DISCURSO DE COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA_2017/1

Cumprimento meus colegas professores do Colegiado do Curso de Pedagogia;

As autoridades presentes; e

Também, todos os funcionários administrativos da Faculdade Pitágoras de Linhares.

Daqui onde me encontro, eu tenho uma visão privilegiada, consigo perceber os olhares orgulhosos dos pais e mães, esposos e esposas, filhos e filhas, namorados e namoradas, familiares e amigos dos nossos queridos formandos. Então, eu, inicio a minha fala, saudando e parabenizando cada um, pois sei o quanto essa vitória é, também, de vocês.

Dirijo-me, agora, a vocês, queridos Alunos, para, entre outras coisas, refletirmos, uma vez mais, sobre duas palavras, que algumas vezes estiveram em nossas aulas: COVARDIA e CORAGEM!!

No segundo semestre de 2013, vocês tiveram a CORAGEM de escolher estudar na Faculdade Pitágoras, e escolheram um dos seus cursos mais importantes: Pedagogia!! Juntamente com vocês, pelo menos mais uma dezena de colegas haviam decidido fazer o mesmo, mas, infelizmente, não estão sentados ao lado de vocês esta noite. Uns ainda estão conosco, frequentando o Curso em outras salas, outros, talvez, jamais consigam vestir uma beca e participar de uma cerimônia de colação de grau.

Foi preciso CORAGEM para abandonar as novelas, o desejo de ficar em casa, e o mais difícil: conciliar os interesses particulares e familiares, com os deveres inerentes ao Curso. Também não deve ter sido agradável conviver com o disfarçado ou declarado desdém dos equivocados, que acham que Pedagogia é um curso fácil, baratinho e que por isso mesmo pode ser feito por qualquer um. “Sabem de nada, inocentes!!”.

Vocês, que conviveram conosco durante quatro anos, sabem que isso não é verdade, que no Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares, a educação é levada a sério, nele se aprende a desenvolver habilidades e competências, além de abominar a COVARDIA e buscar incessantemente a CORAGEM!!

Temos absoluta certeza de que não temos o direito de entregar à sociedade e, muito menos, às crianças inocentes, professores malformados, mal educados, relapsos, descuidados, alienados ou irresponsáveis, porque isso é COVARDIA e ela é nefasta à educação.

Então, em nosso Curso, além de desenvolver todas as competências técnicas, inerentes ao ato de ensinar, nossos alunos precisam de internalizar que eles precisam de CORAGEM para serem exemplos do que irão ensinar; que precisarão de CORAGEM para serem guardiães dos conteúdos atitudinais, dos valores, das normas e das atitudes éticas.

No Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, por diversas vezes, concluímos que compete a nós, não apenas, auxiliarmos os pais, que por comodismo ou sentimento de culpa (por estarem constantemente, ausentes), falham na educação dos seus filhos; mas, também, e, principalmente, compete a nós atuarmos eficazmente na educação de crianças provenientes de famílias totalmente desestruturadas.

Não se faz isso sem CORAGEM!! Quando ela falta, toda a sociedade sofre, pois surgem poucos Sérgio Moro e proliferam os malfeitores, que desavergonhadamente, roubam e tiram do povo os seus direitos fundamentais.

Agora, quando vocês, legalmente, estão prestes a assumir o direito de instruir e educar inocentes; eu lhes recomendo que tenham sempre CORAGEM para não ceder à preguiça; CORAGEM para não prejudicar as crianças, ensinando-lhes errado; CORAGEM para enxergar suas limitações e buscar, autonomamente, melhorar as suas próprias bases; CORAGEM para não se acomodar, e por fim, CORAGEM para agir eticamente.

Isso é fundamental, pois é de vocês a nobre missão de plantar as bases de uma sociedade que não precisará de hospícios e nem de cadeias, pois terá sido competente e amorosamente instruída e conduzida, por pedagogos e professores conscientes de seus importantes papéis. Vejam a importância de vocês para a humanidade!! Eis por que esse curso não pode ser feito por qualquer um!!

Despeço-me de vocês, parabenizando cada um, dizendo que terei saudades e pedindo-lhes cinco coisas:

a) que quando se dirigirem às sala de aula, vocês invoquem a Deus, pedindo-Lhe a ALEGRIA e o ENTUSIASMO, pois esses são os ingredientes que fazem brilhar os olhinhos das crianças e nelas desperta o desejo de aprender;

b) que vocês não se esqueçam de que os seus alunos prediletos devem os feios, os pobres e os “lentos”, porque os bonitos, os ricos e os inteligentes não são nada disso por causa de vocês;

c) que as bases dos conhecimentos pedagógicos, que seus professores lhe conferiram, sejam solidificadas e ampliados todos os dias, porque esse é o caminho do sucesso, do destaque e do reconhecimento, que vocês merecem, mas devem se empenhar para conquistar;

d) que vocês jamais se tornem Cremonildas, porque se compactuarem com os que ganham dinheiro esculhambando a educação, revelarão que não internalizaram o que lhes ensinamos sobre ética e decência, e, portanto são indignos dos títulos de EDUCADORES;

e) Por fim, que vocês, com CORAGEM, se orgulhem sempre de dizer que são pedagogos formados pela Faculdade Pitágoras de Linhares, porque junto com essa marca, vocês levam, para o resto de suas vidas, um pouco do amor que nós dedicamos a vocês!!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 16/02/2017
Código do texto: T5914726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.