Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NATUREZA

Ocorreu-me opinar sobre esse assunto, depois que li a oportuna transcrição do texto "PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE", na página do nosso amigo poeta Cacaubahia, e por ser adepto da opinião de que a concepção da humanidade em relação a terra tem que mudar.

Encontrei em minhas antigas anotações de meados da década de 80, que americanos e soviéticos, adversários da Guerra Fria, uniram-se, no enregelado Ártico, para salvar três baleias encalhadas, enquanto, por todo o mundo, se acompanhou o drama dos simpáticos mamíferos, durante quinze dias. Considero esse um evento muito importante porque foi um dos que despertaram a humanidade para que olhe, com mais atenção, a questão do meio ambiente. 

Essa consciência ecológica nos fez dar adeus a Moby Dick, monstro selvagem que arrastou o capitão Acab para o fundo dos mares silenciosos, e dar boas-vindas aos capitães de indústrias, tubarões das finanças e cinzentos políticos profissionais, que resolveram condicionar a liberação de empréstimos a compromissos como, por exemplo, a preservação da Floresta Amazônica e outros importantes ecossistemas. Ainda bem, que há boas notícias como essa....

Aumenta cada vez mais a consciência de que o homem precisa cuidar melhor do planeta em que vive. A humanidade e todos os outros seres vivos, são partes da natureza, são seus filhos queridos. Terra, ar, água e seres vivos, coexistem numa relação de complexa dependência, formando este espetáculo único e maravilhoso, que é a vida. Por isso, nenhum país, nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma: o brasileiro precisa que o australiano cuide bem do plâncton do Oceano Pacífico para que o clima na Amazônica não seja alterado; os habitantes do hemisfério Norte precisam que o brasileiro não desmate a floresta amazônica, para que o clima em seus países não sofra modificações, enfim, não existem fronteiras, todos são responsáveis pela qualidade de vida geral do planeta.

A ecologia, a preocupação com a preservação da natureza, significa o apego humano não só ao seu ambiente, mas a sí mesmo. A terra começou a existir sem o homem e poderá, também, terminar sem ele, se a humanidade colonizar outros planetas antes da Terra exaurir-se naturalmente. Mas poderá, também, terminar junto com o homem, se ele não se entender e arrasar a si mesmo e ao planeta.

Sem esquecer que toda a humanidade é parte da natureza e que todo indivíduo necessita de desfrutá-la para sobreviver, caberá ao homem, consciente de que ele é o único ser vivo capaz de alterar o equilíbrio natural do planeta, descobrir e praticar a forma mais racional de consumir os recursos naturais, sem o perigo de esgotá-los.

Gente, vamos dar atenção a preservação da natureza.

Alguns livros sobre ecologia:

Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres
LEONARDO BOFF - Sextante


Princípios de Ecologia
ROGER DAJOZ - Artmed

Pensamentos sobre a Natureza
CORNELIO RAMALHO CAMPELO - Vozes

Ecologia: Alternativa para o Futuro
WALTER SCHWARZ & DOROTHY SCHWARZ - Paz e Terra

Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano
AL GORE - Augustus

Diálogo Sobre Ecologia, Ciência e Política
CESAR BENJAMIN - Nova Fronteira
Jotabe
Enviado por Jotabe em 16/05/2006
Código do texto: T156876

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Jotabe - http://www.recantodasletras.com.br/autores/jotabe - Não é permitido modificar este trabalho). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jotabe
Brasília - Distrito Federal - Brasil
682 textos (142787 leituras)
5 áudios (7425 audições)
23 e-livros (40689 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 14:58)
Jotabe