O CURRÍCULO ESCOLAR E O USO DO VÍDEO EM SALA DE AULA

Sinopse
A presente pesquisa teve por objetivo analisar uma prática de ensino que se utiliza de vídeos como recurso didático inserido no currículo, independentemente do nível de escolarização. A metodologia utilizada foi à abordagem exploratória. O estudo ocorreu em duas etapas distintas: na primeira buscou-se conhecer a opinião dos professores; na segunda etapa os alunos foram submetidos a um questionário. A análise dos dados e depoimentos dos entrevistados mostra que a utilização de vídeos é importante e possibilita um melhor aprendizado. De igual modo, contribuiu para o aprendizado dos alunos em várias questões. O estudo destacou a aplicabilidade do vídeo e, especificamente de vídeos online – como instrumento muito útil no processo de motivação e facilitação da aprendizagem. As discussões sobre as formas de percepção da realidade social, objetivação e apropriação das tecnologias no espaço escolar, enquanto resultantes de um processo cultural, fizeram das teorizações de Peter Berger, Durkheim e Pierre Lévy, referenciais analíticos fundamentais para o desenrolar desse estudo. Trata-se da análise das condicionantes tecnológicas de apropriação das TIC no processo ensino-aprendizagem e virtualização.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
3 MB
Ano:
2007
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
30/10/2017
Reeditado em:
30/10/2017
Classificação:
seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.