A SABEDORIA DE UM SER HUMANO

A sabedoria de um ser humano também se percebe quando este se recusa em participar das mentiras criadas a fim de o manter numa posição de conformismo e vulnerabilidade (uma vez que o mesmo dá espaço para tamanha covardia, corre o risco de perder o caminho que dá acesso a uma grande paz de espírito e também a uma fonte de amor e de verdade que nunca se esgota).

O valor de um ser humano muitas vezes se sedimenta nos momentos em que ele precisa (geralmente na sua solidão) provar para si mesmo e para Deus o seu caráter em situações desprovidas de humanidade e verdade. Essa não co-participação diz muito sobre a integridade e a dignidade dessa pessoa, pois foi suficientemente responsável para não permitir que a escuridão dos enganos de nossa era se infiltre em seu ser.

Uma pessoa assim, que não se alimenta de falsidades e de discórdias, sem duvida buscará a verdade independente de qualquer situação, mesmo que venha uma dia a sofrer com as consequências pelo seu modo de ser.Mas como é sublime essa passagem escrita por um servo de Deus que diz: ''conheceis a verdade e a verdade vos libertará''.

Pois, com efeito, quem ama a verdade acima de tudo, a verdade que é vivida quando damos bons testemunhos, dificilmente irá habitar onde habita a sujeira da falsidade. Por essa razão, mais próximo dos caminhos luminosos de Deus está; principalmente aqueles que decidiram se manter o mais distante possível da miséria que caracteriza a vida de muitos seres humanos, muitos deles imersos num modo de vida degradante e cheia de deturpação, caracterizados também por um modo de vida cheia de opacidade, miséria e letargia.

A paz que um ser humano honesto pede a Deus, portanto, sempre se disseminará e se frutificará no interior da sua alma. Está muito mais no íntimo daqueles que são dotados dessa sabedoria, do que no íntimo e no ser daqueles que se auto-devoram na sujeira das mentiras.

De fato, quanto mais revelarmos a verdade que está dentro de nós mesmos, mais estaremos livre para amar o nosso criador em espírito e os nossos semelhantes com a força de nossa dedicação e esmero. E para parafrasear Kierkegaard, é imprescindível buscarmos uma verdade onde possamos viver e morrer, uma verdade onde possamos reverencia-la sob os cuidados daquele que nos ama infinitamente. Enquanto enriquecermos nosso ser pela liberdade de amar a verdade, teremos mais oportunidade para pairar acima de uma condição inflexível e inquebrantável (condição humana essa que o homem contemporâneo tem contribuído e muito para fomentá-la!).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 04/05/2017
Reeditado em 27/07/2018
Código do texto: T5989303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.