Traca-traca: brinquedo ecológico das 1000 formas

O traca-traca é um brinquedo popular muito conhecido em várias partes do Brasil e do mundo. Ele é feito de seis pequenas placas de madeira, presas umas as outras por fitas de cores diferentes e colocadas de tal jeito que permitem o movimento alternado das placas formando várias figuras, todas as letras do alfabeto e todos os números.

A origem do nome traca-traca se deve ao movimento curioso que o brinquedo faz. A medida que as madeirinhas se movimentam de forma repetida uma nas outras elas produzem um som de batidas que lembra uma catraca em funcionamento.

O traca-traca é um brinquedo tradicional bem simples, mas que possui uma versatilidade incrível. Quem o vê a primeira vista nem tem idéia de todo o potencial que ele tem. As crianças e os adultos ficam olhando e tentando descobrir o segredo desse brinquedo. Todo mundo fica encantado querendo entender a mágica que faz o traca-traca funcionar. Alguns pensam que é um imã o responsável, outros acreditam que é uma engenhoca elaborada que faz os movimentos, mas todos ficam extremamente surpresos quando descobrem a simplicidade de sua dinâmica.

O traca-traca é um brinquedo bastante interessante, bem diferente dos demais, pois a criança pode passar horas meditando tentando descobrir novas possibilidades, tentando formar objetos e personagens dos mais diversos tipos. Esse brinquedo não exige o uso de pilhas, não tem componentes elétricos, nem produz resíduos, o que o torna bem seguro e recomendável para todas as idades.

Em algumas partes do Brasil o traca-traca é conhecido como “Escada de Jacó”, como uma referência a uma passagem da Bíblia Sagrada que relata uma escada praticamente sem fim ligando a Terra ao Céu por onde subiam anjos (ver Gênesis 28: 12). O movimento de subida e descida das placas de madeira do traca-traca parece não ter fim, como a “Escada de Jacó” na narrativa bíblica.

Brincar é uma atividade natural para todas as crianças. O uso de jogos e brinquedos tradicionais, como o traca-traca, serve para despertar a curiosidade dos pequeninos, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento psicomotor. O traca-traca é um ótimo estímulo ao ensino da Matemática, como por exemplo, no estudo das formas geométricas e no aprendizado da tabuada. Além isso, o traca-traca serve para contar estórias e inventar os mais diversos bichos, objetos e paisagens. Com ele é possível contar praticamente todas as estórias típicas do folclore brasileiro assim como também inúmeras narrativas bíblicas. Diferentemente do que ocorre com o teatro de bonecos ou fantoches que exige o uso de vários itens para se contar apenas uma estória, com um único traca-traca é possível apresentar várias estórias com a formação de diferentes personagens por meio das diversas articulações que o brinquedo faz.

O traca-traca pode ser usado por professores e alunos em escolas, creches, igrejas, pastoral da criança, nos trabalhos de pedagogia hospitalar, e em muitos outros lugares. A criança pode brincar sozinha ou em conjunto, além de poder ensaiar uma estória e depois apresentar para um público de uma igreja, teatro ou escola.

Outra vantagem é que o traca-traca é um brinquedo ecológico, pois ele pode ser produzido de forma sustentável sem a necessidade de derrubar mais árvores, por que ele pode ser feito com aproveitamento de sobras de madeira.

É por causa de toda essa versatilidade que une o ecológico com as enormes possibilidades de aprendizado que tornam o traca-traca um brinquedo atual e moderno. É por tudo isso que ele faz tanto sucesso.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 448, p. 15, de 27/01/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 01/01/2012
Reeditado em 05/02/2012
Código do texto: T3417054
Classificação de conteúdo: seguro