DISCURSO DE COORDENADORA_PEDAGOGIA_INGRESSANTES 2013_02

Prezados colegas professores do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares, presentes a essa cerimônia;

Queridas colegas da Sicp, um Setor fundamental para corroborar a legalidade dos títulos que estão prestes a serem entregues aos nossos queridos formandos;

Srs. Pais, familiares e amigos;

Queridos Formandos.

BOA NOITE A TODOS!!

Eu teria boas desculpas para estar ausente a esta cerimônia: o fato de estar proibida de caminhar, e, consequentemente, de subir ao local onde estão minhas roupas, calçados, maquiagem... Na verdade, eu estou morando na sala da minha casa, pulando com um andador, locomovendo com dificuldades esse corpinho leve!!

Mas Deus me agraciou com um marido excelente, que tem sido meus braços, meu amigo, alguém que empreendeu todos os esforços para que eu estivesse aqui! Muito obrigada, Thor, por fazer tudo por mim e por apoiar a minha ideia de, pessoalmente, dirigir a todos as minhas últimas palavras como líder de um curso que vocês frequentaram durante quatro anos.

Inicialmente, eu quero me dirigir as pessoas que estão sentadas atrás de nossos alunos. Provavelmente são seus pais, mães, maridos, noivos, irmãos, familiares e amigos!! Para que vocês vejam o mesmo orgulho e alegria que eu vejo nos olhos deles, eu lhes peço que se levantem, olhem para trás e os aplaudam, como forma de agradecimento, pois estou certa de que depois de Deus, eles muito contribuíram para que vocês estivessem aqui.

Dirijo-me agora a vocês para evocar as memórias que selecionei entre aquelas de nossas convivências como Coordenadora e como professora de vocês, e também para fazer as últimas recomendações e para me despedir de vocês.

Vocês marcaram o nosso Curso como a turma que mais participou de cursos de teatro com Verônica Gomes, e, desde já, eu espero que o mundo do trabalho valorize esse diferencial em vocês. Essa turma teve líderes exemplares a quem os colegas deverão ser eternamente agradecidos.

Mas, talvez, essa seja a turma que mais tenha me arrumado cabelos brancos, já que diversas vezes eu tive de administrar conflitos, de apagar incêndios, de “arrancar as orelhas”, de comprar brigas em diversas esferas, de envidar diversos esforços para que a turma inteira estivesse aqui!! Não consegui!! Infelizmente, nem todos os alunos cumpriram os requisitos para merecerem estar sentados, onde vocês estão, agora. Mas isso também não é o fim do mundo, afinal, alguns de vocês ingressaram no Curso em turmas que já se formaram, não é verdade¿

Como professora eu aprendi a conhecer, direitinho, quem são os alunos brilhantes, que farão positivas diferenças nas vidas de seus futuros; mas, também, sei quem foram os “inocentes”, os “ordinários”, os que gostavam de estudar na Esfiharia, os que morriam de ódio de mim, quando eu informava que sentira as ausências às aulas...

Apesar disso, na primeira ou na segunda vez, vocês foram todos aprovados comigo, portanto, não podem alegar que nunca aprenderam os que significam três palavras importantes: ÉTICA, ALTERIDADE e EXEMPLO!!

Pela última vez, como professora, eu lhes recordo que ÉTICA é um conjunto de valores e princípios que visam ao bem-estar de coletividade, que agir eticamente é não fazer com os outros aquilo que vocês odiariam que fizessem com vocês.

Da mesma forma, recordo-lhes que a ALTERIDADE é um requisito da ética, pois ela nada mais é que a capacidade de se colocar no lugar do outro, na relação interpessoal, com consideração, identificação e capacidade de dialogar.

Por fim, recordem-se, também, das diversas vezes em que eu lhes disse que a educação não se efetiva apenas pelo que se diz, mas pelo que sai do coração, pelo EXEMPLO, pela coerência entre o que se prega e o que se vive!!

Pois bem, meus queridos alunos, essas três palavras me trouxeram até aqui, esta noite, acrescidas de uma outra imensamente importante: GRATIDÃO!!

Obrigada por terem feito parte da minha vida, pelo carinho que eu sempre mereci da maioria de vocês, e pelas muitas coisas que vocês me ensinaram, também.

Despeço-me de vocês,

pedindo que vocês jamais ajam como as “Cremonildas” que compram diplomas fajutos de pós-graduação;

desejando que o mercado de trabalho reconheça os seus talentos; e

reforçando as quatro palavras que foram o eixo dessa minha fala: ÉTICA, ALTERIDADE, EXEMPLO & GRATIDÃO!!

Que Deus os ajude a incorporar, definitivamente, essas palavras em suas vidas, pois elas lhes trarão o autoconhecimento, o auto respeito, o reconhecimento público e o sucesso que eu vou lhes desejar hoje...

e SEMPRE!!

COLAÇÃO DEGRAU_02 DE AGOSTO DE 2017_19HORAS

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 01/08/2017
Código do texto: T6071165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.