Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ALEGRIA DE SE APRENDER MÚSICA



   
          A música é ponte que liga um indivíduo a outro, atando laços de profundo afeto onde a interação se afirma.   Basta uma boa intuição, uma nobre sensibilidade accessível a tudo que é belo e bom, tudo que é elevado e puro, um tanto de interesse e perseverança, e aí já está a bela oportunidade para nos interessarmos pelo estudo da música.

          Minha preferência foi sempre  dedicar-me ao ensino de crianças.
          Mentes livres ainda de qualquer indução ou vício, são elas dispostas e entusiasmadas desde o início, com aulas práticas aliadas a um método lúdico e intuitivo recheado de histórias. Admiro-me da facilidade com que aprendem, praticam e retêem tudo o que lhes é ensinado.

          Quando me procuram, mostro-lhes o piano fechado, depois aberto, a máquina provida de martelinhos, e a pergunta:

          -Você gosta de piano? Foi você ou a mamãe quem decidiu que você devesse aprender a tocar piano?

           O ensino da arte não deve ser imposto, e tenho obtido excelentes    resultados com as crianças, que adoram as aulas e participam das nossas audições para os familiares, no final do ano. A maior experiência foi uma menina que, aos 3 anos, participou tocando com certa dificuldade de acesso ao piano, é claro, mas com muita graça, uma pequena peça  Ficou assustada com tantas palmas, sem entender bem o que acontecia... Outro garotinho, no entanto, preferiu regar os vasos de plantas da varanda do que tocar. Foi ovacionado do mesmo jeito...

            Todas as crianças solfejam e executam músicas dos grandes mestres, (bem facilitadas) despertando assim  o bom gosto e a admiração pelos compositores de grande categoria.
     
          A faixa etária não importa tanto, assertiva confirmada por minha experiência,    dado  o êxito conquistado nos diversos níveis de aprendizado, quer de jovens quanto  aposentados cheios de entusiasmo. (sem pretensão a se tornarem “virtuoses”,) mas realizando velhos sonhos...

          A música desperta bons sentimentos, ilumina a alma trazendo paz aos corações, à vida, à humanidade, ao mundo...  A vida foi feita para ser vivida em harmonia e onde se faz musica, não há separação, estando todos unidos pelo mesmo gosto e sensibilidade.

          Há uma grande satisfação em aprender, executar e conquistar novos triunfos e sempre é tempo de se começar. Como dizia o famoso pianista Rubinstein aos 90 anos de idade:
   
          “Se a gente gosta da vida,
                       a vida gosta da gente”...





                                                                                                                   
Linandre
Enviado por Linandre em 07/10/2006
Código do texto: T259028
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Linandre
Itabira - Minas Gerais - Brasil
244 textos (18337 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 00:22)
Linandre