Medicina Tradicional e a Bíblia

A Bíblia é o livro sagrado mais lido em todo o mundo, e nela podem ser encontradas centenas de referências para os mais diversos assuntos, incluindo, por exemplo, temas como meio ambiente, saúde e conhecimentos tradicionais.

No começo da Bíblia, no livro de Gênesis, é possível ver que Deus colocou as plantas nas nossas vidas como um presente. Ele criou todas as plantas que carregam sementes e árvores que produzem frutos para que as usássemos como alimento. E, assim, em todos os lugares, úmidos ou secos, na terra ou no mar, crescem plantas úteis ao homem (Isaías 41:19).

Em outras passagens é possível ver que o uso das plantas não se limita ao alimento que comemos, pois Deus também nos entregou as plantas e ervas para a cura de males, tanto físicos (2 Reis 20:7; Salmos 51:7), como emocionais (Gênesis 43:11; Salmos 45:8; Cantares 2:5).

Há também um texto curioso que trata de um milagre realizado por Moisés com o uso de uma planta, que serviu para purificar uma porção de água que estava imprópria para consumo (Êxodo 15:22-27).

Na parte final da Bíblia, no livro profético de Apocalipse, lemos que Deus ofereceu as folhas da Árvore da Vida para a cura das nações (Apocalipse 22:1-2).

Vale lembrar que os benefícios proporcionados pelas plantas no tratamento de doenças estava presente no cotidiano dos povos que viviam no antigo Israel bíblico, mas além deles por todo globo diversas comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco, caiçaras etc.), ainda hoje, usam partes de plantas, animais e diversos minerais no preparo de medicamentos (chás, xaropes, poções, raizadas etc.) para tratamento de males diversos.

Muitas lideranças religiosas consideram a prática da medicina popular como um aspecto importante do saber tradicional que deve ser valorizado. No entanto, é salutar destacar que segundo a visão cristã o uso de medicamentos tradicionais, ou qualquer outra prática, deve acontecer com base no estudo e na observação cuidadosa para que assim o cristão esteja escolhendo o melhor tratamento à luz das Escrituras Sagradas.

O uso de plantas com embasamento em argumentos e conceitos científicos é bem comum na área médica. Nos meios acadêmicos quase não há espaço para tratar o processo saúde-doença com enfoque espiritual ou religioso. Contudo, não podemos nos esquecer que o ser humano é bem mais do que razão e ciência, o que nos possibilita reconhecer também que a cura e o uso dos medicamentos tradicionais são dádivas de Deus.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 455, p. 15, de 16/03/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/03/2012
Reeditado em 23/10/2016
Código do texto: T3540636
Classificação de conteúdo: seguro