Ensaios

Sinopse
Três novas ideias justificam a composição desses ensaios: A constatação da unificação da ciência, fato em andamento derrubando as muralhas que separavam as várias áreas do conhecimento. No primeiro ensaio revelo que a física está transbordando para as diversas áreas, abarcando simultaneamente a biologia e as ciências humanas. As páginas posteriores constituem uma ilustração do fenômeno. No ensaio seguinte mostro que o poder, assim como outras grandezas sociológicas e políticas podem ser enfocadas pela óptica dos replicadores. Também o conceito de fenótipo estendido desenvolvido por R Dawkins, que exponho nessas páginas, se revela esclarecedor de inúmeras questões anteriormente irrespondíveis acerca desses mesmos temas. Em seguida retomo as principais questões tratadas por mim anteriormente, refiro-me a alguns pontos complementares relativos a replicadores, a especiação, às diferenças entre ciência, tecnologia e outros, e ainda considerações sobre fundamentos da teoria da relatividade. A composição desse terceiro grupo de ensaios apresenta-se relativamente desconexa. O ensaio final trata de mais uma questão surpreendente e desconcertante: a origem da reprodução sexuada. O tema, na verdade, não difere significativamente de outros possíveis. A resposta apresentada, no entanto, mostra-se desconcertante quase um contra-senso. Creio, aliás, que boa parte do interesse que esses textos reside em seu caráter contundente, no inusitado de suas propostas claras e racionais.
Autor:
Gustavo Gollo
Formato:
doc
Tamanho:
491 KB
Ano:
2011
Enviado por:
Gustavo Gollo
Enviado em:
04/05/2011
Reeditado em:
05/05/2011