Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
REENGENHARIA DA PERSONALIDADE / RECONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE PSÍQUICA

Reconstrução da Personalidade Psíquica

Humano inteligente não é o que supõe saber mas aquele que gosta de aprender .

A mente dos adultos contem infinitos valores , idéias induzidas e deduzidas , e muitas vezes o psíquico do individuo não é conhecido por este pois não tem uma consciência profunda sobre si nem sobre as idéias contidas no consciente e no subconsciente de sua mente .

Quantas vezes os seres humanos desconhecem o porquê de seus comportamentos .

Os grandes pensadores e o filósofo "Sócrates" sempre disseram que a tarefa mais difícil do ser humano é : "conhece a ti mesmo" .

Um individuo normal pode observar em silêncio seus pensamentos , seus desejos , seus medos , suas inseguranças , sua violência , a solidão de quem não consegue comunicar-se com o mundo nem este com ele , suas alegrias , seus encontros e desencontros , etc. .

E ao observar cada um destes aspectos psíquicos nascidos dentro de sua mente vai compreendendo sua estrutura psíquica analisando os valores conceituais induzidos e deduzidos nela contidos , sua relação com a sociedade e o ambiente em geral , podendo reestruturar cada um desses pensamentos ao escolher os melhores e eliminando os que não interessam .

Mas esta reestruturação mental não é feita de modo mecânico como se o cérebro fosse uma máquina , um computador .

Um computador é programável e pode obedecer totalmente ás instruções ditadas por um ser humano e gravadas em sua memória mecanizada .

A mente é muito mais complexa e poderosa do que o mais poderoso computador criado algum dia pelo humano pois a mente é um organismo vivo e imponderável com infinitas capacidades , muitas delas ainda desconhecidas ou pouco desenvolvidas .

A mente humana para reestruturar-se equilibradamente só o pode fazer através de sua própria reflexão dedutiva profunda e o individuo ao compreender verdadeiramente , no âmago , a raiz de cada pensamento , a raiz de cada idéia , pode desenvolver cada pensamento aperfeiçoando e aprofundando o mesmo .

Há hoje em dia uma capacidade tecnológica de comunicação ampla através dos satélites , dos televisores , dos jornais , transportes , telefones , da internet , etc. , permitindo um maior desenvolvimento psíquico dos humanos através do acesso a diferentes áreas da cultura universal sociológica , econômica , ecológica , etc. , de tal modo que se distingue um maior número de seres humanos com um pensar brilhante .

Por esta razão muitos dos seres humanos atuais , em quase todos os lugares do planeta , são seres extremamente privilegiados pois têm acesso a uma cultura universal jamais sonhada por reis e lideres mundiais do século dezanove e até do século vinte e a humanidade vive apenas no inicio do século vinte e um .

O grande momento que os humanos atuais vivem são os primeiros passos para um desenvolvimento profundo do psíquico humano e dos outros seres vivos através dos cientistas pesquisando em seus laboratórios a vida e da observação das experiências reais e diárias em cada um observadas pelo próprio individuo .

*******

Normalmente , os diferentes cientistas que estudam a mente preocupam-se em observar os aspectos e efeitos físicos e psíquicos da mesma mas sempre experimentando nos outros , sempre observando nos outros .

Um economista ou qualquer outro especialista que sabe muitas teorias sobre seu trabalho em particular mas que não consegue aplicar essas mesmas teorias em sua própria vida pois economicamente é desorganizado e desestruturado não é certamente um bom economista ou especialista pois utiliza a teoria " olha para o que eu digo e não para o que eu faço".

Quem realmente sabe dá o seu próprio exemplo prático e não apenas teórico .

Através de lupas e estatísticas de comportamentos chega-se ao conhecimento do modo correto de desenvolvimento do campo físico dos seres mas o campo psíquico só pode ser penetrado profundamente se houver uma auto-observação constante da própria mente , sendo esta observação infinita no tempo e espaço e nunca conclusiva .

As atitudes comportamentais podem ser alteradas no instante em que surgem na mente , desde que sejam compreendidas pelo próprio individuo através da auto-observação viva .

Qualquer especialista pode supor que entende muito da vida dos outros mas difícil é entender sua própria .

Os seres humanos adultos psiquicamente são um todo de idéias que os constituem induzida e deduzidamente .

O campo psíquico humano aparenta ser mais complexo do que o dos outros seres aqui na terra visto existir uma força mental nele capaz de construir ou destruir .

A natureza desenvolveu nos humanos um órgão cerebral genial .

Cada ser humano é um espelho a captar as energias dos outros seres retransmitindo-as através de sua mente e corpo ou seja todos são espelhos de todos .

Há uma tendência natural para a repetição e todos , muitas vezes , repetem idéias , atitudes , gestos , palavras de alguém pois os seres têm gravado em seu genes o instinto da repetição .

No instante em que repete está a ser espelho de alguém e os gestos podem ser brutos , gananciosos , indelicados ou fraternos , de visão profunda , de instintos sociais desenvolvidos , etc. .

Não é necessário erudição nem decorar idéias para se ter um comportamento equilibrado , não é necessário ter feito a escola primária ou ter gravado na mente muitas informações culturais ,

É preciso apenas querer olhar o que nasce na mente , em cada um , e buscar os caminhos mais equilibrados através de uma reflexão cuidadosa , profunda , céptica e prudentemente otimista .

Cada ser humano precisa ser um cientista de si .

Para penetrar nas profundezas psíquicas da mente não são necessários instrumentos tecnológicos além da comida , dormida e agasalho e o profundo entendimento disto permite a cada um , ser um engenheiro de si na reestruturação de sua própria personalidade utilizando-se da lógica universal e de sua experiência de vida .
Toda a experiência , não importa qual seja , pode ser uma lição positiva para um desenvolvimento profundo humano desde que o próprio individuo consiga refletir com profundidade sobre a mesma .

Os seres humanos desde a nascença são condicionados para decorar , gravar na memória valores conceituados através das palavras , valores construídos no percurso da humanidade a desenvolver-se .

Para muitos humanos aprender significa decorar e repetir o que os outros querem mesmo que esses outros também não entendam esses conceitos .

Um potencial psíquico mais desenvolvido permite refletir sobre todos os valores contidos na mente através de uma visão mais ampla do universo , construindo-se novos valores menos preconceituosos e mais equilibrados .

As mentes que querem assumir uma postura mais sapiente e equilibrada não têm receio de questionar os valores contidos nelas induzidos ou deduzidos pois os valores que forem bons serão preservados naturalmente sendo agora reconstruídos através de uma maior consciência dos mesmos e os outros serão eliminados .

Todos os seres têm uma memória e um alto potencial psíquico não desenvolvidos e quando nascem desconhecem os limites físicos e psíquicos envolventes e por isso o aprender ou o reconstruir a personalidade psíquica ou a reengenharia da personalidade nada mais é do que construir uma mente psíquica com horizontes cada vez mais amplos e profundos buscando-lhe os limites mais equilibrados







.
Valdemar Ferreira Ribeiro
Enviado por Valdemar Ferreira Ribeiro em 05/08/2005
Reeditado em 03/08/2010
Código do texto: T40547
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Valdemar Ferreira Ribeiro
Angola
127 textos (38327 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 22:13)
Valdemar Ferreira Ribeiro