A Tradição e a Família

Os dias passam, e tudo se refaz, muitos vão novamente ao supermercado, fazer as compras de fim de ano. As compras tem um sentido especial, pois propositadamente anunciam mais festas e certo desperdício. E as lojas por sua vez também superlotam, pois as pessoas compram presentes, sem falhar ou tardar, presentes fazem parte da vida.

Nessa ocasião de alegrias anunciadas, parentes elaboram uma lista de tarefas para o dia em especial, ninguém fica sem fazer nada. E os adolescentes da casa trabalham duro, vão e voltam do supermercado tudo em prol da tradição portuguesa que ainda fala alto.

Todos pensam e fazem tudo para ela, tal preocupação norteia a família ao longo dos dias, e todos se integram e cada um faz suas tarefas, sem vacilar ou falhar, segue o príncipio estabelecido pelo historiador Hobsbawn em seu livro a Invenção das Tradições.

Segundo esse historiador as tradições familiares seguem uma linha de normas e condutas que não mudam e sim permanecem apesar dos conflitos geracionais que são inúmeros, como o exemplo nessa família retratada nessa coluna. A ideologia serve como um canal que repassa ao longo do tempo e mudam conforme os humores do momento, em concordância com a sabedoria ancestral.

Nessa família o momento social e o reflexo de uma tradição distante que ocupa um razoável espaço ao longo dos anos, e ninguém critica ou questiona como costume dos jovens em nosso tempo, mas lá todos obedecem a essa tradição sem um sinal de dúvidas ou questões de cunho moral, onde o silencio prevalece e cresce, sem passado ou presente. O saber da ancestralidade domina o cenário e todos podem ajudar nesse espaço.

Hobsbawn argumenta que é a tendência cultural as famílias seguirem tais tradições ao longo de sua existência, certas que em algumas mudam essas tradições tendo como causa jovens insatisfeitos com o operacional que deve ser mudado.

Retornando a família em apreço, logo o dia chegou tudo estava preparado para ver assistir a passagem de ano, e compartilhar somente os bons momentos do ano que se acabou.

Era o espaço para recordar os bons dias e esquecer os maus, foi feito um esforço imenso para tingir a memória social das gentes que ali circulavam nesse dia, sim houve um profundo significado essa data para todos ali presentes.

Mas eram muitos os que por ali os passaram outros anos, e outros nem vivos estão mais, mas a vida continua e segue adiante sem para apesar das dificuldades pessoais, todos nós passamos.

Em cada situação temos maus e bons momentos onde aprendemos o que é útil e esquecemos o que é inútil e ruim ao longo da vida, talvez essa época do ano as pessoas param para pensar no passado e no futuro que está as portas e nas próximas horas da vida.

As tradições deixam familias mais unidas e felizes quando ocorrem tem a intenção de unificar sentimentos e emoções e trazer ao nível do compreensível coisas comuns e reais.

O historiador tinha certa razão ao dizer isso em seu livro A invenção das Tradições, ele via nelas um caminho para manter as raízes dos rituais por hora somente reservados ao sacerdotes e anciãos.E hoje se pensa que as tradições estão ligadas aos povos indígenas do país, mas tradição vive por intermédio das receitas culinárias e hábitos ao longo do tempo.

E convido a você caro leitor que leia o livro A Invenção das Tradições de Erick Hobsbawn.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 07/08/2017
Código do texto: T6076834
Classificação de conteúdo: seguro