Liricidad y toque de arte para la producción del conocimiento estético de enfermería – una reflexión

Sinopse
A inspiração para este estudo originou--se da ausência de referencial na temática e de perguntas inquietantes que ecoaram nos acordes do eu-lírico da autora: a poesia tem importância para a enfermagem referenciada como ciência e arte? Considerando o cuidado integral, há lugar para o conhecimento estético, a despeito de o mesmo ser tão pouco pesquisado? Objetivou-se refletir e analisar a importância do texto poético para produção do conhecimento estético de enfermagem, utilizando como instrumento de análise o poema Na argila poética, as minhas reflexões sobre a ciência dos cuidados, escrito pela autora-enfermeira, baseado na Teoria da Complexidade. O poema analisado aborda várias dimensões da complexidade humana necessárias para o cuidado de si, do outro e das populações que se revitalizam na inesgotável fonte estética e geradora da saúde. Elementos poéticos são fundamentais para reflexão, produção e divulgação do saber estético da enfermagem, sendo essenciais e indissociáveis em toda ação cuidativa. Palavras-chave: Enfermagem, Saber estético, Poesia, Cuidados, Teoria da Complexidade.
Autor:
Onã Silva A Poetisa do Cuidar e Elioenai Dornelles Alves; Maria Cristina Soares Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
513 KB
Ano:
2014
Enviado por:
Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Enviado em:
17/01/2015
Classificação:
seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.