de comida ao nosso lado. Temos que atender o cliente, ele não pode esperar, como nós, ele também tem pressa.

Não há tempo para o repouso edificante, e não há horas suficientes para que o corpo reponha suas energias e a alma encontre sua paz refazedora.

Dormimos tarde. Acordamos cedo.

Cérebro a 1000 por hora: buscando soluções, buscando respostas, fazendo agenda com obrigações diárias cada vez maiores...

Não há tempo para aquele telefonema, aquela declaração de amor, aquele pedido de perdão, aquele agradecimento a alguém que arrumou tempo para cuidar ou se preocupar conosco.... Não há tempo sequer para perguntarmos a um ente querido se ele está bem ou precisa de algo... Não haveria tempo mesmo... Fosse:

Um bom papo,

Ser ombro amigo de alguém.

Oferecer apoio ou um sincero sorriso.

Um olhar, um abraço acolhedor que sem palavras diz: "calma vai ficar tudo bem..."

Temos pressa... Estamos perdidos em meio aos nossos conflitos, problemas, escassez, voltados para nós, fechados em nosso mundo...

Não há tempo de apreciar as belas nuances do amanhecer e comungar com Deus, agradecendo por mais um dia de oportunidades e recomeços.

Não há tempo para parar no caminho e aspirar o ar puro da manhã, apreciar uma flor, os ipês que colorem as ruas, a velhinha que varre a calçada, a criança que gargalha despreocupada, o casal apaixonado que não enxerga mais nada além do grande amor à sua frente...

Mas não há opção... Temos que correr, temos que cuidar da nossa vida e reorganizá-la. Temos que ganhar dinheiro, pagar as contas, ter sucesso, patrocinar nossos sonhos... E depois disto, teremos tempo...

E anos vão se passando...

Não percebemos que estamos cada vez mais velhos, cada vez mais impacientes, cada vez mais frios e insensíveis, cada vez mais sozinhos...

Onde estão os amigos das pizzas, bares, e confidências?

Onde está a família que preenchia a grande e velha mesa de jantar aos domingos? Cenário de tantos momentos descontraídos, entre sorrisos, brindes e barulho de panelas?

Onde foi parar o par de pernas e braços que se misturavam aos nossos, unindo coração, alma, hálito, suor, sonhos, tristezas e alegrias?

Todos também estão com pressa...

Todos também se voltaram para si.

E neste solitário e cinza mundo que nossa pressa vai construindo, não percebemos que há muito deixamos de realmente viver...

Estamos sós, caminhando com pressa, para chegar ao nada...

Saíamos de nosso insignificante mundo e acordemos para a verdadeira realidade.

Nenhum dinheiro jamais comprará o prazer de se viver circundado de amor, paz, felicidade, e pessoas que se respeitam, se apoiam e se compreendem...

Viver aqui é uma oportunidade única! Desaceleremos...

Reduzamos o ritmo! Prestemos mais atenção naquilo que realmente importa.

Amanhã será tarde demais!