Inteligência e sabedoria

Existe diferença entre ser inteligente e ser sábio.

A inteligência é atribuída a todo e qualquer ser humano em maior ou em menor escala; já a sabedoria, embora dependa muito da inteligência só é adquirida por poucos. Não que qualquer um não possa ser um sábio, mas para se tornar um sábio, além da inteligência, como já citei, também é preciso muita leitura, dedicação, estudo, aperfeiçoamento, paciência, autoconhecimento e intimidade com o seu criador, e isso raras são as pessoas que se dispuseram, se dispõem, ou se disporão a fazer; nem o passado, nem o futuro, e muito menos essas linhas que escrevo farão isso mudar . Ora, mas se é assim, então porque escrever esse ¨textão¨? Na verdade não sei, assim como sei que quase ninguém vai ler, mas também sei que nada nesse mundo ocorre por acaso.

A inteligência pode ser usada para o mal e a destruição, mas a sabedoria é atributo apenas de quem é do bem, porque se no final o mal sempre vence o bem, nenhum sábio se prestaria ao papel de desperdiçar a sua inteligência usando-a para qualquer coisa cuja derrota já é tida como certa pela lei da vida. Por mais que um ser humano seja inteligente, enquanto ele usar a sua inteligência e o seu conhecimento para o mal, ele jamais poderá ser um sábio.

O inteligente tenta de todas as formas atrair e convencer, enquanto o sábio na maioria das vezes prefere o silêncio, pois ele sabe que por mais que grite, ele não será ouvido.

A maioria das pessoas tendem a rejeitar os sábios por considerarem estes como pessoas que se consideram superiores as outras, quando na verdade são elas que deveriam evoluir e deixarem de lado o complexo de inferioridade. Se tivéssemos nós ao menos um pouco da sabedoria que Deus concedeu como um dom ao grande rei Salomão, certamente no mundo haveria mais amor e paz.

O que a bíblia diz sobre a sabedoria: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução (Provérbios 1:7)

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria

(Salmos 111:10)