Entrevista de Me Morte no site Recanto das Letras - por Rommel Werneck

ENTREVISTA COM A ESCRITORA MARIÂNGELA PADILHA (ME MORTE), POR ROMMEL WERNECK

Mariângela Padilha

Pouso Alegre - MG. Pseudônimo: Me Morte

FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL:

Superior incompleto na área de Administração de Empresas, trabalhei para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, também fui Coordenadora do Centro de Reeducação Municipal, atualmente trabalho na Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, MG.

O QUE VOCÊ MAIS ESCREVE?

Me Morte: Poesias e contos. Eventualmente arrisco um romance.

E A PROSA?

Me Morte: Adoro prosa. Tenho já alguns livros prontos para impressão e vários contos.

QUANDO VOCÊ COMEÇOU A PRODUÇÃO LITERÁRIA? QUAL FOI SEU PRIMEIRO CONTATO?

Me Morte: Eu escrevo desde que me conheço por gente, com cinco anos já dizia que seria escritora, mas há pouco tempo que comecei a divulgar meu trabalho nesse sentido. Creio que há uns dez anos, no máximo.

HOUVE FASES LITERÁRIAS EM VOCÊ? FALE UM POUCO SOBRE SUA TRAJETÓRIA

Me Morte: Comecei fazendo poesias. Tive uma fase romântica, depois passei a escrever poesia social e só há pouco tempo, poesia gótica. Acho que minha fase gótica veio com a internet. Prosa, só arrisquei há uns três anos e confesso que adorei a modalidade e hoje estou viciada.

QUAIS SÃO AS SUAS INFLUÊNCIAS LITERÁRIAS E NÃO-LITERÁRIAS?

Me Morte: Augusto dos Anjos, Charles Baudelaire, Fernando Pessoa, Alvares Azevedo, são alguns que gosto muito, mas confesso que curto muito os novos autores interneteiros, aqueles desconhecidos, mas que fazem um barulho enorme aqui no mundo virtual. Entre esses Ivy Gomide, Giselle Sato, Flávio Mello, curto muito o trabalho dos desenhistas e parceiros, Rafael Pereira e LUCASI, admiro demais o dinamismo de Paulinho Dhi Andrade, e muitos mais. Eu me espelho em talentos vivos. Acho que aprendo com eles e me inspiro para escrever a partir deles e suas obras.

QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS?

Me Morte: Tantos... Eu acabei de lançar dois ebooks, Liberdade Condicional, um romance policial, e Poemetos, um livreto de poemas curtos e fortes, bem ao estilo Me Morte; estou participando de alguns concursos, desde poesias até um de história infantil, o que muito me agrada; lancei também em parceria com Rafael Pereira nossa revista em quadrinhos e trabalho na divulgação; acabo de participar de uma revista guia em minha cidade com reportagens sobre o esporte e fundação da cidade; mas o que está tomando todo meu tempo é a confecção do livro impresso “A Lenda do Corpo Seco”, fui convidada a lança-lo pela Editora Biblioteca24 x 11 e conto com o apoio do sempre parceiro René Ociné na diagramação. Acho que isso que me motiva estar sempre com vários projetos em andamento, não parar jamais. Eu amo o que faço.

Ah, sem falar dos Concursos do Vale, atualmente estamos com a edição do Dia dos Namorados, em parceria com “A Turba Literária”.

O QUE VOCÊ PODE FALAR SOBRE O BLOG POESIA RETRÔ?

Me Morte: Muito me agradou o projeto. Confesso que fiquei meio perdida na hora de fazer um poema assim, mas por que admiro muito e meu sonho de consumo era produzir um poema nessas condições. Eu sou fã do Romantismo dos anos Vinte e a poesia retro me traz essa alegria, poder voltar à era de tantos gênios da nossa literatura.

EXPLIQUE O VALE DAS SOMBRAS, FALE UM POUCO SOBRE ESTE MARAVILHOSO ESPAÇO

Me Morte: O Vale das Sombras é uma comunidade do Orkut criada em 23 de fevereiro de 2006 com a finalidade de ser um ponto de encontro entre jovens que curtem poesia gótica. Com o passar do tempo criou-se um estilo próprio onde se separou estilo gótico tradicional e surgiu um novo, o sombrio. O lema tornou-se : “Somos um bando de jovens, de corpo ou alma, que acredita que estilo gótico é arte e não precisa ser rotulado de louco ou depressivo.”

Surgiram os concursos, depois o blog, o site no Portal Ning e os Ebooks, onde reunimos artistas e escritores do Vale e seus trabalhos no estilo.. Estamos na Edição IV. Hoje se criaram filiais do Vale das Sombras pelo Brasil, temos uma em Alagoas, outra em Minas Gerais e uma sub comunidade, o Vale das Sombras Brasil, criado em 24 de setembro de 2008, quando a comunidade original foi deletada pelo Orkut, a partir de uma denuncia anônima, e precisávamos de igual para que se lançasse um abaixo assinado reivindicando sua volta. Os profissionais do Google analisaram a questão e nove dias depois, em 03 de outubro de 2008 a trouxeram de volta, para alegria de todos.

Esse é o Vale das Sombras, um lugar para que deixemos nossos poemas e textos sombrios sem o preconceito normalmente encontrado em outras comunidades.

E QUAL O TEXTO QUE VOCÊ MAIS GOSTA? OU O Q VC ESTÁ CURTINDO NO MOMENTO?

UMA VEZ Q NÓS ESCRITORES

SOMOS MUITO CRÍTICOS E NÃO CONSEGUIMOS NOS DECIDIR....

Me Morte: Meu melhor texto é meu conto “Cilada”, indico a quem quiser conhecer aqui no site do Overmundo:

http://www.overmundo.com.br/banco/cilada

Eu gosto muito de Profecia e Soneto, ambos de Rommel Werneck, Pássaro da noite de Denise Severgnini e muitos outros.

E QUAL O ESTILO MUSICAL OU ARTÍSTICO QUE MAIS SE RELACIONA OU EQUIVALE A SEUS TEXTOS?

Me Morte: Eu amo rock, mas gosto de vários outros estilos. Eu costumo dizer que vou do rock ao clássico e daí surgem minhas melhores inspirações.

HÁ QUANTO TEMPO ESCREVE NO RL?

Me Morte: Desde os primeiros dias de 2009, creio que me inscrevi lá no dia 1 de janeiro, se não me engano.

QUAIS ESCRITORES DO SITE VOCÊ INDICA?

Me Morte: Carlos Cruz, Giselle Sato, Rommel Werneck, Denise Severgnini, Maria Gorete Rocha, Lu Siqueira e muitos outros...

QUAL TEXTO SEU VOCÊ INDICA?

Me Morte: Meu poema preferido é “Coma”, eu sempre que posso o leio e dele me sai inspiração para muitos outros, mas prefiro as inspirações alheias, como “Meu Coração está vazio” de Lu Siqueira e “Acabado” de Sutini, são poemas que adoro.

EU, Rommel Werneck, indico este :

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/1457806

COMO É UMA POESIA GÓTICA DE QUALIDADE?

Me Morte:

Eu não curto poesia de suicídio. Costumo dizer que alguns deturpam o goticismo quando interligam o estilo a esse fator e outros como violência, canibalismo e demais aberrações. Eu acho que o goticismo de verdade é arte. É saber versar sobre a morte de uma maneira bonita, ver a beleza dos sentimentos tristes, o erotismo dos demônios, a fantasia dos vampiros regada a muito romantismo. Eu sou da opinião que onde tem talento a tristeza fica bela. Nada de morbidez exagerada ou poemas depressivos.

Eu não sei se esse é o significado de goticismo, o que sei é que é esse goticismo que eu prego no Vale e na minha vida.

ANTOLOGIA ME MORTE:

Me Morte: Eu já participei de várias antologias pelo Brasil, mas agora estou trabalhando num livro só meu, um romance infanto juvenil “A Lenda do Corpo Seco”, que indico a todos e estará a venda nos próximos dias. É uma história de ficção sobre uma lenda urbana aqui de minha cidade, onde crianças tentam desvendar a história do antigo morador de um orfanato, que segundo boatos, se tornou um corpo seco, um morto-vivo.

PANORAMA: Destaca-se a escritora por seus projetos literários na internet e embora desenvolva literatura gótica, há presença de mais vertentes sendo Me Morte uma escritora de literatura rica e excelente programação.

PÁGINA DA ENTREVISTADA ME MORTE

www.memorte.recantodasletras.com.br

PÁGINA DO ENTREVISTADOR ROMMEL WERNECK

http://www.recantodasletras.com.br/autores/rommelwerneck

VALE DAS SOMBRAS

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=8910225

www.valedassombras.ning.com

www.valedassombrasmemorte.blogspot.com

POESIA RETRÔ, A POESIA DE SEMPRE

http://poesiaretroapoesiadesempre.blogspot.com/ http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1586748

Rommel Werneck