ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - 4ª. DICA - CUIDADOS ESPECÍFICOS ... 5ª.DICA – A ESTRUTURA DO CONTO

ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - HOJE:

4ª. DICA - CUIDADOS E TÉCNICAS ESPECÍFICOS

5ª.DICA – A ESTRUTURA BÁSICA DE UM CONTO

4ª.DICA – CUIDADOS E TÉCNICAS ESPECÍFICAS

Já disse isso na 1ª.Dica e vou repetir: O desconhecimento ou, ainda, a suposição do conhecimento, fará com que o autor ignore possibilidades valiosas ou, contrariamente, utilize ferramentas inadequadas à formatação de um bom conto.

Sendo assim, cuidados e técnicas específicos para contos:

USE TEXTOS-BASE: Os textos-base são suas anotações. Algo que viu ou que ouviu. Uma inspiração de momento, uma idéia. Escreva até que esgote totalmente o conteúdo de sua mente, até não conseguir mais escrever. Guarde, Isso será um conto em breve!

SEJA BREVE: Se a informação não é preponderante dentro de uma das quatro etapas do conto, elimine. Não seja, chato, cansativo ou repetitivo!

ESTRUTURA: Evite a construção de frases longas demais. Evite parágrafos intermináveis e não crie capítulos sem utilidade prática. Não encha lingüiça.

EFEITO: Tenha em mente em que estilo vai escrever e que efeito pretende causar.

* Quando se tratar de um texto-base, essa definição pode ficar para quando da reestruturação do conto.

CUIDE DO RITMO: Não deixe a narrativa perder a intensidade. Dê novas informações, percepções. Deixe “coisas” no ar, instigue a curiosidade.

VOCABULÁRIO1: Procure o equilíbrio. Um bom vocabulário qualifica o seu texto. Entretanto, cuidado para não eletizar o seu público. Quem gosta de ler aquilo que não entende?

VOCABULÁRIO2: Não repita palavras em curto espaço de texto. Use sinônimos ou elimine elementos supérfluos. Fique atento a isso!

DESCRIÇÕES: As descrições são ferramentas importantes para o envolvimento no conto. Porém são breves e intensas. Evite exageros como: A areia fofa, fria e granular era sobreposta pela agua gélida, densa e espumante. Ninguém agüenta!

EXPERIMENTE: O conto é um laboratório de imagens, sentimentos e emoções. Tente construções diferentes. Inverta orações, reduza artigos... experimente!

CONTEÚDO: Além do ambiente onde a trama se desenrola, é interessante dar ao leitor um pouco do perfil físico e psicológico da personagem. Sempre no ritmo da narrativa, nada de interrupções bruscas para descrições ou explicações.

SIGNIFICAÇÃO: Todo o conto tem uma significação. Mesmo que polêmica. O texto deve ser conduzido tendo em vista o EFEITO e a SIGNIFICAÇÃO.

5ª.DICA – A ESTRUTURA BÁSICA DE UM CONTO

O conto já foi dividido e dissecado de várias formas. Portanto, não me sinto desconfortável em recortá-lo ao meu olhar particular. Principalmente, porque minha intenção ao fazê-lo não é crítica, nem intelectual, é didática. Mais rara, portanto.

1. AMBIENTAÇÃO

A ambientação é a alma do conto. Observe que a cronologia é interessante em romances e novelas. Entretanto, é de pequena importância no conto. Como o conto narra (geralmente) algo que já está em andamento quando o leitor iniciou a leitura, o contista deve, rapidamente, envolvê-lo no clima de sua narrativa.

Deve transmitir informações que se transformem em percepções, imagens, emoções.

Essa ambientação, embora fundamental, não pode ser cansativa, com excesso de floreios, com adjetivos repetitivos. Nunca mais que o suficiente.

Outro ponto muito interessante é que, durante a ambientação algo ocorreu, está ocorrendo ou ocorrerá. Ou seja, preferencialmente, na ocorrência de algo (ou de alguém), baseia a argumentação da ambientação. Vamos à prática:

“O feixe de luz cortou o céu cinzento, atravessou a densa mata, transpassando a névoa e ferindo a terra úmida. Os pés fraquejaram no lodo e na própria ansiedade (...)”

“O sol nascera dobrado naquele dia. Dourava corpos desnudos, despojados, soltos na areia. A brisa fresca, como que trazida pelo movimento das ondas, era alento ao suor estanque em sua testa. Seguia sobre a linha de espuma desenhada à beira mar e, vez ou outra, deixava-se tocar pela água morna (...)”

2. APRESENTAÇÃO DOS FATOS

É a hora de dizer e não contar. É uma etapa em que, normalmente, se gasta mais tempo. Apresentam-se os fatos, o contexto. Explica-se a trama mas, apesar disso, o conto ainda não está lá. O leitor, agora já interessado, pensa “bem, vamos ver onde isso vai dar...”. Exemplificando:

“O episódio de hoje à tarde o atormentava. Aquele estúpido erro provocou muito mais que um mal-estar. Provocou à sua vida inteira. O arquivo anexo à mensagem eletrônica, não continha somente os detalhes corriqueiros de local, data, horário e contexto. Miseravelmente lhe foi enviado um dossiê com nomes, contatos, profissão, família... tudo. Ele pensou em fechar o arquivo, mas já era tarde demais. Sua mente lia e absorvia impressionantemente rápido qualquer tipo de informação. Fosse uma página da lista de endereços, um mapa ou prospecto técnico. Só não podia ser um dossiê, contendo os dados da pessoa que ele iria matar”

3. CONDUÇÃO

A condução é sintetizada em uma frase de Alfredo Bosi: “O contista é o terrorista que se finge de diplomata”. Agora é a hora de induzir. Preparar o leitor para o ápice do conto: O FINAL! Por exemplo:

“(...)Sentiu o coração e a mente acelerar em suas têmporas, passou a mão no rosto, como a tentar desembaralhar a visão. Tenso, olhou à sua volta mas encontrou apenas seu reflexo na porta do armário. Deu dois toques com o polegar e viu na caixa de saída uma resposta - enviada no minuto seguinte. A respiração lhe faltava. Não abriu (...)”

4. SIGNIFICAÇÃO

Bem, agora é a hora prezado autor. Tudo o que foi feito, foi em prol desse momento. É comédia? Faça o leitor rir! É drama? Emocione a todos nós! É psicológico? Vamos refletir. Não é nada disso? Deixe-nos com cara de tolo...

Na prática:

“(...)O astro, deslumbrante, deitou-se sobre as águas do lago e seu reflexo ondulou até a margem. O mago então, mergulhou e tendo estrelas testemunhas, amou a lua ”.

Bem, ao fim da 5ª. DICA é hora de escrever. Mãos à obra!

ESCREVENDO CONTOS EM 10 DICAS

“O intuito desse trabalho não é ensinar alguém a ser escritor. Nem reciclar escritores constituídos. Mas levar singela contribuição àquele que inicia seus primeiros passos no intrigante gênero da narrativa curta e intensa.”

Aguardo sua visita na "Gaveta" de Contos!