Representações Sociais do Enfermeiro sobre Ciência: Uma análise epistemológica sobre a enfermagem

Sinopse
A enfermagem reivindica-se a ciência e a arte do cuidar e, portanto, se caracteriza como uma atividade que aproxima aspectos objetivos e subjetivos do ser humano. No meio científico, em especial as ciências naturais, a ciência sempre foi considerada uma atividade que exige o isolamento das variáveis, a redução do organismo e a submissão aos mais rigorosos testes. Ocorre que as áreas menos objetivas como as pertencentes ao domínio das humanidades, de modo geral, são subjugadas exatamente pela carência de mais objetividade. O que fica claro é o problema da demarcação que visa estabelecer os limites entre uma atividade verdadeiramente científica e as de outra natureza. O presente estudo, ao analisar as representações sociais do enfermeiro sobre a ciência, revela categorias de pensamento que podem ser responsáveis pelo atual estado em que se encontra a enfermagem no que diz respeito ao domínio científico. Foram identificados 12 domínios gerais que dizem respeito à compreensão de conceitos fundamentais e 36 categorias que expressam de maneira clara as representações sobre a relação enfermagem/ciência. Foi proposto o “princípio do cuidado eficiente” como eixo do fazer e do pensar do enfermeiro e apresentados elementos em favor do seu desenvolvimento, como a necessidade de mudanças curriculares que tornem o enfermeiro instrumentalizado para agir e investido de fundamentos da boa ciência para investigar na mesma medida.
Autor:
Alison Chaves
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2011
Enviado por:
Alison Chaves
Enviado em:
02/01/2012
Classificação:
seguro