Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ÁGUA  GELO SOLIFICAÇÃO
CHUVA DE GRANIZO GELO FREZER RADIADORES


       Mas, há ainda um outro importante fenômeno, a saber, o fato de que o gelo tem maior volume que a correspondente quantidade de água. Já vimos que o gelo permanece à superfície da água e, assim, não afeta a vida dos animais aquáticos. Mas acresce outro fato, a respeito do qual poderíamos fazer uma bela experiência, se agora fosse inverno: se você encher um recipiente completamente com água, fechá-lo e deixá-lo ao relento durante uma noite de inverno, na manhã seguinte o encontrará partido em pedaços. A água transformou-se em gelo mas como este necessita um espaço maior que a água, expande-se com tal violência que partiria as mais sólidas paredes mesmo que fossem de aço.
Acontece nos nossos refrigeradores e nos "freezers", interrompeu Gugu.
– Exatamente. Se esquecermos lá dentro, por exemplo, uma garrafa de cerveja ou água mineral o líquido vai se solidificar e vai estourar a garrafa. É também neste fenômeno que se baseia a fragmentação natural das rochas. Se, por exemplo, ocorrer o congelamento da água nas finas frinchas de um rochedo, a força de dilatação dessa água acabará arrebentando o rochedo. Por algum tempo, o gelo ainda manterá, como uma espécie de argamassa, reunidos os vários fragmentos, mas, à medida que o gelo se derrete, os destroços do rochedo se soltam. Tudo bem?
– Tudo bem, respondeu Gugu.
– Por esse motivo – continuou o professor – nas altas montanhas as quedas de pedra ocorrem principalmente durante a primavera e, nas regiões de neve permanente, depois do levantar do sol.
– Agora sei, exclamou Gugu, por que no inverno devemos cuidar com mais cuidado dos radiadores dos automóveis. Já pensou a água se transformar em gelo dentro da serpentina dos radiadores?
– É violento, disse Fulgêncio: a água dentro dos tubos que passam por dentro do bloco do motor para resfriá-lo se congelaria e partiria o bloco dando um prejuízo incalculável para o proprietário do carro.
E não é somente isto! Houve casos em que o motor se rompeu em pedaços detonando tudo e ultrapassando o limite do capô. Nos países onde o inverno é intenso, os motoristas adicionam à água circulante, uma determinada substância que impede o congelamento, pois altera o ponto de solidificação.

Fulgencio
Enviado por Fulgencio em 16/10/2007
Reeditado em 26/10/2007
Código do texto: T697103

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fulgencio
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 78 anos
229 textos (11996 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 11:20)
Fulgencio