Uma boa vida
 
Cada vez mais o estudo dos Filósofos Antigos me encanta, pois o que encontro é a sabedoria em estado puro.Um conhecimento que foi atingido não pela facilidade das técnicas modernas, do desenvolvimento da Ciência, mas sim pelo trabalho da Mente através do Pensamento.

Sêneca, o grande nome do Estoicismo, dizia que o Homem deveria ser considerado uma totalidade, formado pelo corpo e pelo espírito e que essa totalidade deveria estar sempre em harmonia, estabelecendo que a Virtude consistia na Arte do Bem Viver.  Em função disso considerou que a maior e mais importante qualidade humana seria a Prudência, porque essa seria a ponta de uma corrente que iria se entrelaçando até levar o homem ao objetivo maior de Ser Feliz e ter uma Boa Vida. Assim, por exemplo, o homem prudente pratica a temperança, que o leva à constância e não se perturba, o que o afasta da tristeza.Isso é a Felicidade para Sêneca.

Já na época em que Sêneca viveu e refletiu sobre o que seria uma boa vida, os homens  buscavam a Felicidade através dos prazeres físicos, do enriquecimento e da conquista do Poder.Acho que todos nós vivemos essa mesma história nos tempos contemporâneos.Passou-se o tempo, mas não evoluímos ainda o suficiente para compreender que a tal de felicidade é em suma coisa bem simples.E nem por um segundo pensem que estou me arvorando em ser uma pessoa que conseguiu isso, mas certamente tento.Mas que é difícil, é. Pelo menos já tomei consciência que subir em um tijolinho não faz de mim uma pessoa melhor do que ninguém.Já compreendi que não é mais dinheiro que vai me fazer mais feliz. Aliás, sempre tive medo de ter muito dinheiro e por isso nem jogava na Loteria. Andei jogando uns tempos, mas só o fato de pensar que poderia ganhar me deixava exausta e parei de novo.

Alguns sites de relacionamento na net me deixam perplexa – há um, com predominância de fotos e esta semana minha sobrinha me mostrou em seu I-qualquer coisa, as postagens de uma conhecida minha. Todos os dias ela se prepara, tira uma foto de si própria e posta o “look do dia”. Ela coloca fotos de suas bolsas importadas, seus sapatos, suas mãos bem pintadas e sei mais lá o que.

Durante os anos em que trabalhei no Serviço Público em funções comissionadas, portanto ligada a Política, sempre me espantei com as coisas que as pessoas faziam para pelo menos estar perto de Poder.
Hoje eu penso que a síntese para viver uma boa vida consiste em viver no presente, não no passado que já passou, nem no futuro que é incerto. O hoje, o agora, é tudo o que realmente temos e não vale a pena nos consumirmos pelo que perdemos nem pelo que nem sabemos se vamos ou não conquistar.