Resumo - Super dicas - Edna M Barian Perrotti

SUPER DICAS PARA ESCREVER BEM - DIFERENTES TIPOS DE TEXTO, Edna M Barian Perrotti,

Editora Saraiva, 2 Edição, 2012,

Resumido por Elisabeth Alves do Nascimento, para Metodologia do Trabalho Científico, em 16/08/2013, Professora Claudia Guerra.

Palavras-chaves – Dicas de Escrita, Texto sem Vícios, Pesquise, Leia, Publique.

O Livro ‘Super Dicas para Escrever bem, diferentes tipos de Texto’, orienta, de modo simples, a melhor forma de desenvolver um bom texto. Em linguagem simples, esclarece passo a passo o modo fácil do leitor executar uma tarefa escrita bem elaborada. O hiato frente a uma folha de papel ou tela de computador prontos para o uso se faz fantasma que pode ser ocasionado por diversos motivos, mas quando o que falta é coragem para iniciar um texto, pode-se seguir estas orientações. Livre -se da preocupação como seu trabalho será aceito: Escreva para um amigo, usando vocabulário simples, depois reformule. Use um vocabulário que não comprometa sua imagem. Leia e observe como os outros escrevem, respeite seu momento de criação e escreva por prazer. Informe-se, isto faz com que aproveite melhor seu conhecimento anterior. Situe o leitor no tema, de forma que ao ler, conheça seu pensamento e entenda o que quis dizer, sem fazer outras leituras. Saiba usar o tempo a seu favor, reconhecendo o momento de revelar sua intenção. Use informações atuais, pesquise, delimite seu tema, guarde suas pesquisas para novas consultas. Guarde citações especiais, marcando livro, página e autor. Use textos de outros autores, use intertextualidade. Seja coeso ao estruturar seu texto. Use uma linguagem aceitável e use as palavras a seu favor. Escreva bem sem escrever difícil. Liste o assunto e o texto fluirá. Argumente bem, planeje-se, crie polêmicas e trabalhe bem introdução, desenvolva bons temas, construa um trabalho seguro e elaborado. Use bons dicionários, conheça a palavra desde a Etimologia, Analogia, Regência e Conceitos. Desenvolva textos como Dissertação, Descrição, Narração. Descreva bem objeto ou tema, valorizando seu interesse quanto a ele. Trabalhe os elementos para prender a atenção de seu receptor. Argumente, seja cortês ao comunicar-se. Quando escrever para um meio específico, use a linguagem usada por eles, mas o faça de forma clara e objetiva de modo a passar a mensagem principal. Respeite a Língua e as normas utilizadas ao escrever um texto ou preparar um trabalho de conclusão de curso e quando se tratar deste, trabalhe sua monografia sem interrupção, não esqueça suas pesquisas e trabalhos de campo. Atente para as aulas de Metodologia Científica, elas te servirão na elaboração do TCC, TGI, Mestrado e Doutorado, apesar de serem escritos com orientação do Professor, o trabalho é seu e pensar nele, aplicar-se em pesquisá-lo é obrigação sua, por isto escolha um tema que te agrade. faQuanto ao relato de pesquisa, escreva logo, depois pode refazer, reescrever. Ao escrever, publique seu artigo, elabore resumos consistentes, faça boas resenhas, aceite orientação e aproveite os toques, domine as estruturas dos parágrafos. Use bons tópicos frasais, boas sequências, transmita informação precisa. Ao desenvolver parágrafos, enumere detalhes, confronte ideias, explique-se, compare, justifique, exemplifique, deponha, cite e cuide para que seja um parágrafo de fácil articulação. Estruture frases inteligíveis. Saiba usar paralelismo, enfatize, sem ser repetitivo. Use pontuação de forma adequada e forma padrão da língua. Observe o uso dos verbos haver e fazer; cuidado com a concordância. Use dicas sérias. Prefira dicionário bons em versões impressas. Dúvida na escrita? Opte por alternar estrutura.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 28/08/2013
Código do texto: T4456467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.