Etimologia da língua portuguesa nº 73

Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Silva Nº73

Foi um frade franciscano quem inventou a bebida feita com café e leite chamada capuchino, do italiano cappuccino, porque sua aparência lembra a cor do hábito dos capuchinhos. Sabático veio do grego sabbatikós, radicado no hebraico shabaton, dia ou ano de descanso.

Andarilho: de andar, do latim ambulare, andar, caminhar, passear, provavelmente reduzido para amlare, que deu andare em italiano, andar em espanhol e em português, aller em francês, anar em catalão. Andarilho designava primeiramente o lacaio, servo que seguia a pé atrás do senhor, que ia a cavalo ou em carroça ou carruagem. Veio a designar depois peregrino, aquele que parte rumo a algum santuário, como é o caso dos que fazem o Caminho de Santiago, percurso de 800 quilômetros entre a França e a Espanha, em Compostela, onde está o túmulo de Tiago, o Maior ( ? – 44 ), um dos 12 apóstolos. Alguns, contudo, escolhem fazer o trajeto de automóvel, a cavalo, de avião ou de trem, partindo de Madri ou de Lisboa. Quando o Dia de Santiago, 25 de julho, cai no domingo, a Igreja declara-o Ano Santo, o que voltará a ocorrer em 1910.

Capuchino: do italiano cappuccino, bebida feita com café e leite, assim chamada porque lembraria a cor das vestes dos frades franciscanos, chamados capuchinhos devido ao capuz que trazem preso ao hábito. Quem inventou foi o frade franciscano Marco d’Avino ( 1631 – 1699 ). Ao se retirar de Viena, após a batalha de 12 de outubro de 1683, o exército otomano deixou para trás muitas sacas de café, intragável por ser amargo demais. O frade acrescentou mel e leite, tornando-o uma bebida agradável, associando-o ao croissant, pão em forma de Lua crescente, o símbolo islâmico, cuja fabricação foi autorizada pela Igreja porque foram os padeiros que, madrugando, denunciaram a entrada dos inimigos pelas muralhas.

Exegese: do grego ekségesis, exposição de fatos istóricos, interpretação, comentários, do mesmo, étimo do verbo ekségéomai, conduzir devagar, passo a passo, prestando atenção aos detalhes e assim explicar profundamente, interpretar, ligado também a hegéomai, marcha na frente. Foi o que fez com os textos fundamentais da Igreja o catarinense Genésio Darci Boff, mais conhecido como Leonardo Boff, frade franciscano que se tornou referência da Teologia da Libertação, ao propor a reconciliação da fé católica com a justiça. Depois de publicar Igreja, Carisma e Poder, em1981, passou a ser perseguido pela hierarquia eclesiástica, que a ele se opôs duramente, servindo-lhe o mais amargo dos cafés : a punição em forma de uma atroz censura, ironicamente denominada “ silêncio obsequioso “, levando-o a desligar-se da Ordem Franciscana e do sacerdócio em 1992. Um de seus principais acusadores, entretanto seu professor e admirador de suas principais obras, foi o alemão Joseph Ratzinger, atual papa Bento XVI , então arcebispo e cardeal de Munique, na Alemanha.

Jubileu: do grego iubelaíos, jubileu, traduzido do hebraico yobel ,solenidade celebrada em Israel a cada 50 anos e anunciada pelo shofar, chifre de carneiro , soprado para marcar seu início. As dívidas eram perdoadas e os escravos libertados. O catolicismo assimilou o costume, mas diminuiu o ciclo para apenas 25 anos, quando o papa concede indulgência plenária. Indulgência, em latim, é benevolência, perdão, mesmo étimo de indulgere, perdoar. O étimo está presente também em indulto, redução de penas aos presidiários, aplicada em datas importantes. Motivos extraordinários, como fatos religiosos novos, podem reduzir ainda mais o prazo dos jubileus na Igreja, que festejou o primeiro, depois chamado Ano Santo, em 1300, sob o papa Bonifácio VIII ( 235 – 1303 ). O mais recente foi em 2000, no pontificado de João Paulo II ( 1920 – 2005 ).

Sabático : do grego sabbatikós, sabático, radicado no hebraico shabaton, de shabot, sábado, dia de descanso, quando termina a semana. Os hebreus contam a semana de modo diferente. Para eles, termina no sábado. O dia começa para eles no pôr-do-sol. O motivo é que se lê em Gênesis em 1.5, logo após a criação da luz : “ E Deus chamou à luz, dia, e às trevas noite. Assim fez-se tarde e manhã, o primeiro dia .” O descanso sabático não era só de um dia na tradição hebraica. O judaísmo o estendia para a ecologia. Homens e animais descansavam uma vez por semana e a terra, uma vez a cada sete anos:” O sétimo ano será de repouso completo para a terra, um repouso em honra do Senhor : não semearás o teu campo e não podarás a tua vinha.”

Deonísio da Silva, escritor, é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, professor, coordenador de Letras e das teleaulas de Língua Portuguesa da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e autor de A Língua Nossa de Cada Dia e Goethe e Barrabás ( Editora Novo Século ), entre outros 31 livros alguns deles publicados também em outros países. Blogue : http:eptv.globo.com/blog/ E-mail:deonisio@terra.com.br

Revista Caras

2009

Doutor Deonísio da Silva
Enviado por zelia prímola em 26/03/2017
Código do texto: T5952770
Classificação de conteúdo: seguro