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UMA CULTURA UNIVERSAL

O ser humano e todos os seres vivos aqui na terra são uma constituição física e psíquica de matéria cósmica qualquer que seja a fronteira geográfica aonde tenha encarnado .

Os conceitos dogmáticos fechados e contrários à lógica universal que pretendem definir o comportamento humano baseando-se exclusivamente numa cultura regional isolando-o da sociedade global , causam desequilíbrios às mentes que assim pensam ou agem .

A maravilhosa capacidade mental humana brota mais profundamente através do contacto com as diferentes culturas humanas ou outras esculpindo-se culturas mais universalistas e tornando a vida mais interessante .

Quanto mais profundo e diverso o pensar humano maior a possibilidade de uma postura consciente perante a realidade oferecida pela vida no seu dia a dia .

Quando o individuo é conhecedor de diferentes culturas mais apto está para penetrar equilibradamente em qualquer espaço/tempo cultural .

O contrário é negar a evolução pois ninguém deve navegar em mar profundo sem saber nadar , içar velas e conhecer as diferentes linhas de navegação para que os azimutes sejam os mais corretos usando-se as matemáticas exatas , os mapas dos céus e os ventos contrários à bolina .

A riqueza de uma nação também se reflete no ouro que entra nos cofres mas a maior riqueza , o maior investimento a ser feito é na mente humana , numa cultura de horizontes largos através de uma educação integral .

É preciso dar vez aos humanos mais criativos para servirem de exemplo aos outros que também querem ser criativos , é necessário investir na cultura da criatividade cientifica ecológica , econômica e social .

Para se evoluir é necessário auto-critica e muita energia mental para se refletir sobre as diversas realidades globais descobrindo cada um a realidade aonde se insere .

Hoje em dia , com a dinâmica da nova mídia onde tudo é analisado instântaneamente descobrindo-se rapidamente os enredos e os pormenores das diferentes culturas , a miscigenação cultural e racial torna-se cada vez mais acelerada tanto nos países do denominado primeiro-mundo como nos outros salvando-se os melhores valores culturais que realmente distinguem .

Um ser humano que tem a sorte de deparar-se com outro meio cultural diferente do seu , se souber comunicar torna-se mais rico pois tem a possibilidade de analisar pensamentos diferentes aprofundando os seus e conhecer novas linguagens de comunicação e lógicas diferentes .

Deveria haver uma lei nos " direitos universais dos jovens " que os proibissem de trabalhar com o intuito de " ganharem a vida " em seu sustento de cada dia .

Só deveriam trabalhar após sua formação básica escolar e após viajarem pelo mundo pelo menos alguns anos apreendendo a cultura de outros povos .

Essa lei permitiria ao país resolver em grande parte o problema de desemprego dos jovens , eliminaria os complexos que se criam nas mentes quando em virtude de não conseguirem um emprego se sentem culpados e inúteis na sociedade , tornando-se mentes fracas e buscando a negação da vida através do suicídio psíquico ou físico utilizando-se das bebidas alcoólicas e outras drogas que matam ou destroem a mente .

Esta mesma lei ajudaria também a resolver o problema da mediocridade na vida quando , por razões de sobrevivência os jovens decidem trabalhar em " qualquer coisa " que lhes aparece ou naquilo em que conseguiram um diploma mas sem paixão por esse trabalho pois para haver paixão é preciso que a escolha seja livre e seja uma opção de vida não forçada e esta escolha só pode ser acertada se ao jovem for dada a oportunidade de "poder e saber escolher " .

Para saber escolher é preciso observar as diferentes áreas de trabalho , as diferentes ciências , as diferentes artes , os diferentes modos de vida e isso só é possível depois de se andar pelo mundo aprendendo e adquirindo experiências nas diferentes disciplinas do viver profundo e profícuo .

A juventude mental e física é a melhor altura para se navegar pelo mundo e contatar as diferentes culturas absorvendo os melhores valores e só então já com alguma sabedoria poder-se-á optar pelo melhor porto e desenvolver uma arte desde funcionário de um escritório a cientista ou músico , escritor , pescador , professor , marinheiro , etc. , transmitindo aos mais jovens aquilo que se aprendeu não só na escola como principalmente na universidade da vida.

Na maioria das sociedades atuais isto apenas é um ideal utópico com poucas possibilidades de se concretizar numa maioria humana pois não são muitas as famílias que podem apoiar os jovens neste tipo de caminhar assim como a administração pública não tem capacidade mental ou econômica para levar avante esta educação abrangente .

Ninguém nasce inteligente mas qualquer ser humano normal pode desenvolver sua inteligência através da reflexão e do experimentar .

O motorista que dirige um automóvel nas estradas da vida com cautela , prudentemente ousado , nas velocidades certas , atento ao redor reconhecendo os perigos psíquicos e físicos que se vão deparando, com certeza este motorista viaja mais calmo e senhor de um andar firme e criativo .

Ajudar uma criança é estender-lhe a mão de maneira a permitir alcançar o ápice do universo que lhe compete construir .

Quanto mais cedo os jovens tiverem seu olhar em horizontes mais amplos que atraiam sua curiosidade natural maiores as hipóteses de ele construir um espírito brilhante e tranquilo pois a inteligência integral é um potencial inerente às mentes humanas ressalvadas as exceções .

Educar um jovem é deixá-lo crescer saudável de corpo e ajudá-lo a desenvolver sua mente clara em raciocínio lógico e com grande amor pelo útero de onde brotou , neste planeta água .

A mente humana assemelha-se a um diamante bruto que lapidando-se brilha .
Valdemar Ferreira Ribeiro
Enviado por Valdemar Ferreira Ribeiro em 20/07/2005
Reeditado em 03/08/2010
Código do texto: T36016
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Sobre o autor
Valdemar Ferreira Ribeiro
Angola
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