Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A prática de esportes e o espírito esportivo

        O esporte é uma forma universal de expressão cultural. Através da prática esportiva, o homem, há séculos, faz intercâmbio com outros homens. Na antiga Grécia, onde nasceram as Olimpíadas, a cultura física era muito valorizada. Naqueles tempos, os jogos olímpicos eram desenvolvidos somente pelos homens. Aliás, às mulheres era proibido mesmo assistir ao grande espetáculo, eis que os atletas exercitavam-se e competiam completamente nus...

Antes de salientarmos os benefícios da prática de esportes, é preciso enfatizar os danos do sedentarismo, um dos males do nosso tempo. Em inúmeras atividades, o homem está sujeito a pouco ou quase nenhum esforço, o que ocasiona envelhecimento precoce. Como qualquer coisa que não é usada, também o organismo vivo se torna “enferrujado”, atrofiado,  decrépito.  E mais: uma vida sedentária também provoca alienação e despersonalização do indivíduo.

A rotina do dia-a-dia oferece certa praticidade, sem dúvida.  Algumas atividades exigem uma constante repetição, pois isto consiste sua própria natureza. No entanto, a vida não suporta, por muito tempo, somente a rotina. Com efeito, a emoção de viver encontra-se na novidade, no problema, na solução, na tensão, no conflito.

        Agora, ressaltamos os benefícios que a prática de esportes proporciona ao ser humano. Por exemplo: fortalecimento orgânico, elevado preparo geral, resistência, velocidade, agilidade. Também, aprimora alguns aspectos da vontade: audácia, decisão, iniciativa, ímpeto de conquistar vitórias.

Assim, a atividade física revela-se de extrema importância para o equilíbrio do indivíduo, em todos os aspectos: físico, emocional, mental,  espiritual. Atividade é movimento, ação, energia. Gera motivação e entusiasmo. O ser humano em constante atividade conquista a estabilidade fisiológica, a alegria de viver.

O homem, por natureza, é um ser lúdico, da mesma forma que os animais. Basta observar um pequeno cão, um gato, ou os macacos no zoológico. Eles jogam, brincam, divertem-se, estabelecem relações lúdicas. O jogo é um fator de união entre as pessoas. Evidencia diferenças. Salienta regras. Por meio do jogo, o homem encontra a si mesmo, e tam-bém seu semelhante.

O jogo é uma atividade sujeita a regras. Cada esporte compreende um complexo específico de técnicas, métodos, formas, movimentos, regulamentos. Somente a submissão a este universo uniformizador e caracterizador de determinado jogo, torna-o possível. Mas, é preciso, também, não perder de vista outra característica muito importante de todo e qualquer esporte: a espontaneidade, seu aspecto artístico e lúdico.

Inúmeras são as motivações que levam o homem a praticar esportes. Além do já evidenciado preparo físico, o homem busca um sentimento de satisfação experimentado na atividade muscular; uma sensação prazerosa de caráter estético, oriunda da harmonia, equilíbrio, beleza e habilidade dos movimentos; uma satisfação pelo fato de demonstrar audácia e decisão ao realizar exercícios e movimentos difíceis. Enfim, tudo isto resulta em desenvolvi-mento da auto-imagem e auto-estima. Outro aspecto a ser evidenciado em relação à prática regular de determinado  esporte é o fato de que o mesmo exige o domínio e técnica de execução de movimentos físicos específicos. Através dele, o atleta  assimila e aperfeiçoa determinados hábitos motores. Desta forma, certos movimentos e ações tornam-se auto-máticos, exigindo menor esforço, proporcionando melhores resultados, elevando a qualidade do jogo.

         Mas, afinal, o que entendemos por “espírito esportivo”? Uma disposição de ânimo favorável, lúcida, carregada de bom senso, que todo atleta  deve desenvolver durante o jogo, seja este de caráter profissional ou amador. Neste sentido,  por ocasião de uma jogada duvidosa, é preferível  conceder a vantagem ao adversário, do que prejudicar preciosas amizades, ou deslustrar o clima de confraternização.

O maior propósito das competições esportivas é o convívio, a confraternização, o desenvolvimento de amizades. Nestes momentos, o espírito esportivo deve prevalecer sempre, em qualquer circunstância, fato que demonstra controle emocional e presença de elevado grau de cultura social.

Do livro do autor "A Arte de Viver"
Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 13/12/2005
Reeditado em 14/12/2005
Código do texto: T85413
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ramiro Sápiras
São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil, 76 anos
57 textos (192566 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 14:04)
Ramiro Sápiras