Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre a Literatura

Como qualquer outra, a atividade literária medra no meio de igrejinhas, de bandos de indivíduos que se associam e formam imensos recifes no mar da cultura e do labor humano. Pessoas que se especializam em lidar com idéias e conceitos, que dão um formato consistente ao mundo com palavras. Seu material é a ilusão pura, o produto que vendem é o alimento espiritual, concorrendo no vasto campo da ideologia, da religiosidade, do sentimento, da arte de fazer, e dando vazão a uma imensa gama de sentimentos das pessoas.

Um indivíduo isolado tem pouca chance nesse mundo, como em qualquer outro, ainda que a atividade literária exija isolamento e quietude.

Os grandes e verdadeiros artistas prezam o isolamento e se escondem por detrás das palavras, mas o público os admira, os quer ver, os quer escutar, ávidos por aprender um pouco da sua pretensa sabedoria. “Ah, como Victor Hugo é amado em França. Podemos ser umas bestas, mas ele é grande!”.

Ter a capacidade de ver, e fazer todos verem, o que não existe, o que não está explicito e organizado, é a grande arte. Mostrar que é possível dar a volta ao mundo em oitenta dias, ou realizar epifanias no papel, ou reviver heróis do povo, explicar com detalhes como crimes acontecem, ou fazer o amor florescer; ou o ódio, ou o que quer que seja na esfera dos sentimentos; ou pura e simplesmente descrever, narrar, criar mundos imaginários com palavras.

Palavras são como sinais de trânsito e delimitam um campo onde se pode estar com a imaginação.
Quando o campo extrapola o poder das palavras, elas falham, e, aqui, precisamente, reside um dos maiores interesses da literatura, dizer sem palavras, dizer com silêncios, dizer mesmo o indizível. O campo de silêncios é bem mais amplo do que o campo de ruídos das palavras humanas. E é a ele que toda a grande literatura aspira.


Jacques Levin
Enviado por Jacques Levin em 30/09/2006
Reeditado em 25/07/2008
Código do texto: T252776

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o link do autor e o link da obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jacques Levin
Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil
1171 textos (104447 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 10:03)
Jacques Levin