A Oração da Ave Maria

A ORAÇÃO DA AVE MARIA.

(Teto Machado).

Qual o sentido de recitar uma oração já feita?

Por que a insistência em apelar tantas vezes pela intervenção da Mãe do Senhor?

Muitas vezes nos vemos questionando as fórmulas prontas, que nos chegaram e nos foram ensinadas por nossos pais, avós, catequistas e, não raramente, nos sentimos mal, esvaziados, insatisfeitos por continuar a prática, sem encontrar o sentido.

A oração à Virgem, desde os primórdios da Igreja, possui um significado profundo. É cumprimento de profecia em.nossos lábios, é expressão do seguimento do Evangelho.

Sendo uma evocação bíblica, saudar Maria, respeitosamente, demonstra uma relação de percepção de presença da pessoa que estamos cumprimentando. Ave, Maria! Salve, ò Maria!

Sem a consciência da presença, de perceber que você se põe na companhia, diante de quem você quer estar e solicitar, conversar, o ato realmente é esvaziado por você. É como se estivéssemos dando bom dia, tarde ou noite a alguém, sem olhar no rosto, sem.dar importância.

Foi o anjo Gabriel quem saudou Maria, ao colocar-se em sua presença.

"Cheia de Graça, o Senhor é convosco". Uma constatação do dom de Deus concedido a Maria, por sua integridade, pureza, bondade e disponibilidade. Ela é bem vista e admirada pelo Senhor Deus. Gabriel sabia disso, percebeu isso. Como nós não pudemos perceber algo tão obvio?

"Bendita és tu, entre as mulheres..."

Abençoada por Deus, de modo especial, entre todas as mulheres, no tempo divino, desde e por toda a eternidade. Como negar essa predileção hoje, acreditando que essa bênção restringiu-se ao momento da Anunciação do nascimento de Jesus?

"(...) e bendito é o fruto de teu ventre"!

Quem duvida disso? Como cansar de repetir essa verdade profunda da Encarnação do Deus Filho, realizada na gestação em Maria de Nazaré?

Na segunda parte, concebida pelos frades franciscanos na Idade Média, as afirmações conscientes de nossa identidade cristã é o pedido de proteção e intercessão, no presente e no momento extremo do solitário final da existência humana.

"Santa Maria, Mãe de Deus" (Filho, Verbo eterno).

Negar a Divindade de Jesus é não ser Cristão. Afirmar essa verdade da fé, é renovar a cada evocação, seu, nosso cristianismo.

"(...) rogai por nós, pecadores". Eis o humilde reconhecimento de nossos limites, fraquezas.

"'(...) agora e na hora de nossa morte"!

Maria profetizou,.no seu canto do Magnificat, que daquele momento, todas as gerações futuras a chamariam bem aventurada. Quando rezamos a Ave Maria, cumprimos essa profecia, seguimos o que nos manda fazer o Evangelho e realizamos, como seguidores do Filho de Deus e de Maria, o que muitos que se chamam "cristãos", não realizam.

Paz e.Bem!

Teto Machado
Enviado por Teto Machado em 27/05/2017
Código do texto: T6010439
Classificação de conteúdo: seguro