Alimentos Como Bomba

Recentemente um professor da academia onde malho me acusou de tomar bomba. Mas o que são bombas? Bombas é como informalmente as pessoas chamam drogas ilegais (ou legais mas tomadas sem prescrição) que potencializam os resultados dos exercícios, especialmente dos treinos de hipertrofia.

Neste texto escreverei sobre duas substâncias que têm um enorme poder de alterar o nosso metabolismo no sentido de potencializar os resultados dos exercícios. Entretanto estão disponíveis nos mercados e não estão sujeitas a restrições legais (mesmo também tendo seus efeitos colaterais). A primeira delas é a cafeína: http://www.hipertrofia.org/blog/2016/10/14/usando-cafeina-para-ganhar-mais-massa-muscular-e-perder-gordura/

A cafeína dá a sensação de que temos mais energia ao enganar nosso sistema nervoso central. Exercícios liberam adenosina, substância que nos deixa sonolentos. A cafeína é semelhante à adenosina. Ao invés do cérebro absorver a adenosina ele absorve a cafeína. A sensação de energia potencializa os treinos, os treinos mais bem feitos potencializam os resultados.

Acontece que o uso contínuo da cafeína, da mesma maneira que o uso de diversas drogas, gera tolerância. Ou seja, o uso prolongado da cafeína diminui seus efeitos: o cérebro cria mais receptores de adenosina e se torna necessário mais cafeína para ter o mesmo resultado. Qual a lição para quem quer ter máximo resultado na academia? A pessoa deve tomar café antes do treino e apenas antes do treino. Isso acontece porque não queremos desperdiçar nossa sensibilidade à cafeína no dia a dia. A sensibilidade à cafeína é um aliado poderoso, mas que diminui com o uso. Quanto mais a usamos menos temos sensibilidade a esta substância maravilhosa. Ficou claro? Espero que tenha ficado, pois extrapolarei o raciocínio para a próxima substância de que falarei. Mas antes farei uma ponderação para evitar algumas confusões.

Gente, qual é o oposto de magrelo? Se penso em forte você faz a confusão que observo nas ruas. Como já vi uns caras musculosos chamando pessoas fracas de magrelos… Só que tais pessoas não são magras, são fracas. O oposto de magro é gordo! O oposto de forte é fraco! Deste modo o Arnold Schwarzenegger em seu auge era forte e magro. Tive que falar sobre estes dualismos porque a próxima substância de que vou tratar é o famigerado açúcar.

Enquanto malhamos com intensidade as fibras musculares são postas à prova, são expostas a um esforço ao fim do qual elas vão se “atualizar” dependendo do tipo de esforço a que foram submetidas. Não preciso entrar em detalhes aqui, o importante é ter em conta que neste processo de aprimoração pós treino as células musculares precisarão de nutrientes para se reabastecer de energia, para consertar eventuais danos e para construir novas estruturas (miosina, ribossomos, novos núcleos…). Caso tenha se alimentado bem e descanse o seu treino terá como efeito o aprimoramento de suas células musculares. Entretanto há um hormônio anabólico poderoso que, caso esteja presente em alta concentração potencializará o crescimento: a insulina. A insulina é um hormônio anabólico, é famoso por fazer com que o excesso de açúcar seja retirado da corrente sanguínea e seja absorvido pelas células. Pense em como este açúcar fará bem às esfomeadas células musculares no pós treino! E tem mais: a insulina também faz com que aminoácidos sejam absorvidos pelas células. Ou seja, a insulina é um hormônio anabólico. Ele faz com que células absorvam substância, em consequência a célula fica bem nutrida, cresce, em alguns casos se divide.

E qual substância faz com que a insulina seja liberada? O açúcar. Aliás quase todos os alimentos fazem com que a glicemia no sangue aumente e, consequentemente, fazem com que a insulina (hormônio responsável por tirar a glicose do sangue) seja liberada. Tanto que há um índice para tanto: o índice glicêmico.

A insulina é um hormônio anabólico. Mas o que acontece se lançarmos a isulina no nosso corpo e não fizermos excercício nenhum? Ao comermos a glicemia no nosso sangue aumenta. A glicose no sangue é extremamente danosa e a insulina é a responsável por retirar seu excesso. A insulina manda as células do corpo absorverem a glicose. Daí vem duas consequências. As células dos músculos não estando com fome os grandes absorvedores da glicose serão as células adiposas. O efeito anabólico se dará na gordura! E olha que incrível, se comermos muito nossas células crescerão e se multiplicarão. Se estiverem em muita quantidade elas acabarão concorrendo com os músculos pela insulina, pelos nutrientes e pelo efeito anabólico.

O segundo efeito de lançar insulina diversas vezes (o que fazemos ao comer alimentos com índice glicêmico elevado) é que o nosso corpo - da mesma maneira que ocorre com a cafeína - desenvolve tolerância à insulina. A extrema tolerância à insulina é uma doença, seu nome é diabetes.

Para quem ficou curioso recomendo esta matéria. É a que mais me elucidou sobre o papel dos hormônios na construção de um corpo atlético: http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/insulina-cortisol-queimadegordura/

Chico Acioli Gollo
Enviado por Chico Acioli Gollo em 28/03/2017
Código do texto: T5954172
Classificação de conteúdo: seguro