O machismo e as cobranças sociais

Não podemos deixar a discussão feminista tomar apenas um lado.

Feminismo significa, ou pelo menos deveria significar: igualdade entre os sexos; porém, desde que me entendo por gente, este termo é utilizado unicamente para defender os direitos feminismos de expressão, os direitos femininos de não exclusão social, os direitos femininos de etc etc etc.

Esquecem-se dos direitos masculinos. Fala-se muito sobre liberdade para a mulher, fala-se muito de não cobranças sociais perante a ela, fala-se pouco sobre o homem. Fala-se muito sobre o direito de vestir a roupa que quiseres, fala-se pouco sobre o direito de se expressar emocionalmente para com um amigo; fala-se muito do condicionamento para com meninas em termos de “ter que ser perfeita fisicamente”, fala-se pouco do condicionamento para com meninos em termos de “ter que expressar sua masculinidade”; fala-se muito em “pegar quem você quiser”, fala-se pouco em “não pegar quem você quiser”.

Por mais que queiras defender a sua liberdade, seja você homem ou mulher, tens que falar sobre a liberdade perante o sexo oposto. Por mais que a liberdade masculina possa parecer uma questão de opção, ela, assim como a feminina, não é (um homem é pressionado sobre várias coisas, acredite em mim) . Por mais que digas para nos focarmos primeiramente na liberdade feminina, isto não é possível, uma liberdade é estritamente relacionada com a outra; se você é uma mulher, vai à uma festa, e reclama do machismo por parte da abordagem de diversos homens, saiba que este machismo está diretamente ligado à cobrança que se impõe sobre os próprios “machistas”. Os “machistas” nada mais são do que homens que cederam a cobranças impostas pela sociedade.

Não existe um opressor, não existe um oprimido, existem sim diversas pessoas perdidas que são cobradas perante à coisas que não deveriam fazer. Quando percebermos que, sem a liberdade masculina nunca haverá a liberdade feminina, aí sim, estaremos andando no caminho certo.

M Maines
Enviado por M Maines em 14/02/2017
Código do texto: T5911894
Classificação de conteúdo: seguro