SABEDORIA

Em um de seus salmos, Mokiti Okada diz "Sabedoria, oh Sabedoria, és a luz que ilumina as trevas do caminho percorrido pelos homens". Em "O Saber das Coisas" afirma "Esclarecido é quem possui vasto saber".

A ideia de que a Sabedoria (como fruto da razão) seria capaz de iluminar o mundo são características do Iluminismo de Locke, D'alembert e Diderot, entre outros, e do "Esclarecimento" alemão, o Aufklärung de Kant.

Em Eclesiástes 8:1 lemos belas palavras:

"É maravilhoso ser-se sábio, entender as coisas, ser capaz de as analisar e de as interpretar. A sabedoria dá luz a um rosto, suaviza a sua dureza".

Na Grécia antiga, havia aqueles que sentiam um amor profundo (Philia) pela Sabedoria (Sophia), e estes foram chamados de filósofos. Em todos os tempos, a sabedoria foi sinônimo de Iluminação. No Oriente, a plena sabedoria é aquela que rompe com todo o véu de ilusão, des-velando o mundo (do grego, alétheia, verdade, significa "sem véu" ou desvelado). É por isso que aquele que alcança o grau de Buda, o Desperto, é também "O Iluminado", sendo o mais sábio dentre os sábios.