Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
A DIFERENÇA ENTRE SER E ESTAR

"" TO BE OR NOT TO BE ""

Quem é " está" mas nem sempre quem está "é" .

Quer isto dizer , aquele que apenas "está" vive de aparências , de ilusões , vive induzidamente .

Aquele que "é" vive consciente de si , dedutivamente , constrói seus pensamentos através da reflexão , procura viver em equilÍbrio consigo mesmo sabendo que só assim consegue estar em equilÍbrio com o meio à sua volta e aquele que "é" busca ser verdadeiro primeiro consigo e então com os outros sabendo que só assim é possível haver ordem no viver interior psicológico , com os outros humanos e com a vida em geral .

Há dois tipos de ordem : a exterior e a interior ao individuo .

Existindo ordem interior mental , por consequência existe ordem exterior mas existindo ordem exterior não necessariamente existe ordem interior .

Basta olhar as sociedades humanas aonde se alternam as lideranças e constatar os comportamentos dos indivíduos e da coletividade variando conforme a batuta das lideranças tal como em circulo vicioso .

Se as lideranças são brutas muitos dos indivíduos que representam os coletivos da sociedade humana também são brutos .

Se as lideranças são mais pacíficas a maioria dos indivíduos também são mais pacíficos .

Se os líderes vão mais para a esquerda ou direita os indivíduos que os seguem também vão , etc . .

Quer isto dizer que a maioria dos indivíduos preferem seguir sem fazer muito esforço mental , sem refletir muito pois " pensar exige esforço" .

Mas esta atitude de seguir sem reflexão além de não ser uma atitude de inteligência profunda também não denota ordem interior .

A ordem interior é aquela em que o individuo vai construindo sua liberdade mental através do "penso e posso pensar" , deduzindo seus próprios valores de juízo morais , políticos , sociais , gerando um equilíbrio mental dentro de si , na sua relação consigo próprio , produzindo uma ordem exterior nas relações com outros seres humanos e com o meio ambiente em geral .

Aquele individuo que não constrói em si uma ordem interior mental pode aparentar até uma ordem exterior nas relações com o seu meio ambiente mas esta ordem é apenas induzida pois os valores são-lhe impostos pelo meio social humano através da autoridade do castigo , da ameaça , do medo , subtil ou grosseiramente , é uma ordem imposta através da coerção .

Se a autoridade exterior lhe faltar , autoridade social , política ou religiosa , este individuo perde a orientação e gera caos .

Existem as leis penais e outras .

Há quem obedeça a estas leis senão será punido e há os que não obedecendo são castigados .

Porém existem aqueles indivíduos que cumprem com as leis sociais não pela ameaça de castigo das leis , das autoridades políticas , militares . ou religiosas mas sim por compreenderem as mesmas através de uma auto-reflexão sabendo que assim geram ordem e equilíbrio no viver , dentro e fora de si .

Estes indivíduos ao desenvolverem uma consciência profunda sobre os valores das relações com o meio ambiente humano ou outros constroem seu caminhar buscando um equilíbrio interior , refletindo para o exterior e gerando ordem na construção de um coletivo social mais sábio .

Quem "é" ,    é consciente de si   mas quem apenas  "está"    não é .

A maioria dos seres humanos vive acomodado às suas rotinas diárias e não querem desenvolver uma consciência maior sobre si mesmos e sobre os valores mais equilibrados do viver optando por um viver medíocre em troca de um " fazer pouco esforço mental e físico" .

A opção entre o "ser" e "estar" está em cada um e só cada um pode optar por onde quer caminhar e se quer construir uma ordem interior ou exterior e para isso precisa de muita energia mental através do querer interior e não do querer exterior a si .
Valdemar Ferreira Ribeiro
Enviado por Valdemar Ferreira Ribeiro em 18/07/2005
Reeditado em 15/08/2010
Código do texto: T35442
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Valdemar Ferreira Ribeiro
Angola
127 textos (38327 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 07:01)
Valdemar Ferreira Ribeiro