Entrevista de Me Morte na Comunidade "A Lenda do Corpo Seco" - por Paulinho Dhi Andrade e outros...

Paulinho

Entrevistando a Me!

Nete tópico venho fazer algumas perguntas para a escritora Me, sobre sua carreira, sonhos, práticas do dia-a-dia e etc e tal...

Que fique bem claro que se a pergunta não for de interesse público e a entrevistada não desejar responder, que tal atitude seja respeitada, pois a entrevistada tem todo o direito de usufruir de sua privacidade.

ENTÃO VAMOS A PRIMEIRA PERGUNTA...

Paulinho

PERGUNTA:

Me, quando começou a se interessar por literatura?

†††Me

(valeu Paulinho, vc não existe...)

Desde sempre, não me lembro de uma data específica. Eu sempre inventava histórias e mesmo antes de aprender a ler já tinha meu "caderninho da viração", que no início minha mãe pensava se tratar de um diário, mas depois, quando me perguntaram, foi que eu disse que era meu primeiro livro como escritora. Eu devia ter meus cinco anos de idade nessa época.

Depois fui lendo na escola, começei a criar os primeiros poemas (uma porcaria, por sinal, rs) e foi aumentando até que, há cinco anos mais ou menos, comecei com prosa

AND

Me, o pq de.. nomes, sentimentos... 'sombrios'!?

Gradicida.. soh pra rimar c/ homicida, trucida.. rs coisas do Vale sombrio... ;P

†††Me

foi uma forma que achei de enfrentar os medos, eu acho...

a morte faz parte de nosso dia a dia, todos vamos morrer, então por que o medo?

dizem que, de tudo na vida se deve tirar o lado bom, então por que não tirar o bom dos sentimentos sombrios? claro, vão dizer: o que pode haver de bom nesses sentimentos? nada...mas com certeza vai ficar pior ainda se fingirmos que não existem...

daí a necessidade de jogá-los para os versos ou a literatura, assim os enfrentamos com mais naturalidade.

eu não fujo mais deles, hoje eu vejo o lado bonito dos sentimentos sombrios num bom conto ou poema.

Paulinho

Pergunta:

Tem alguma educação religiosa?

†††Me

Como 90% dos brasileiros, nasci e fui criada na Igreja Católica, mas com o passar dos anos, não praticante, busquei conhecimentos espirituais diversos e hoje: Acredito em Deus, pratico o acho ser o certo (ajudo meu semelhante na medida do possível, sem ir muito a templos) e pronto.

Paulinho

Pergunta:

Acredita que a Midia eletrônica substituirá a Escrita?

†††Me

Talvez num futuro remoto, por enquanto acho que não existe nada como o corpo a corpo e para isso nada melhor que a mídia impressa, os folhetins, jornais, etc...

Eu ainda pago pra ver a mídia eletrônica ultrapassar o estrago bom que a impressa faz.

Mas não tiro o mérito do mundo virtual, acho que é uma porta forte e segura para o mundo, mas costumo fazer uma comparação: "e book é paixão", "livro impresso é amor", pra sempre.

AND

Obrigada Me, e SORTE nos seus projetos!

Paulinho

Pergunta:

Como encarou a nova reforma da língua portuguesa? Acredita que tornou-se melhor a escrita o ainda falta algo para que se possa ter como original a língua brasileira?

†††Me

Eu não gostei da reforma. Sou da opinião que como estava já era complicado, imagine ter que mudar a essa altura.

Confesso que ainda to aprendendo as novas regras. Por vezes me pego errando as velhas, que dirá as novas, rs

Eu adoro inspiração, adoro inventar histórias, criar poemas, tenho uma facilidade de versar libido que as vezes me assusta, mas, sempre peço ajuda ao dicionário depois de pronto. Os contos aos amigos, nunca consigo fazer uma correção sozinha. Acho que é porque não gosto de regras, gramática é corrente, prefiro a liberdade (vão me crucificar agora).

Bom, ainda tenho que decorar essas novas e ainda nem decorei as velhas

Paulinho

Pergunta:

Você acredita que se as lendas fossem recontadas em livros da forma como eram antigamente, ao invés de passarem por uma reforma como já aconteceu com muitas hoje em dia, seria muito mais viável à nossa cultura?

†††Me

Com certeza! Acho que quando se reforma uma lenda, ao contrário do que se afirma, o que fazemos é criar outra totalmente inferior.

Uma lenda é perpetuada nos livros. Qualquer modernidade em cima dela, no meu entender, é como fazer uma cópia disvirtuada. E olhe, não é questão de não aceitar a modernidade, e sim de não aceitar que se mexa no que já se tornou patrimonio, com certeza.

Eu sou a favor de que a modernidade nos traga inovações, não reformas.

Paulinho

Pergunta:

Monteiro Lobato teve e ainda tem uma grande importância na área literária e cinematográfica, qual outro escritor você daria tal importância?

†††Me

Com certeza Machado de Assis. Eu adoro Monteiro Lobato, mas o romantismo de época de Machado de Assis, para mim, vem em primeiro lugar.

Eu cresci lendo e imaginando como seria escrever um romance nos seus moldes. Acho que nenhum outro escritor deixou tanto para a literatura como ele.

Claro, tem muitos outros escritores igualmente importante, mas é uma questão de "fã" mesmo minha paixão por ele

Paulinho

Como encara a existência de um escritor na formação educacional de um indivíduo comum em cidadão?

†††Me

Toda uma carga de cultura que vem por trás de uma obra, costumes, o estilo, a linguagem...É como se aprendêssemos um pouco a cada livro, aperfeiçoamos nossa escrita, vocabulário; abrimos nossa mente, aprendemos a desenvolver nosso lado criativo, etc...

Acho que é uma lavagem cerebral ao contrário. Desde o jardim de infãncia já sentamos ao lado da professora para ouvir e aprender a contar historinhas. Daí vamos crescendo e junto vem os ensinamentos dos mentores do passado, de várias épocas, cada um deixando sua carga de conhecimento e sua contribuição para o desenvolvimento de nosso caráter.

Eu acho muito importante esse lado da educação e constantemente vejo os danos provocados pela falta dela no dia a dia de nossas comunidades.

Paulinho

Pergunta:

Qual escritor você recomendaria hoje para uma criança na sua primeira leitura?

†††Me

É meio egoísta supor que uma criança va ter uma primeira leitura em determinado momento. Hoje em dia nosso primeiro contato com o livro, virtual ou não, já é no Jardim de Infância. Eu indico a leitura em si, essa é essêncial. Já na fase da pré adolescência um Monteiro Lobato vai bem.

Mas o que eu costumo dizer é para que as crianças cultivem as velhas histórias. Aquelas que fizeram nossa cultura ser o que é. Criança precisa de fantasia e a cultura infantil precisa ser preservada. As histórias do folclore, a "Mula Sem Cabeça", "Saci Pererê" e tantas outras que fazem da infância um momento único na vida de todos

Máximo dicas pra vc

Pergunta:

ola , Gostaria de saber Quando E Como VC Teve A ispiração para criar a

╬Me Morte╬ rsrsrs....

Que pelo visto esta decolando Super bem...

†††Me

Aqui na minha cidade eu sempre divulguei um lado totalmente diferente de escrever. Eu fazia poesia social e crônicas. Eu fui colaboradora durante dois anos de um jornal impresso, o "Sul das Geraes" e conquistei alguns prêmios literários pelo Brasil, todos como poetisa.

Bom, eu queria diversificar. Sentia necessidade de aperfeiçoar meu lado prosa, o gótico também, pois sempre senti vontade de fazer versos sobre o que as pessoas mais temem, a morte; e também o lado de libido. Mas queria uma divulgação maior.

Eu sempre fui da opinião que mistério atrai mais a atenção e foi seguindo essa linha de raciocínio que criei a "Me Morte" das letras. Era uma página fake que eu já tinha e que adaptei para a escrita. Foi crescendo e percebi que estava certa, o retorno foi grande e hoje é isso, no mundo virtual, onde tem meu nome (Mariângela Padilha) tem Me Morte, inclusive na Biblioteca Nacional, hoje eu registro tudo com nome e pseudônimo.

Paulinho

Pergunta:

Você é uma dessas pessoas que acredita que o brasileiro não lê?...

†††Me

Eu acho que o brasileiro não lia e hoje lê um pouco mais. Ele tem um gde acesso à leitura hoje em dia, o que falta ainda, é hábito de ler coisas que realmente acrescentem. Com a internet, msn e portais como o orkut, pouco se lê, mais se socializa, sendo que os livros estão todos ali, basta fazer disso um hábito.

©laudio

1-De q se trata a história? Lenda local? Lenda criada? Lenda onde vc fez modificou algo? ???

2-Já li alguns contos eróticos seus, além erotismo não ser "a minha praia", vc pretende publicar um livro nesse estilo tb?

3-No livro tem uma foto, de seu rosto?(curiosidade!)

†††Me

1-De q se trata a história? Lenda local? Lenda criada? Lenda onde vc fez modificou algo? ???

História de ficção inspirada numa lenda local e bem antiga.

2-Já li alguns contos eróticos seus, além erotismo não ser "a minha praia", vc pretende publicar um livro nesse estilo tb?

Sim, pretendo com certeza. Mas esse livro não tem nada de erotismo, é leitura infanto juvenil.

3-No livro tem uma foto, de seu rosto?(curiosidade!)

Digamos que eu reservo uma surpresa para o lançamento do livro. Só isso.

Paulinho

Pergunta:

Como escritora, você acha que o preço de um exemplar custa além do que uma pessoa assalariada possa pagar ou vê isso de uma outra forma?

†††Me

Eu ainda não sei o preço de capa de meu livro, mas se vc pensar pelo lado do valor emocional de um livro (como um presente), está até bem em conta. O assalariado não pode sair comprando livros, deve contar com as bibiotecas públicas e internet, mas sempre pode presentear alguém querido uma vez ou outra com um. Claro que toda campanha quanto a redução do preço de um exemplar é bem vida, mas deve-se pensar nos custos de cada profissional que trabalhou para confeccioná-lo.

No mais, cultura devia ser de graça, eu receberia meus direitos autorais do governo, rss...(que sonho!)

Paulinho

Pergunta:

O que a motiva a escrever ?

†††Me

Nossa, que pergunta!

Sei lá...Quando vejo já to escrevendo. De dia, de noite, no trabalho, acho que o simples fato de estar viva me motiva, eu escrevo em todas as horas, ruins ou boas. Mas tenho um público fiel. Ou amam o que escrevo ou detestam. Para mim o importante é que leiam.

Paulinho

Pergunta:

Já pensou em escrever somente para crianças, ou o público adulto a atrai mais?

†††Me

Não é questão de atração, mas de inspiração, eu escrevo por inspiração. Tenho um livro pronto para crianças de 5 a 10 anos de idade; tenho para adolescentes dos 12, 13, 14 e mais; tenho para adultos e para os "bem adultos" (rs); acho que a diferença é que sempre foi a Mariângela que escreveu para os pequenos e a Me para os adultos. Como esse livro é o primeiro impresso eu juntei as duas na sua autoria.

Paulinho

Pergunta:

O que tem a dizer sobre incentivos culturais no Brasil?

†††Me

Por mais que se diga que o quadro político do Brasil mudou, eu ainda acho que é muito pouco o que se destina a cultura por aqui. Falo de descaso mesmo. Não se investe tanto quanto se deveria em Cultura no nosso país.

Mas prefiro falar de literatura (afinal trabalho numa Secretaria de Cultura, não pega bem, rs).

Paulinho

Pergunta:

Tem algum outro livro em andamento? Qual?

†††Me

Tenho um livro de poemas que está pronto, um de contos, um infantil, um policial e outros em projeto ainda. Mas eu dependo de patrocínio, fico na moita, só esperando, rs

Paulinho

Pergunta:

Por falar em patrocínio, o que tem a dizer a respeito de: Produção Independente?

Acha que financiar sua própria obra é viável tanto quanto ser financiada?

†††Me

Qualquer produção é viável! Não importa se sou eu ou terceiros que patrocinam, o importante é a qualidade final do produto e uma boa divulgação. Mas o caminho é árduo mesmo, na maioria das vezes um escritor fica conhecido e tem seu trabalho reconhecido quando já não vive ou então nem assim

Paulinho

Pergunta:

Na sua visão, o que falta para uma escola ser considerada razoavelmente satisfatória para o aprendizado?

†††Me

A escola tem que dar condições ao aluno para um bom aprendizado, ou seja, todo suporte, desde merenda, acesso a material didático impresso e informatizado e um acompanhamento durante todo o processo. Mas isso é uma questão muito abrangente. Para uma criança aprender tem que se levar em conta a capacidade de cada um, decorrente do ambiente familiar e seu desenvolvimento. Muita criança chega a escola desnutrida e por isso com uma capacidade limitada para novos conhecimentos. Aqui no nosso país esse é um problema que deve ser atacado na raiz e para isso precisamos de programas sociais adequados ao quadro de cada região.

Paulinho

Pergunta:

Há quem considere o Brasil um país de terceiro mundo, na sua concepção, isso é um fato ou é arbitrária essa afirmação?...

†††Me

O Brasil já foi um país de terceiro mundo, hoje em dia é falso afirmar isso. Eu vi uma alavancada do nosso país nos últimos anos rumo ao desenvolvimento a tal ponto que os outros países da América do Sul já o seguem como exemplo. Ainda existe muita injustiça social, mas podemos dizer que hoje caminhamos em busca das soluções com mais tranquilidade.

A mortalidade infantil, que é um fator primordial na classificação de um país, comparada com os anos 60 e 70, está com um índice bem mais aceitável para um país tão grande como o nosso.

Paulinho

Pergunta:

Como encara a Bienal do Livro, um jogo de marketing ou um grande apoio à Cultura?

†††Me

Uma troca de experiencias, uma ferramenta de divulgação corpo a corpo, um exercício de cultura...Tudo que envolve literatura é válido, o que não pode mais é existir "escritores de gaveta

Paulinho

Pergunta:

Em relação à críticas; para você, o que é uma crítica construtiva

†††Me

Crítica construtiva é dizer "isso está ruim, mas podia melhorar assim..." ou "olha, esse texto precisa disso e daquilo...", ou mesmo "É bom porque...". Eu odeio comentários do tipo "Gostei" ou "Odiei", sem dar chance de se aprender com ele.

Paulinho

Pergunta:

Além da literatura, qual outro tipo de arte atrai tua atenção! E por que atrai?...

†††Me

Desenho eu admiro muito; pintura, eu gostaria muito de ter aprendido e não tive oportunidade; música eu amo de paixão, tentei aprender violão, mas não tenho o menor talento pra isso, não consegui, por isso apenas escuto...Acho que essas são minhas preferencias.

Paulinho

Pergunta:

Se fosse para morar em outro país, qual escolheria e por quê?...

†††Me

Portugal, com certeza.

Primeiro pelo idioma, eu prefiro um que eu entenda, rs. A cultura, a história, os castelos, a comida, o clima...tudo faz com que eu admire muito esse país. Mas sou suspeita, sempre tive essa predileção por esse cantinho europeu.

Paulinho

Pergunta:

Entraria para o mundo da politica?...

†††Me

Não. Primeiro, por pura falta de admiração pela carreira, eles são necessários sim, mas eu não seria um deles.

Eu trabalho ao lado de políticos e posso dizer, com absoluta certeza, não tenho nenhum talento para tal

Paulinho

Pergunta:

Da época de criança, qual sonho conseguiu realizar?

†††Me

Quando criança eu sonhava ser escritora, daquelas com livro publicado e reconhecimento. Acho que toda criança sonha alto, rs

Mas eu me sinto realizada tentando, com certeza.

Tive outros sonhos depois de grande e procuro alcançá-los na medida do possível, com os pés no chão. Acho que o único sonho que me foi impossível foi o de ser médica cardiologista, esse não deu. Mas não sonho mais com isso, hoje não teria mais estômago.

Giovani

me, vc já fumou maconha?

hein?!

hehehe.

†††Me

não meu caro, mas confesso que durante um bom tempo tive curiosidade em saber como era, que sensação seria, mas não tive coragem, rs

Paulinho

Pergunta:

O que tem a dizer sobre a nova epidemia, GRIPE SUÍNA? Acredita que é realmente uma epidemia ou uma trama internacional para encobrir fatos não cabiveis ao nosso saber?...

†††Me

Uma trama mundial não, eu acredito mais numa consequencia da maneira relapsa com que tratam a saúde pública no mundo, vejam o caso do lixo que veio parar no Brasil. As autoridades deixam para ser organizadas e profissionais quando já se instaurou o surto.

Eu ouvia sobre gripe suina com foco´no México e ninguém usava de medidas preventivas nos aeroportos. Bastou se cobrar e montaram um esquema monstruoso. Por que se espera a cobrança? Eu sou mais de medidas preventivas para tudo.

Paulinho

Pergunta:

Acredita que o Brasil realmente tenha acabado com a paralisia infantil?

†††Me

Eu penso que sim, se não, me enganou direitinho, rs

Faz tanto tempo que não fico sabendo de um caso, espero que essa doença tenha evaporado.

♥ Valéria

Me

sobre o seu livro, pelo que li desta entrevista, vc já respondeu. Agora, como cidadã eu gostaria de saber sua opinião sobre essa campanha da midia em rechaçar o uso de sacolas plásticas de supermercados.

Paulinho

Pergunta:

Acredita na possibilidade das pessoas se comunicarem através do pensamento?

†††Me

Valéria

Tanta gente preocupada com o meio ambiente no mundo e fica aquela pergunta: "Será que ainda dá tempo?". Eu acho viável sim a preocupação com as sacolas plásticas, afinal ainda resta o ditado: "antes tarde do que nunca" não é mesmo...?

†††Me

Paulinho

Eu acredito sim. Sou da opinião que bastaria o exercício de aprender a usar, pois que o dom todos temos, embora a maioria não saiba. Não dizem que usamos uma mínima parte de nossa capacidade cerebral? Eu conheci uma pessoa que lia os pensamentos, acho magnífico!

♥ Valéria

entendo. Então esta certo. Parece que so euzinha penso errado. Tipo: vc já ouviu falar sobre a teoria da conspiração não é? Pois é o que eu penso. Porque como essa gente pode dizer em quantos anos um material plástico se decompõe, se ainda não vivemos o suficiente para saber? Outra coisa, se fosse assim tão maléfico porque as industrias ainda produzem? E mais, porque os proprietários dos supermercados, como Abilio Diniz, não muda as sacolas do supermercado dele para a de papelão?

Me... desculpa, sei que aqui é sua entrevista, mas eu queria ouvir sua opinião e deixar vc me responder sobre as minhas... será que estou certa? ~^

Paulinho

Pergunta:

O que em a dizer sobre a doação de orgãos?...

†††Me

Muito mais fácil se imaginar uma conspiração mundial que um descaso com a saúde pública, dá mais ibope. O mundo é assim desde a antiguidade, vamos assumir que somos inteligentes o suficiente para bolarmos planos mirabolantes, mas jamais deixar o mundo saber de nossa incompetencia e interesses diferentes da maioria. "O que conta é o dinheiro, se alguns vão sofrer com isso, isso é consequencia". Não é assim?

Bom, Valéria, isso também explica sua pergunta sobre empresários como Abílio Diniz, será que ele tem tempo para se preocupar com sua futura geração? Ou sua preocupação imediata seria em aumentar seu patrimônio? Desde que o mundo é mundo que vemos pessoas preocupadas em acumular riquezas, sem ao menos cogitar a idéia de que para isso estão condenando gerações futuras a não sobreviverem.

Quanto a saber qto tempo dura uma sacolinha...Acha mesmo isso que falou? Para um ser que descobriu a cura para tantas doenças, que batalha corajosamente a cura do cancer, do HIV, que descobre coisas esplêndidas como fósseis e seus costumes em épocas passadas, que vai a lua, etc...etc... Claro que mata, rouba, cria bombas, armas químicas e tanta atrocidade, mas...Esse ser teria dificuldade para saber quanto tempo dura uma sacolinha plástica?

Eu acho que é um tema para se pensar Valéria, no mínimo pensar

†††Me

Paulinho

Essa pergunta vem bem a calhar. Doação de órgãos. Tantos dependem dela para alguns anos a mais de vida. Tanta criança, adulto, pessoas que não pediram para nascer, mas que uma vez vivas tem que dispôr de todos os meios para prolongar sua estadia por aqui.

Uma pessoa morre e pronto. Tudo dela vai acabar. Então por que não doar para que outras tenham uma chance a mais?

O ser humano não é egoísta, mas sim medroso. Tanta gente faz da doação de órgãos um comércio rendável. São desumanos. As pessoas temem esse tipo de atitude. Como se declarar um doador e correr esse risco? Ou então duvidam da capacidade de nossa medicina. Como saber se alguém realmente está morto? São fantasmas que assustam e que fazem cada vez mais órgãos apodrecerem sem que cumpram seu papel de salvar vidas.

Também a organização mundial de doação de órgãos não conta com uma estrutura adequada às necessidades das filas de espera. Pessoas morrem, comunicam e mesmo assim, não conseguem chegar a esse órgão em tempo ábil.

São tantos os motivos que fazem da doação de órgãos um sonho ainda.

Muitos casos se concretizam, muitas pessoas conseguem essa alegria. Mas em contrapartida outras milhares morrem sem ao menos uma chance de sonhar.

Eu acho que precisamos de mais gente enganjada nesse problema, mas pessoas sérias e disponíveis a ajudar, muita divulgação e campanha, muito mais que se imagina.

E boa vontade de todos.

♥ Valéria

Me, obrigada pela resposta. Eu penso exatamente assim. Porque uma coisa é vc estudar fosseis e determinar quantos milhões de anos se passaram. Eles estão impressos no material. Descubrir cura para doenças, é uma questão de observar a metamorfose das celulas, saber como elas de comportam, fazer experimentos. Agora saber a vida util de um material plastico, vc precisa esperar ele envelhecer 400 anos para depois saber o que acontece com ele, não é verdade? Há 400 anos nem existia material plastico. Só iremos saber isso daqui 400 anos... ou não? :o

†††Me

Eu tenho certeza de que nossos cientistas ja descobriram um método de testar esses materiais para avaliar seu tempo de vida, afinal hoje a quimica faz de tudo um pouco, sem precisar esperar o tempo passar para avaliar. Mas isso, para nós leigos, costuma ser incompreensível, concordo. Eu acho mesmo que vc deveria pesquisar nesse campo para saber "métodos usados", "quem testou", "quando", "qual universidade", etc... Só assim se pode dar um parecer mais seguro, sem questionar os profissionais que estudaram anos com afinco para poder determinar essas e outras coisas importantes da nossa ciencia.

Bom, essa também é uma opinião de leiga, assim como a sua. Apenas acho que esses profissionais não tem porque mentir numa avaliação desse tipo, seria improvável, não é mesmo?

Paulinho

Pergunta:

Sobre pedofilia... Como encara o fato de haver tanto abuso sobre a inocência infantil?...

†††Me

O ser humano está doente, esse é um tema que ainda

não consigo encarar sem ser passional.

O que faz uma pessoa sentir desejo por uma criança? Perversão? Acho que o mesmo sentimento que a leva querer sexo com um animal talvez, afinal o animal é tão ingênuo qto a ela. Mas o estrago que faz na vida de uma criança é enorme, quando sobrevive, pois na maioria dos casos o pedófilo mata sua vítima no intuito de não ser descoberto.

Eu abomino qualquer tipo de sexo bizarro, mas pedofilia para mim não faz parte desse contexto, pedofilia é crime cometido por uma pessoa com uma doença incurável. Não adianta prender um pedófilo acreditando que ele se recuperará. Ele sairá da cadeia com os mesmos desejos, pedofilia não tem cura. Acho que 90% dos casos voltam a cometer os mesmos atos. Os outros 10% não cometem por medo da cadeia, mas continuam olhando, desejando, enfim, doentes como sempre foram.

Esse tema é muito polêmico e seria fácil dizer que lugar de pedófilo é na cadeia. Sim, todo pedófilo tem que ser retirado do convívio social, mas o lugar dele não existe, melhor seria cadeira elétrica, apesar de eu ser contra pena de morte, mas nesse caso eu repensaria.

Paulinho

Pergunta:

Até que ponto você acredita não haver Pena de Morte no Brasil?...

†††Me

No Brasil não existe pena de morte, o que existe são mortes e mais mortes. Pena de morte só pode existir num sistema que funcione. Eu não acredito na justiça brasileira. Aqui a justiça se molda à condição financeira de cada um. É um sistema falido, onde morrem inocentes ou culpados de pouco poder aquisitivo e grandões das finanças permanecem seguros apesar de seus gdes crimes. Esse tema é vergonhoso de discutir. Nele sim permanecemos um país de terceiro mundo.

♥ Valéria

encontrei informações sobre o assunto... até que eu não estava tão errada assim... leia o tópico Decomposição do lixo: 100 anos(refere-se à decomposição de plastico)

http://referencia.arteblog.com.br/3/

†††Me

Não entendi sua posição Valéria. Vc é a favor ou contra a lei proibir as sacolinhas plásticas nos super mercados? e por que? eu estava achando que vc fosse contra, mas essa matéria que postou só vem acrescentar a nossa preocupação com o meio ambiente e reforçar nosso apoio a criação da tal lei que proibe. Mesmo que minha familia fosse do ramo dos supermercados, é inegável o danos que tais sacolinhas proporcionam ao meio ambiente e não teria como eu ser conivente.

Paulinho

Pergunta:No Brasil não existe pena de morte, o que existe são mortes e mais mortes

Baseando-se neste fragmento da resposta dada por você, o que poderia dizer então sobre as mortes dentro dos presidios? Não seria pena de morte o que acontece nas rebeliões, dos dois lados, e durante o tempo de prisão entre os próprios presos?

†††Me

O que eu falei foi: No Brasil existem presídios superlotados, ladrões, estupradores, homicidas, sequestradores, ladrões de galinha, inocentes, e sei lá mais qto tipo de gente uma em cima da outra, dividindo um espaço mínimo da cela, se mantando, fracos sendo humilhados, fortes cometendo atos covardes, greves de fome, rebeliões, mortes, mortes...

Isso não é pena de morte, isso é o fim do mundo, isso é uma covardia, isso é condição sub humana. E não venham me dizer que "bandido é bandido", que "infratores não tem que reclamar", gente, no nosso sistema, quem garante a porcentagem de culpados e inocentes amontoados numa cela?

Por isso não é pena de morte, inocente não morre por pena e sim por assassinato. Eu acho um descaso com as pessoas e não só com quem está atras das grades, mas com a gente, afinal com esse sistema, fácil, fácil eles escapam e quem sofre as consequencias somos nós no dia a dia com todo o tipo de violencia. Sem contar que mesmo com a pena cumprida, quem se reabilita num lugar assim? Eu comparo os presídios brasileiros com "faculdade de formar bandido".

Simples assim.

Por isso sou contra a pena de morte. Por que no nosso sitema bandido rico paga pra que um pobre morra no seu lugaR.

Paulinho

Pergunta:

Acredita na recuperação social de um criminoso?

♥ Valéria

Me,

eu sou contra a posição da midia, porque eles cobram um posicionamento que deve partir de cima para baixo, me entende? Quer dizer, não sou eu quem deve me preocupar com isso, como consumidora, e sim o dono do supermercado que me fornece a sacola. É por aí...

†††Me

O problema Valéria é que o empresário tá pouco se lixando pro meio ambiente, o que ele quer é lucro e as sacolinhas de plástico são mais vantajosas para ele, e se ele pensa em lucro, somos nós que devemos pressionar as autoridades que podem ajudar criando leis específicas no caso. Não se pode assistir apenas, é do nosso futuro que estamos falando, não se pode apenas ficar olhando.

†††Me

Paulinho

Eu acho que depende muito do crime, da circunstancia e da pessoa em questão. É muito complicado generalizar nesse campo. Eu acredito que crimes mais banais, talvez sim. Eu gosto de acreditar nas pessoas, que todos tem o direito de uma nova chance. Claro, tem casos que jamais daria chance alguma. Penso que crimes como sequestro, estupro, pedofilia, crime hediondo, etc...esses não tem volta, uma vez solto irão fazer novamente.

♥ Valéria

Obrigada Me. É isso mesmo que estamos fazendo aqui. :)

Paulinho

Pergunta:

Vê alguma diferença profissional entre cursos técnicos e universitários? A qual dos dois o Mercado de Trabalho oferece mais chances de emprego?

†††Me

Acho que o mercado de trabalho está abrindo as portas aos dois. Eu sou da opinião que, dependendo da área que vc atue, um curso técnico vale bem mais que qualquer faculdade. Mas o que conta é a aptidão para ambos, não adianta uma boa faculdade ou um bom curso se não for o que vc realmente gosta e isso vale para tudo na vida.

Paulinho

Pergunta:

O que tem a dizer sobre a fé religiosa?

†††Me

Religião é uma coisa pessoal de cada um. Para mim o que importa é ter. Eu fico apreensiva qdo escuto de alguém que não crê em nada, essas pessoas são infelizes e isso não é bom, não tem nada a perder, pois já se encontram perdidas.

Eu sou da opinião que para se viver bem tem que se ter fé em algo, não importa em que ou qual religião, o importante é ter.

Também não me importo com a fé dos outros, as chamadas "carolas", ou os que mudaram da água pro vinho, eram delinquentes e virarm fervorosos em alguma fé, nada disso importa, sempre é tempo de se achar algo e a intensidade é problema de cada um.

Eu não sigo religião, tenho fé em Deus, não sou de frequentar igrejas com frequencia, mas não tento pregar as minhas verdades como se fossem absolutas, não, quem faz isso é cretino. Nossas verdades são nossas e bastam, as verdades dos outros bastam pros outros e devem ser respeitadas. É isso.

Paulinho

Morreria em nome de Deus?

†††Me

não, porque o "meu Deus" não gostaria que eu morresse assim...a vida é muito preciosa, eu procuro conservá-la...

já se fosse para salvar uma vida ou outras vidas, eu estudaria a possibilidade.

Bom, resumindo, eu sou contra fanatismo, abomino qualquer tipo de protesto que envolva morte e quanto aos milhares de casos no Oriente Médio, eu acho que são tão chocantes quanto os milhares de assassinatos e violências que ocorrem no nosso Brasil varonil, rs.

Paulinho

Acredita na força da Magia negra?

†††Me

O único contato que tive até hoje com magia negra foi o que li nos livros e na literatura e nela, tudo é possível. Na minha cabeça esse tema assusta, mas é puro medo do desconhecido, não sei realmente se é uma coisa macabra ou pura ficção.

ÍndiaOnhara ﻉჱ

Me querida

Parabéns pelo livro e pelo espaço.

Lendo aos poucos a entrevista e outros tópicos.

Obrigada pelo convite!

S U C E S S O S !

e acima de tudo, felicidades pela trajetória.

beijos

tum tum tum

†††Me

Valeu India! Valeu mesmo! Te admiro!

Paulinho

Pergunta:

Acredita em vidas extras além da nossa Galaxia?

†††Me

Acredito sim, Se existimos aqui na Terra por que não outros planetas tenham suas formas de vida? Também se escuta ao longo dos anos sobre os casos de extra terrestres que os EUA teriam abafado da mídia, eu acredito nisso sim, é bem típico das autoridades americanas.

O fato é que não somos os únicos seres inteligentes da Galáxia, isso não. Quem já leu "Eram os Deuses Astronautas" sente o mesmo que eu, com certeza.

Paulinho

Pergunta:

Acredita que os animais são seres pensantes, assim como nós?...

†††Me

Sim. Claro, a capacidade deles é mais limitada, eles tem sua propria maneira de se comunicar entre si, mas sim, eles pensam, assim como sentem.

Eu acho que os animais, principalmente os cães, são pensantes sim.

Falando dos animais em geral, tem uma cena que me marcou, que talvez responda por si só:

Na minha infância, um corredor do matadouro público, onde eles tocavam as vacas rumo ao abate. Eu fiquei muito impressionada, pois as primeiras da fila tinham lágrimas escorrendo dos olhos.

Paulinho

Pergunta:

O que acha da independência feminina?

†††Me

Eu nunca tive muito tempo para esse tipo de consideração, sobre emancipação feminina, sempre fui independente e me viro bem.

Acho que a única vez que pensei bem no assunto foi qdo fiz o poema Sinônimo de Mulher, talvez naquela época eu fosse mais atuante nessa luta, que hoje nem é mais uma luta, é realidade.

Hoje a mulher já é independente, apesar das desigualdades financeiras ocasionadas pelos salários injustos impostos ao sexo frágil. Acho que essa conquista é uma utopia ainda, a igualdade salarial entre mulheres e homens. No mais, ja estamos no mesmo patamar que eles. Mulheres chefe de famílias existem aos montes por aí.

Paulinho

Pergunta:

Acredita realmente no Sexo Frágil?

†††Me

Pensando pela constituição física, sim, as mulheres são mais frágeis que o homem. Seu corpo exige mais cuidados, veja o exemplo das provas de atletismo, natação, etc...Em certas modalidades se colocarmos homens competindo com mulheres com certeza elas perdem, é a natureza.

Já pelo lado mental acredito que as mulheres são muito mais fortes que os homens, temos aí o exemplo do amadurecimento precoce que as faz tão responsáveis mais cedo.

Pela capacidade intelectual e profissional estão empatados, apesar das diferenças salariais, tão injustas e que ainda existem aos quatro cantos.

Mas, pensando no geral, são bem diferentes sim, viva a diferença...E é tão bom, sexualmente falando, ser considerada frágil, apesar da fortaleza evidente, rs.

Paulinho

Pergunta:

Como está se sentindo com a publicação de seu livro: A lenda do Corpo Seco?

†††Me

Cara, é muito bom! Acho que todos os que escrevem sonham em serem publicados. É uma sensação única. Saber que muitos irão ler o que vc criou. Bem legal.

Mas não para por aí, agora virão outros sonhos a partir desse. Eu não paro nunca.

Paulinho

Pergunta:

Como se sente ao revelar sua identidade,(seu rosto), guardada há anos?...

†††Me

Paulinho

É uma coisa que não penso ser surpresa. Aqui na minha cidade todos sabem que Mariângela é Me Morte, mesmo na internet metade das pessoas do meu perfil me conhecem pessoalmente (são daqui de Minas ou do Sul). O mistério da Me não vai acabar, afinal não são todos que vão comprar meu livro (lá estou sem burka, apesar de ter tirado a foto no mato, como o "Corpo Seco", rsrs).

Eu acredito que mesmo com muita gente me conhecendo, muito mais irão continuar sem saber quem sou (apesar do nome e endereço, que nunca escondi).

†††Me

corrigindo

(apesar do nome e endereço, que nunca escondi)- errado

(apesar do nome e endereço que há muito não escondo mais) - correto.

Me Morte

Leia a entrevista na íntegra aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91604988