O Fim do Sono

Inspirado no livro 24/7: Capitalismo Tardio e os Fins do Sono (Jonathan Crary)

Ainda não resenhei este livro, apesar de ter feito alguns mapas mentais baseados nele. Em uma noite/madrugada descobri por acaso, “acaso dos algorítimos”, um canal chamado HyperDrive e, a partir dele, cheguei até o vídeo Are You Getting Enough Sleep? de um canal chamado PBS Idea Channel. Nele, percebi a citação do livro 24/7: Capitalismo Tardio e os Fins do Sono (Jonathan Crary). Até aí, tudo bem.

You Getting Enough Sleep? (PBS Idea Channel)

De acordo com o livro, o sono é o último obstáculo a ser superado pelo capitalismo. Talvez não mais. O autor do vídeo citou a pulseira Fitbit, que monitora o sono. A partir daí, lembrei do aplicativo Sleep Cycle que uso para monitorar meu sono e como despertador.

Sendo assim, ao fazer uso destes equipamentos, até mesmo durante o sono, apesar de não estarmos consumindo diretamente, estamos interagindo e gerando informações que serão usadas “contra nós” ou “a nosso favor”.

Tal constatação me deixou chocado. Fiz uma pesquisa no Google e vi que, tal pulseira, é utilizada no programa Big Brother. Todos os participantes são obrigados a utilizá-las, inclusive enquanto estão dormindo.

Com isso, vejo que já estamos, de certo modo, em um sistema “totalitário”. O que parecia ficção científica e distopia, como as tele-telas de 1984 (George Orwell) está se tornando realidade. Basta ver as notícias sobre a espionagem da CIA em aparelhos domésticos conectados à internet.

Tudo isso nos convida a pensar em todas as comodidades e conveniências que estão à nossa disposição. Uma vez que tais aparelhos, serviços e redes sociais se tornam partes indissociáveis de nossa vida, acabamos por criar uma porta de entrada para potenciais violações de nossos direitos e privacidade.

Em países que sofrem com o terrorismo, existe uma parcela da população que não se importa com essa invasão, desde que ela venha em troca de segurança. Em países como os Estados Unidos, costumamos ver a faceta do Direito Penal do Inimigo, muito representado em filmes e séries (como 24 Horas). Mas e se essas violações de direitos forem praticadas contra pessoas inocentes, de maneira arbitrária?

Isso me fez lembrar da música World Freak Show da banda Ação Direta:

"A liberdade pela segurança

Big Brother mundo cão

A liberdade pela segurança

Micro-ondas parque de diversão".

Para a postagem com links e imagens: https://medium.com/@7seconds_/o-fim-do-sono-e3d177d28f02