Páscoa: ENTRE CIGARRAS E OVOS - Telêmaco Marrace

Entre Cigarras e Ovos

(Por Telêmaco Marrace)

Um dia estava lendo um texto do mineiro Rubem Alves sobre a Páscoa, no qual ele refletia o sentido da festa, numa crônica hilariante do Luís Fernando Veríssimo, onde um menino discutia com seus pais o sentido de coelho botar ovos e não galinhas! Seria estranho " Galinha da Páscoa"! Já pensou? " Galinha da Páscoa o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos"...E olha que nem sempre limpo...Eca... No meio do texto ele fala do Corvo que sai em busca de notícias alvissareiras, solto por Noé na Arca e nunca mais volta, transformado em vilão! Percebam que " Corvos" são sinônimos de agruras...Quase sempre demonizados pela literatura! Mas, para reacender tudo de bom, eis que surge a " Pomba Branca", sinônimo de paz, de amor , etc e tal...(A mídia e a Religião são os maiores criadores de símbolos do Bem ou do Mal). Rubem Alves num trecho de sua reflexão diz: "A Páscoa é como uma casca de cigarra presa no tronco de uma árvore. Vazia. Morta. Não tem nada lá dentro. Mas já foi o corpo de

um ser vivo que, cansado de ficar preso na casca, criou asas e voou. A Páscoa, com seus ovos de chocolate, é celebração inconsciente de um tempo que não existe mais, tempo em que se acreditava. Os ovos de chocolate, vocês sabem, são tão ocos quanto as cascas de cigarra…". Então , no mundo hodierno, o sentido de renascimento que devemos trilhar na nossa caminhada não é o OVO de chocolates que muitas crianças com seus olhos lânguidos esperou aflita e não recebeu, pois seus pais não tem um vintém para comprar, vítimas de um consumismo desenfreado perpetuado pelos donos do mundo, que com suas urdiduras incutem e desvirtuam o sentido real do renascimento! Você não precisa ser religioso para abandonar sua casca de Cigarra em qualquer tronco de árvore e renascer! Se vc acredita na mensagem de Cristo, não precisa ser religioso, ralar seus joelhos na Igreja, adorar Santos, Pastores, Padres e Papas, doar seu dinheiro em obras faraônicas, mergulhar na soberba de se autoproclamar "BOM", ir à missa ou ao culto. Você precisa apenas acreditar na mensagem de um homem que viveu e renasceu no amor, pois esse nunca morre; Esse está nos olhos da criança, na doçura dos animais, na força da Natureza e deveria estar nos corações dos homens!!! Nessa Páscoa, esqueça os chocolates, liberte seus " coelhos" , creia numa vida com mais amor e RENASÇA , abandonando suas cascas de cigarras, e voem...Voem para uma vida com mais "ser" e menos "ter", pois a história mostra independente de ser religioso ou não que o MAIOR HOMEM QUE JÁ VIVEU E VIVE ETERNAMENTE EM NOSSAS MENTES, traz a cada dia para nossas vidas a chance de você abandonar a casca e ser feliz e correto ou a desgraça de cada notícia que você vê no mundo atual dos " sepulcros caiados", que se tornou a sociedade contemporânea! Caminhamos para uma evolução, para a capacidade de modificação, e ela acontece todos os dias...Todas as horas...Todos os minutos , na oportunidade de abandonar a casca de dogmas e tabus nos troncos das árvores da nesciência! RENASÇA , VIVA , pois assim, você não vai precisar da Páscoa dos Shoppings, dos ovos de chocolate recheados de hipocrisia que a mídia e a religiosidade da Teologia do consumo e da prosperidade te colocou como prioridade! Renasçamos todos para a retidão de caráter, onde há um vazio gigante de moralidade e um recheio hediondo de hipocrisia, onde nossos dedos estão enlameados, como um menino de camisetas curtas com o umbigo à mostra...Sujo de chocolate!!!

Boa Páscoa! Adeus às nossas "cascas"! 🙏🏻