TALENTO E CONHECIMENTO

“Tem coisas que só nós sabemos: Deus, Eu e Vocês.”. D.O.S. Facebook, 04/05/2017, 12h13min.

Não entendi bem a que te referes, poeta. A frase está solta no espaço. Não se consegue saber se ela versa sobre o texto publicado ou estás emitindo concepção genérica. Peço escusas por não conseguir entender. No meu caso, "só sei que nada sei", como disse Sócrates. E, completando o seu pensamento: "Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.". A concepção de Deus, a quem prefiro denominar como o Absoluto, nos oferece o seu doce colo, contudo, quem tem que se preparar para o Novo, especialmente em Poesia, é o humano ser. E isto importa em dedicação diuturna e muita leitura. Enfim, o talento pessoal vai se miscigenando com o que está micro celularmente posto. Porque a Poética está infiltrada em tudo, e, instigada, exsuda-se pelos poros. Nem sempre, num primeiro momento, conseguimos identificá-la. Desta sorte, sempre é bom examinar o que disseram os consagrados. Fora disto, o que sabemos (por mais que o saibamos) se exaure como a seiva da flor, ou o sangue derramado, incapaz de conformar a insolente palavra, a qual só pode produzir o grito de socorro. E este dificilmente poderá produzir Poesia, porque precisa mesmo é de terapia psíquica. A maioria dos pretensos poetas-autores não consegue estabelecer a diferença. A voz da estética, em Poesia, nunca é desespero, porque nasce do Absoluto, para quem a possessão sobre o semelhante é sinônimo de proscrição frente à necessária Confraternidade. Contudo, o poema pode ser, em verdade - mesmo que nascido da farsa, da fantasia e do sonho - o mais profundo pedido de socorro...

– Do livro O PAVIO DA PALAVRA, 2015/17.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5994546