Reserva Extrativista Lago do Cedro

A Reserva Extrativista Lago do Cedro é uma Unidade de Conservação Federal que foi criada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto Presidencial s/nº, de 11 de setembro de 2006, no município de Aruanã, Estado de Goiás.

A RESEX Lago do Cedro possui uma área de 17.337,616 hectares ao longo de 30 km da margem direita do rio Araguaia, na divisa entre os estados de Goiás e Mato Grosso. Ela engloba uma porção do rio Araguaia, onde existem diversos lagos marginais, áreas de várzea, matas ripárias e campos naturais. Seus principais recursos são o pescado, as frutas nativas do Cerrado e o grande potencial para o ecoturismo.

Atualmente, vivem na RESEX Lago do Cedro cerca de 20 famílias tradicionais, cuja subsistência baseia-se principalmente na pesca, na agricultura de subsistência, na criação de animais de pequeno porte (galinha, porcos etc.) e em atividades de ecoturismo como guias de pesca esportiva.

O processo de criação da RESEX Lago do Cedro se deu por meio de um longo período de lutas e debates, unindo pescadores, vazanteiros e extrativistas da região do Araguaia que se inspiraram nos movimentos de seringueiros e pescadores artesanais da Amazônia.

A “Rede de Comercialização Solidária de Agricultores, Familiares e Extrativistas do Cerrado” e o “Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC)” foram duas das diversas instituições atuantes nesse processo de reivindicação pela efetivação de políticas públicas para garantir o direito a terra para essas comunidades tradicionais do Cerrado brasileiro.

Após muitos anos de lutas, a criação da RESEX Lago do Cedro aconteceu em uma data especial em clima de grande comemoração para essas populações tradicionais, pois ocorreu justamente no dia 11 de setembro, que é o “Dia do Cerrado”.

Desde 2007, a RESEX Lago do Cedro é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que assumiu parte das atribuições e servidores do IBAMA.

O Biólogo Leonardo Teófilo da Silva Cândido, desde julho de 2008, é o chefe da RESEX Lago do Cedro.

Atualmente, ele é responsável pela coordenação do “Projeto de Educação Ambiental no ordenamento do turismo na área de

influência da RESEX Lago do Cedro”, que está sendo executado em parceria com a equipe técnica do Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), que tem como público alvo as populações ribeirinhas do Araguaia, além dos índios Karajá que vivem na Terra Indígena Aruanã situada no entorno da RESEX.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Setembro de 2011.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 03/09/2011
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T3197752
Classificação de conteúdo: seguro