Experiencia do sofrimento

A experiência do sofrimento

Por Jorge Ribeiro

www.pjribeiro.blogspot.com

jorgeribeiroribeiro@gmail.com

O sofrimento é fruto do desejo. O desejo almeja ser o que não se é ou ter o que ainda não possui, e essa projeção, na grande maioria dos casos, acaba por se tornar uma experiência dilacerante, penosa. É uma experiência dolorosa que se estende além do circunstancial. O sofrimento se apresenta como solidão que envolve a pessoa, exilando-a da sociabilidade e de si mesma, pois a afasta do círculo presencial. Outro modo como a sofrimento se faz atualizado na vida das pessoas é como angústia, ou seja, como consciência pessoal e intransferível da própria finitude. A morte aparece no horizonte da pessoa como possibilidade real, e isso, quando a vida é tomada a sério, provoca angústia, sofrimento. O sofrimento aparece também com desprazer que causa aviltamento e aniquilamento no ânimo do sujeito. Experimentar o sofrimento é fazer uma intensa experiência da dor. Essa é inevitável, enquanto não dependente da própria pessoa para acontecer, mas o sofrimento que decorre de sua atuação é subjetivo, ou seja, meramente particular e intrasferível. A essência primordial da pessoa é a vontade (concordo com Schopenhauer), pois desse âmago nascem os desejos, as buscas, as determinações, dado que o controle de nossas ações dependem do uso que se faz da vontade, mas essa também se percebe como imersa na cegueira do mundo, que é limitada e que não possui controle absoluto da pessoa. Somente quem busca viver com consciência ou autenticidade padece, maiormente, a intensidade do sofrimento. O sofrimento é opcional então? Grande parte das pessoas preferem ignora-lo ou distrair-se, alienando-se em outras experiências e não encarando a sua realidade. É acolhendo, aceitando e, depois disso, uma possível superação acontece. Esconder-se em quaisquer paliativos não elimina o sofrimento, apenas desvia-o numa outra atmosfera. Também a compensação não resolve o problema do sofrimento, dado que encobre a sua realidade com algo que oferte uma sensação de serenidade na pessoa. A experiência do sofrimento é humana, meramente humana (diria Nietzsche), provoca dilaceração, conflitos entre os indomáveis desejos, mas o sonhado repouso e sentido são possíveis com o seu acolhimento. É o desejo insaciável do homem que abre uma fenda indomável em seu ser e sua redenção, isto é, a sua libertação acontece por meio da abertura ao absoluto, a uma experiência de sentido que fundamenta todos os sentidos.

Pejotaribeiro
Enviado por Pejotaribeiro em 13/11/2017
Código do texto: T6170791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.