Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
SER LIVRE

A falta de comunicação entre os adultos e os jovens e principalmente entre os próprios adultos são a principal razão para tantos desequilíbrios nas relações humanas no planeta .

As gerações mais velhas são as mais responsáveis pelos problemas graves que a sociedade humana criou pois são elas que decidem , ordenam , impõem e forçam os mais novos a seguirem-lhes o exemplo .

Compete aos mais novos questionarem os desequilíbrios ecológicos e sociais gerados pelos mais velhos ajudando a criar relações humanas mais equilibradas .

Os mais velhos nas sociedades urbanas dos primeiros-mundos , nos segundos e terceiros-mundos tanto no Ocidente como no Oriente e em África vivem atormentados pelo medo : - medo da morte , medo de perder o emprego , medo da opinião pública , medo da tradição ou seja vivem permanentemente sob o domínio do temor e quase tudo os assusta , razões estas por que os seus Deuses encontram-se quase todos no campo do medo , do castigo .

O raciocínio dedutivo lógico e simples é a base fundamental para o desenvolvimento de uma inteligência integral e não pode existir quando o medo subjuga .

Através da propaganda , da lavagem cerebral , das influências , da ameaça , etc. , imprime-se na delicada estrutura cerebral dos jovens o medo e desse modo o cérebro não é capaz de manter sua originalidade e de pensar de maneira simples e objectiva .

A máquina , o computador adquire conhecimentos quando é alimentado com informações indutivamente , guarda-as na memória e depois responde adquirindo mais informação guardando-a e assim funciona em sua lógica mecanicista , sem medos .

Os soldados no mundo inteiro , que são seres humanos e também vieram a este mundo para brilharem , são treinados diariamente , recebem ordens sobre o que fazer , para marcharem bem alinhados , obedecerem mecanicamente sem pensar mas o que isso produz no ser humano ?

Olhando alguns grupos ditos religiosos , por exemplo no Afeganistão , onde as crianças passam dias , meses , anos , repetindo em voz alta durante várias horas ao dia , todos os dias , os dizeres escritos nos livros ditos sagrados , o que acontece na estrutura mental desse ser ?

Como funciona a estrutura mental das pessoas pertencentes a grupos radicais ?

Quando alguém vive em função do que lhe dizem para fazer , para pensar , a quem obedecer , a quem seguir , o que acontece ?

A mente torna-se apática , perde a iniciativa , perde a vivacidade pois a imposição exterior da disciplina mecanizada embrutece a mente .

Quando a própria pessoa se disciplina através da reflexão , da observação , do escutar , do questionamento céptico mas cuidadoso e profundo , desse zelo nasce a ordem mental interior consciente .

Quando se grita ou se tagarela o tempo inteiro , quando o ser humano não pára de se agitar física e mentalmente , ele não consegue ouvir pois escutar exige um estado de quietude , um estado de atenção .

Escutar é um estado de observação tranqüilo e neutro olhando não só o bonito como o feio , escutando o silêncio e o barulho , pois ambos são partes numa realidade global , representam a dualidade de ser , e só apreendendo o todo é possível compreender a parte .

Não há liberdade integral , liberdade sem violência , sem abusos , sem desordem se não houver ordem interior na mente .

Se alguém disser : vou fazer o que quiser , assumir um compromisso e não o respeitar , andar de carro pelas ruas desobedecendo aos sinais , agredir os outros , etc. , com certeza estará gerando desordem e isso não é liberdade .

É preciso considerar os outros , respeitá-los , respeitar os horários dos compromissos senão os outros terão de esperar , ter apreço pelos outros , ser polido , ser atencioso e dessa consideração , dessa solicitude , tanto exterior com interior , nasce a ordem e a liberdade.

Enquanto a maioria humana não tiver essa liberdade interior existirão os líderes brutos com suas autoridades impostas pelo medo .

Os administradores públicos são necessários no ordenamento territorial , social e econômico dos grupos humanos em todas as sociedades .

Estes cargos públicos não os fazem maiores nem menores perante os outros seres e devem assumir suas funções não com o objetivo de ganharem muitas medalhas ou serem idolatrados ou terem muito poder efêmero e volátil .

Os administradores públicos devem assumir suas funções com o espírito de colaboração e com o respeito nascendo da liberdade e não do medo.

Em certas sociedades tradicionais que viviam ou ainda vivem em equilíbrio com o meio ambiente social e ecológico o respeito pelos mais velhos nasce da liberdade e não da força bruta mental ou física .

Mente tranquila não é mente condicionada , não é mente disciplinada através da autoridade exterior ou exercitada em estar tranquila pois a quietude só nasce quando a mente compreende seus próprios movimentos que são os movimentos do "eu" .

O "eu" pertence ao individuo e só ele pode conhecer seus movimentos mentais , só ele pode transformar o seu "eu" deduzindo seus próprios valores de juízo e construindo sua liberdade interior .

Ser livre mentalmente exige muito mais raciocínio lógico simples e objetivo do que todas as matemáticas e ciências do mundo humano e já o filósofo Sócrates o dizia à dois mil anos atrás - "" conhece-te a ti mesmo "" .

Compreender o ódio , o ciúme , a brutalidade , a crueldade , a ganância , o egoísmo , a necessidade de poder exterior , a beleza , o equilíbrio , alegria , a harmonia , o respeito , a colaboração , a união , etc . , é uma das realizações mais difíceis e arrojadas que desafiam os seres humanos .

Não é necessário ter ido a escola ou ter gravado muitos livros na memória ou ser erudito para se construir uma vida sapiente , livre , através de um espírito de bondade .

Nelson Mandela é um exemplo extremo dessa bondade e é um espírito profundamente livre , ordeiro e sápiente apesar de toda a força bruta que o tentou manietar física e mentalmente.

Ele e outros humanos ao nosso redor , tanto aqui no Sul como no Norte são exemplos de seres que através do pensamento dedutivo reconstruíram sua personalidade psíquica transformando-se em seres livres e íntegros e colaborando na construção de um caminho mais pacifico e inteligente não só em seus países como no mundo em geral .

À medida em que os indivíduos forem sendo livres , as guerras e as organizações de poder bruto deixarão de existir pois simplesmente implodirão surgindo organizações cujo fundamento é o espírito de colaboração e isso já acontece através de alguns dos grupos denominados "ONG's" .

Este processo de transformações sociais em direção à liberdade interior é lento no conjunto humano pois exige muita energia mental .

O simples desejo do querer não cria a liberdade e esta não é fazer tudo o que se quer pois o ser humano não pode viver isoladamente .

Disciplina interior não significa conformidade , imitação , submissão mas sim descobrir em si o que é ser ordeiro , pontual , generoso , intimorato , equilibrado , atento e este é o caminho para a liberdade , onde cada um é mestre de si mesmo , onde cada um busca sua própria luz , onde o mais importante é gostar de aprender dia a dia sabendo que nisso levará a vida inteira , num aprender permanentemente impermanente .
Valdemar Ferreira Ribeiro
Enviado por Valdemar Ferreira Ribeiro em 01/07/2005
Reeditado em 03/08/2010
Código do texto: T29817
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Valdemar Ferreira Ribeiro
Angola
127 textos (38323 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 09:56)
Valdemar Ferreira Ribeiro