Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Quadro Noturno

Eu não devo ter medo da noite, porque estou inserida nela. Não devo me sufocar com as horas lentas e com seus minutos que se arrastam pachorrentamente ao longo delas. Devo, ao contrário, sentir-me parte da fase escura, tal um morcego que se mostra confortável de ponta-cabeça. Devo imergir no quadro noturno, como as corujas e certos lobos o fazem, camuflando-se.

Pensar na noite como algo predominante do qual não posso fugir, até o último momento, é algo deveras sufocante, mas se penso na noite como sendo eu parte integrante dela, como um elemento a ela pertinente, a noite não me sufoca, não me amedronta nem me tira o ar. Então, eu exercito minha inserção no corredor escuro, como se eu pudesse ver de dentro para fora e não pudesse ser vista. Isso me faz sentir forte, me faz agente e me encoraja, porque a noite sempre gera mais medo que o dia. Na noite, todos os fantasmas eclodem do nosso pensamento e vêm nos apavorar com sentimentos inevitáveis. Nessa hora, se ressuscita o bicho-papão, que para a gente grande é mais medonho do que para a gente pequena, já que para os adultos ele é concreto. Nossos bichos papões são feitos de restos diários, são fatos pendentes, "grilos bem grilados".

Por isso, sentir-se dentro da noite é o melhor remédio para quem se sente sufocado. O escuro fica mais claro quando se acostuma-se com ele. Experimentar um ambiente escuro por alguns minutos é uma boa tática para se perceber parte dele. Essa percepção da noite a faz menos assustadora e sombria.
Suely Andrade
Enviado por Suely Andrade em 13/09/2017
Reeditado em 13/09/2017
Código do texto: T6112744
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Suely Andrade
Fortaleza - Ceará - Brasil
80 textos (1185 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/17 15:26)
Suely Andrade