Adotar um bandido

Opinião.

Essa semana se discutiu muito sobre o tema resgatar ou não um bandido em estado grave. E pelo que tenho visto e até ouvido na minha própria família é que "bandido bom é bandido morto".

Então começo fazendo uma comparação bíblica e cristã, porque a maioria das pessoas que conheço são cristãs. Não custa lembrar que essa é MINHA opinião e ninguém é obrigado a concordar com nada do que falo.

Quem lê e conhece um pouco da bíblia com certeza conhece a passagem em que Jesus perdoa Dimas, o bandido que fora crucificado junto com Ele, em Lucas 23: Jesus fala para Dimas: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”, ou seja o próprio Jesus Cristo, o filho de Deus, perdoou um bandido. Ainda falando sobre a bíblia, mas pra não gerar especulação, não significa que você pode levar uma vida toda de erros e no final clamar a Deus e Ele te perdoará, não. Em outra parte do evangelho de Mateus 7, é dito: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

Portanto, a salvação é individual, Deus sabe o que se passa no coração de cada um. Como Cristãos, quem somos nós pra julgar quem é culpado ou não, quem merece viver ou quem merece morrer. Mas independente da sua religião, o ser humano no auge da sua mediocridade se acha no direito de impor as suas vontades perante a sociedade e até perante Deus.

E julgam quem discorda dessa visão arcaica e primitiva. "Adota um bandido.", "leva pra você", "e se fosse você a vitíma."

Se formos viver sobre o Código de Hamurabi (Olho por olho e dente por dente), se formos fazer justiça com as próprias mãos, retrocederemos a idade das trevas, voltaremos a ser homens das cavernas, ou qualquer outra época de barbárie. Vivemos numa sociedade organizada e com leis, que devem ser cumpridas e acima de tudo funcionar. Senão se instaura o caos.

Eu não to aqui pra defender bandido, eu to aqui dizendo que não tenho gabarito pra julgar quem merece ou não viver ou morrer, ou sequer que penas devem cumprir. Eu to aqui pra dizer que existem leis e que essas devem ser cumpridas em nome de uma sociedade organizada. Inclusive há leis sobre quem deve ser atendido prioritariamente nos hospitais, creio eu que sejam os mais graves primeiro.

Até porque matar bandido não resolve problema algum, no máximo sacia a sede de vingança e acalma seu instinto de animal feroz. Matar bandido é enxugar gelo, vivemos numa sociedade formadora de bandidos, quantos traficantes já morreram e quanto o tráfico cresce por ano? Vivemos numa sociedade que não acolhe os jovens, que não dá cultura, esporte, saúde e sequer educação. Ao invés de matar bandido, você deveria agir na raiz do problema, eleger políticos novos, e não se preocupar com política apenas de quatro em quatro anos, eleja políticos que tenham visão e projetos, mas fiscalize seus políticos para saber se estão cumprindo ou não, mande e-mail, vá as sessões do seu município, acesse os sites da câmara e senado e veja os projetos, se envolva. Não mantenha sempre os mesmos dinossauros no poder, as mesmas oligarquias dominantes. Não eleja políticos que preferem construir estádios e asfalto, superfaturados pra encher seus bolsos, do que construir escolas, creches, hospitais, áreas de lazer, centro culturais e até presídios, pra acabar com a superlotação e com a escola de marginais e tornar a prisão reeducativa, pelo menos pra crimes menos graves, o que fazemos hoje é transformar pessoas que, as vezes, cometem crimes leves por algum momento de descontrole, afinal todo mundo erra, e saem de lá verdadeiros PHD´s em crime organizado. Lembre-se nem todos tiveram a mesma educação que você, as mesmas oportunidades que você, a mesma família que você. Então é muito fácil julgar.

Quer mudar algo de verdade? Quer construir uma sociedade melhor? Pare de agir com instinto animal e passe a agir na causa do problema, vamos cuidar das nossas crianças, vamos reabilitar quem dá pra ser reabilitado e vamos manter presos quem não consegue viver em sociedade. Procure uma ong. Faça serviço voluntário, ajude como puder.

Mas pra mim, matar bandido só nos torna assassinos, senão cúmplices.

MacGregor
Enviado por MacGregor em 24/11/2016
Código do texto: T5832888
Classificação de conteúdo: seguro