Malefícios silenciosos do século XXI

Acho que este novo mundo globalizado trouxe, apesar de todos os benefícios, prejuízos silenciosos, que ferem a sociedade de uma forma marcante e efervescente. Tudo se iniciou quando, de forma gradual, passamos a absorver cada vez mais informações devido à globalização, seja no aspecto da comunicação, da logística ou da miscigenação cultural. Passamos a nos interagir de uma forma muito mais rápida e dinâmica, mensagens excessivas advindas da internet, o crescimento populacional e o aumento da complexidade da estrutura social são algumas das causas deste acontecimento.

Contemple, por um momento, as diferenças na vida da população há algumas décadas e a atual: O entretenimento deles, na infância, era a brincadeira direta com outras crianças, hoje em dia estas tendem a se entreter sozinhas, com seus tablets e notebooks, o que gera uma divergência, antigamente as relações interpessoais eram mais verdadeiras, mais fortes, tinham mais conexão, hoje em dia, por se relacionarem menos cara a cara e mais por trás de telas, as pessoas têm dificuldade de relacionar o próprio sentimento com o dos outros, sentem que desconhecem as pessoas ao seu redor, e isso, além de proporcionar o ideal terreno para a formação de "máscaras", causa bruscas mudanças de humor, se tornam pessoas estressadas, medrosas, ansiosas, inseguras; Não é atoa que cerca de um quinto da população mundial, atualmente, experimentará a amargura da depressão. Não existiam celulares ou televisões, objetos que nos causaram uma imensa confusão, pensamos de forma ingênua que o conforto que esta tecnologia traz é o real sentimento de felicidade, ela passa a criar indivíduos vazios neste aspecto, que seguem a mesma rotina diária de sentar em frente à televisão ou "stalkear" nas redes sociais por horas, ao invés de se reunirem apenas para conversar, interagir, e por interagir eu não estou falando de ter a necessidade de se drogar para isso, estou falando da intrínseca essência de nossa felicidade, atividades físicas, brincadeiras bobas, uma conversa simples ou uma viagem ao ar livre. A diferença é que as pessoas passaram a pensar muito mais ao se interagirem, se analisam mais, julgam mais, e por, na maioria das vezes julgarem equivocadamente, alimenta-se o sentimento de arrogância, de falta de humildade, especialmente naqueles de classes sociais mais elevadas, que tendem a se considerar superiores por motivos banais e fúteis, como uma roupa de "status" ou por suas realizações profissionais decorrentes de seu maior ramo de oportunidades.

Talvez as consequências mais drásticas desse processo social sejam o grande aumento das barreiras afetivas, o sentimento de solidão, a alienação em massa com relação aos valores morais e sociais, assim como a confusão acerca do sentido existencial da vida, são vítimas cegas em uma busca angustiante pela felicidade.