Por favor (6)

As desilusões às vezes parece tomar conta de nós,

quando as inversões de valores se tornam reais

quando as desonestidades se mostram importantes

fazendo com que este mundo seja terrível,

mesmo assim alguns seres ainda nos dão muitas esperanças...

Agora em 2016, a garotinha Jane com 12 anos continua com suas indagações, interpretações:

--- Meu lar, tantas dificuldades! Só que ainda não passamos fome, mas quantos brasileirinhos com fome, doentes e desamparados, morrendo à mingua! Aqui em casa meu pai continua procurando um emprego, trabalha um pouquinho aqui, um pouquinho ali, diz ele que o governo não está facilitando para o pequeno empresário e torce para a presidente não ser dispensada, porque talvez no momento não ache outro que consiga mudar este quadro meio assombroso e a coisa pode ficar mais enrolada ainda.

A pequena economista termina suas divagações num longo suspiro...

E o suspiro é geral, a previsão é geral, vem as olimpíadas no Brasil, os organizadores tem de mostrar serviço, novos gastos astronômicos, afinal o país tem de demonstrar competência de primeiro mundo. Mas afinal:

--- o governo está nessa de soltar mais dinheiro?

--- os elefantes brancos referentes aos majestosos campos de futebol por causa da Copa do Mundo estão às traças.

Não, não melhorou piorou pelo menos até agora neste dia 10/03/ 2016.

Mas como diz um velho ditado: -- a esperança é a última que morre...

VOU CONTINUAR COM A ESPERANÇA DE NO MEU TEXTO VINDOURO: POR FAVOR (6) DIZER: --- AGORA O MEU BRASIL MELHOROU!!!... 10 de março de 2016

Agora em 03 /08 / 2016, estou novamente em volta com meu texto: o primeiro foi o Por Favor – o segundo: Por favor(2) – o terceiro: Por Favor(3) – o quarto: Por Favor(4) -- o quinto: Por Favor(5)

Agora no Por Favor(6) a pequena economista Jane está fazendo suas tarefas escolares, em sua mesa atenta principalmente com os trabalhos de matemática, (quem sabe um dia ela poderá multiplicar tudo nesse nosso Brasil...) mas com toda sua atenção algo atrapalhou de vez seus trabalhos: seu pai entra em casa com um semblante muito triste dizendo:

--- Fui assaltado!!! Imaginem eu um pobre com o único dinheiro que consegui ganhar, todo ele tomado de uma maneira cruel. O delegado teve a audácia de me dizer que estava impotente com toda essa situação, os roubos tendem em aumentarem daqui por diante, deixava a entender que deveria ser cada um por si...

A esposa aflita exclama:

--- Deus do Céu! O que foi isso dessa vez?

--- É isso mesmo, mulher, todo dinheiro roubado, não restando um mísero centavo. Nesse Brasil só roubando mesmo é que vai pra frente!

---Não, meu marido, roubar nunca!!! Dê exemplo para nossa filha, repudie esse ato insano que é roubar.

Jane atenta, com sua mente privilegiada deduzir mentalmente, que seria mais uns tempos de privações, o seu tablet tão esperado que naturalmente ganharia no seu próximo aniversário não seria dessa vez. Agradecia aos céus a mãe maravilhosa que possuía, toda honestidade daquela mãe heroica e sábia, ela fazia questão de herdar.

Ideias mirabolantes rodavam na mente da menina Jane por exemplo:

- Não parar de estudar, procurar um jeito de quando for grande dar uma condição de vida melhor aos seus pais. Aquela garotinha estudante era uma prova autêntica de que o nosso Brasil ainda não estava perdido, sim existem muitos seres assim por aí. Mesmo quando sabemos que nos foi tirado riquezas inimagináveis, fazendo com que infelicidades incalculáveis nos lares deste imenso país.

E a garotinha Jane pensava e repensava:

--- Tomara que ainda de tempo de fazer meus pais felizes...

Agora, 26/07/2017, como estão vendo né? (espero que estejam me acompanhando) o Brasil parece dar cambalhotas, a ex-presidente Dilma já foi tirada do poder, dizem que muito aprontou, isto é roubou, concordou com as corrupções. Novas caças aos políticos desonestos começam com todo vapor, prendem um daqui, soltam outro dali. Aqueles mais poderosos, com aquela imunidade nojenta conseguem safar, como? Alguns advogados ardilosos, “inteligentíssimos” aproveitam as brechas e as liberdades conseguem aí.

A inversão de valores que aprendemos nas matérias de Moral e Cívica, parece que foi uma piada naqueles tempos passados. Os valores hoje desde algumas das mais altas autoridades é roubar, roubar e roubar... E não é tirar dos grandes não, tiram do povo. Enquanto uns nadam nos paraísos fiscais na luxuosidade estampada, com o dinheiro da saúde, da educação, da segurança, e dinheiro que amenizaria a fome.

Brasil, Brasil, onde estamos indo nós?

-- Nas escolas não existem mais aquele conceito de não colar, ou mesmo decorar. Nem que não aprendeu, O professor tem que fazer o aluno passar.

Numa escola, o professor chama um aluno adolescente e diz:

--- Você não tem condições de passar, procure estudar mais, você terá chance. O aluno responde:

--- Eu não quero estudar! O diretor exige do professor:

--- Aquele aluno não pode repetir, você terá de passa-lo de qualquer jeito...

Prisões cada vez mais relaxadas, a criminalidade e os roubos principalmente entre a adolescência e a mocidade aumentam assustadoramente. Quando a polícia prende um menor delinquente às vezes ele debocha do policial, porque sabe que a lei o protege.

Ah! Mais uma coisa:

--- A nossa autoridade máxima, acusada pela lei de inflações graves, sim, o nosso Presidente, mas pelo menos no Brasil parece que ele está acima da lei. As acusações teriam que serem passadas à limpo, mas grande maioria dos parlamentares que teriam que votar para que a verdade prevalecesse, essa grande maioria livraram o nosso presidente da pior. O que rolou por traz disso?

--- Não posso dizer, porque faço parte do povo, posso levar a pior.

Há! A garota, Jane, o que será dela?

--- Espero que ela não se corrompe, aliás milhares de brasileirinhos por aí, com a mente límpida sejam o nosso futuro. Porque esta frase é verdadeira: “pequenas luzes tem a capacidade de iluminar escuridões...”