4 Casamentos - uma lição

Joana – a mulher chique

Hoje meu marido me disse que sou uma vergonha. Que sou péssima mãe, uma esposa desleixada e que ainda por cima sou uma mulher rixosa. Mandou-me ler a Bíblia! Vê se pode!

E eu estou chateada.

Quando se casou comigo eu era assim. Vaidosa, não lavava a louça na casa de minha mãe para não quebrar a unha e agora, que tenho um bom emprego e posso pagar alguém para cuidar da casa vou me sujeitar a limpar cozinha no fim de semana?

Os filhos que se virem. Quando precisavam tinham a babá, agora a empregada cuida do resto. Quer fazer a lição faz, não quer o problema não é meu! Quem vai trabalhar para os outros são eles não eu! Se ele queria uma dona de casa perfeita, que se casasse com a Ana!

Ana – a mulher simples

Hoje meu marido presentou-me com uma máquina de lavar. Disse que não era um presente para mim e sim para a casa, pois não quer que eu envelheça na beira do tanque. Fiquei feliz, pois cuidar de minha casa é uma alegria, mas já não sou tão jovem assim. Sei que ele não comprou antes por causa dos estudos de nossos dois filhos e sei que ele deixou de fazer muitas coisas por ele mesmo para que nós tivéssemos esta casa. Por isto cuido com carinho de cada coisa que construímos.

Sei que fiz o possível para que ele fosse feliz e quando a máquina chegou, ele me trouxe uma braçada de flores. Estava embrulhada em uma embalagem diferente e logo vi que foi ele quem fez. Sei que me trata com amor e respeito e sei que me ama, mesmo quando não me fala.

O maior presente que uma mãe pode ter de um filho é o que ouvi hoje. Meu menino disse, ao ver as minhas flores: 'Mamãe, quero ter uma esposa dedicada como você' - e me abraçou.

Falo que para mim foram presentes maravilhosos neste dia especial.

Clara – a esnobe

Meu marido,um dia chegou e do nada e me trouxe flores.

E não era dia de nada, nenhuma data especial. Mas ele falou que é para comemorar os anos em que o aguento!

E você me dá flores por isto – perguntei logo.

Por te aguentar tenho que ganhar um diamante por dia, respondi logo.

Ele entrou no quarto, pegou uma mala, colocou suas roupas e foi embora.

E agora que ele foi, pensei melhor.

Ele sempre me aguentou, sempre viu meus ataques de fúria como algo infantil.

E nunca estava feliz, sempre pedindo para eu ser mais carinhosa.

Agora percebo que podia ter tentado...

Só que não sou mulher de voltar atrás!

Se ele me quiser vai ser assim...

O problema é que hoje fazem 6 anos que ele partiu e eu não tenho nenhuma notícia dele!

Virgínia - A Feliz

Hoje meu marido chegou mais cedo do trabalho. E quando cheguei, apressada para fazer o jantar, quase morro de susto.

Minha casa tinha flores do campo por todos os lados. Um perfume delicioso invadiu minhas narinas assim que abri a porta e dei de cara com uma faixa singela pendurada entre a sala de jantar e a cozinha.

“Bem-vinda esposa virtuosa”.

Ao ver aquilo, lembrei-me com um pouco de tristeza o quanto o magoei no passado com minhas intransigências. Pedindo a ele o que não podia me dar e reclamando do que dele recebia, até que um dia vi que o perderia.

Neste dia por acaso descobri o diário de minha mãe, que era uma esposa servil e uma mãe de família daquelas de comercial de margarina. Eu jurara que jamais seria assim.

Então eu li ali que ela magoara muito o seu primeiro marido. E eu nem sabia que ela fora casada antes!

E descobri que ela tinha sido como eu.

Então, mesmo trabalhando fora e sendo uma mulher moderna, comecei mudar.

Meu marido nunca reclamou do jeito que eu era e nunca me disse perceber que eu mudara, mas mudou comigo, ficou mais carinhoso.

E hoje deu-me esta linda prova de amor.

Um jantar romântico, à luz de velas e com tantas flores e carinho, que eu percebi o quanto sou feliz por ter mudado!

Obrigada mamãe, se podes me ouvir ai do lado de Deus!

Quatro mulheres, quatro universos, e uma só relação: Casamento.

Quando aceitamos alguém para dividir a vida conosco, o melhor mesmo é assumir que os problemas virão, o que não podemos mesmo é abandonarmos o barco por causa de atitudes pequenas que poderiam ser contornadas. Muitas desta resolvidas com apenas a melhoria na comunicação do casal.

Tem esposa que corre o dia todo, seja em casa ou no trabalho fora, mas quando dá a hora da novela, esqueça, não a interrompa, é sua única diversão, diz ela.

E lá fica por horas, da primeira a última, assistindo Televisão, sem notar a s necessidades do esposo, sem perceber a ansiedade dos filhos e sem nenhuma atenção a nada que não seja ela mesma.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 05/07/2012
Código do texto: T3762273
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.