Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Lixeiro


Corre como um maratonista, lança objetos como um lançador de dardos. Quem é este que agrega em si estas qualidades olímpicas? Eles estão em todas as ruas, embora poucas vezes os percebamos, ou notemos o efeito do seu trabalho.

Engraçada e irônica a vida, o manto da invisibilidade pública não permite que os vejamos. No entanto, seu serviço prestado a nós é essencial.

Em contraste a estas personagens, às quais seguramente poderíamos dar o título de heróis, encontram-se os famosos sempre cercados pela mídia tendenciosa, impondo suas crenças e costumes espúrios.

Dos primeiros necessitamos que recolham nosso lixo, nossas imundícias, destes outros, colocamos prazerosamente o lixo que produzem dentro de nossas casas, mudando nosso jeito salutar de viver, tornando-nos prisioneiros de pensamentos hedonistas.

Como não exercitamos o direito de pensar, de criticar, temos a tendência de aplaudir nossos aliciadores, de julgar que eles, com suas mentes diminutas, são exemplos a serem seguidos.

Vivemos enganando e sendo enganados. Somos os comedores de lixo, os fãs do lixo cultural produzido por intermédio da mídia. Enquanto isso, nos aborrecemos com a sujeira das nossas ruas, mas não queremos levantar um dedo para removê-la.

Resta uma dúvida diante de tudo isso: Lixeiro é quem recolhe lixo, ou quem o produz?
Juraci Rocha
Enviado por Juraci Rocha em 21/09/2005
Reeditado em 25/09/2005
Código do texto: T52587

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Juraci Rocha Silva). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Juraci Rocha
São Paulo - São Paulo - Brasil
342 textos (131992 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:26)
Juraci Rocha