Esperança! O mal é esse!

domingo, 13 de novembro de 2016

21:31

Ser livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querermos aquilo que podemos! Jean-Paul Sartre.

Todos os finais de anos, dezenas de textos invadem os meios de comunicação difundindo a importância da renovação da esperança através da indução que o calendário traz de forma implícita! É um tal de citar Drummond e um seu suposto texto que diz da atitude feliz que teve quem decidiu fatiar o tempo! A tão propagada "esperança" não é um bem em si, ao contrário, é ela mesma o próprio mal. A "esperança" nos conduz à aceitação da imutabilidade do momento e á sua classificação como possível no futuro, o que nos tira a condição de entender, aceitar as circunstancias e ver atributos benéficos na única vida que temos, e de buscar transformá-la agora: A presente!

Ter esperança não é "aceitar a possibilidade de vida futura melhor", é antes disso, negar o que há de lógico em viver o seu presente com tudo que possa haver de bom a proveitoso nisso! A promessa de retorno de um passado que tenha sido bom, ou de um futuro que possa ser melhor nos tira do presente, a única existência possível!

Ter "esperança" não é nada mais que viver uma ilusão em detrimento da única realidade! Com a "esperança" vem toda sua família: A ansiedade, a já citada ilusão, a procrastinação, a insegurança, o medo, a ganancia, a inveja, a competição exterior, paradoxalmente, quase sempre tidos como atributos positivos. Até podem ter esse efeito supostamente motivador num primeiro momento, mas certamente será motivo de grande frustração mais tarde, por conta de uma vida inteira vivida no futuro, uma vida que não vê perto de si, não vê ao lado, não vê aqui. Uma vida que sempre estará "lá", longe, inalcançável como fato, na casa da esperança!

Há ainda mais sobre a "esperança": Ela lida com o improvável, com o ilógico, com o risco, e até mesmo com a previsibilidade de que somos pétreos em nossos quereres! E ainda nos submete a fatos e vontades, interferências e influências que estão fora do nosso poder! Esperança? Ah, tá! Vai nessa! Boa sorte! Falando nisso, "sorte" é um dos pseudônimos da tal "esperança"!

Julio Miranda