Confissões -  O Questionário Proust

 

 

      Uma de minhas manias é guardar recortes que penso um dia poderão servir para alguma coisa. Geralmente não servem. Eu os esqueço completamente. Fazendo uma limpeza nesses recortes resolvi jogar fora a maioria. Mas um chamou a minha atenção e resolvi utilizá-lo para uma crônica. Antes de jogá-lo fora.

 

      É um pedaço recortado de não sei qual jornal, provavelmente da Folha de São Paulo, que é um jornal que leio regularmente. Assim como o Estado de Minas. Já está amarelado, mas ainda dá para ler. Informa que o escritor francês Marcel Proust gostava muito de um jogo de salão. Bem se vê que na época em que viveu não tinha televisão nem computador. Aliás, não tinha quase nada que diverte o mundo hoje. Esse jogo teve início na Inglaterra, na época da rainha Vitória e se chamava Confissões. Hoje é conhecido como Questionário Proust. Aliás, ele ficou conhecido assim desde a época que o velho Marcel gostava de brincar com ele. E está confirmado: recortei da Folha. Pois no recorte que tenho as perguntas são feitas pela Folha. E quem responde é Fernanda Torres.

 

    A Malu já anda por aí brincando de fazer entrevistas. Muito boas por sinal. Com isso vamos conhecendo melhor nossos amigos. Inspirada nela resolvi postar aqui as perguntas. E convidar a todos os que lêem esta crônica a respondê-las. É um convite. Acho que seria interessante e quem pensar como eu, faça a sua própria crônica colocando suas respostas. Espero que a Malu não se zangue comigo. Afinal a idéia dela foi tão boa que já está dando frutos.

 

     Para dar o exemplo vou responder aqui às perguntas sem alterar nenhuma. Vou me colocar no fogo. 

 

  Vamos então as perguntas que Proust tanto amava. E as minhas respostas.

 

     Qual sua idéia de felicidade completa?

      - A minha idéia de felicidade completa é que felicidade completa não existe. Existem momentos de felicidade e estes podem ser vividos de várias maneiras. Mas é preciso principalmente estar bem consigo mesma.    

     Com qual figura histórica mais se identifica?

      - Eu não me identifico com nenhuma figura histórica embora admire muitas. Mas se existe alguém que eu gostaria de ser, não se trata exatamente de uma figura histórica, mas de um mito: Lilith, a outra mulher de Adão, a primeira feminista da qual tive conhecimento.

 

     Qual a pessoa que mais admira?

     - Não posso colocar uma só no panteão. Admiro principalmente as mulheres de minha família. Minha avó Maria, minha mãe Zenita e minhas irmãs. Mas se é necessário escolher uma, escolho minha irmã Márcia: pela alegria de viver, pelo desafio aos obstáculos, por ser capaz de compreender o outro e ser dona de uma infinita bondade.

 

      Quais suas características mais marcantes?

       - Sem dúvidas, essa é a pergunta mais difícil. Falar da gente mesmo é complicado. Sou pisciana e embora não acredite em horóscopos, tenho essa dualidade que é característica do pisciano: sou extremamente racional e ao mesmo tempo vivo com a cabeça nas nuvens. Uma louca vive em mim e me faz imaginar coisas que a razão não aprovaria nunca.

 

       Qual sua característica mais deplorável?

        - Não tenho a mais deplorável. São muitas. Sou preguiçosa, comodista e desorganizada. Lerda mesmo.

 

       Qual a característica que mais deplora nos outros?

        - A capacidade de mentir com a cara limpa.  

        Qual sua maior extravagância?

        - Comprar livros. Compro muito mais do que consigo ler.

 

       Qual a sua viagem predileta?

          As que eu fazia para Ouro Preto para freqüentar os Festivais de Inverno.

 

        O que lamenta não ter feito?

         - Conhecer o mundo quando era jovem e tinha disposição para isso.

 

        Qual o maior amor de sua vida?

         - A própria vida.

 

        Onde e quando foi mais feliz?

        Aqui e agora. Sempre.

 

        Qual a sua maior realização?

        - Ter me tornado uma educadora.

 

        Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?      

       -Eu mesma, mas mais bonitinha.Bem branquinha e de cabelo ruívo. Cheia de sardas      
       
Qual sua ocupação preferida?

       - Ler e escrever. Nesta ordem. Também gosto de cozinhar: mas só uma vez por semana.

 

       Qual a qualidade que mais admira em um homem? E em uma mulher?

       - Valendo para os dois: a integridade.

        O que mais valoriza nos amigos?

         - O respeito e a sinceridade.A disposição para ouvir.

        Quais são os seus escritores favoritos?

         - Os que escrevem bem.

         Qual o seu maior herói na vida real?

         - JK, o nosso presidente. Ele teve um sonho e foi atrás dele.

          Como gostaria de morrer?

          - Não gostaria. Mas já que preciso, tranquilamente. Sem ficar doente.E bem velhinha.

          Qual é o seu lema?

           Como boa pisciana tenho dois:

            A – ser coerente comigo mesma – pensar, falar e agir da mesma forma. Embora possa mudar de opinião porque mudar de opinião é um privilégio do ser que evolui.

           B - uns versinhos do Álvaro Moreyra, poeta gaúcho: vida, se eu fosse exagerado/ olhando para o meu passado/ era capaz de pedir bis.

 

          Bem, refaço o convite. Respondam ao questionário Proust para nos conhecermos melhor. Mas coloquem um título identificável.