Entrevista com Valdecy Martins Presidente da ONG IBEMA

1) A economia brasileira demonstra firmeza e sustentabilidade nos dias atuais assim como afirmou o presidente Lula no programa de rádio café com o presidente do dia 27/07/08?

R: Sim, é sólida, mas a ganância de alguns brasileiros que só pensam em cifras para seu proveito próprio, as vezes tentam desestabilizá-la.

2) É possível falar de crescimento econômico sem falar na destruição do meio ambiente? Os dois pode caminhar juntos de forma sustentável?

R: É perfeitamente possível o Brasil crescer simultaneamente de forma sustentável com a NATUREZA,

Aliás, essa seria a forma mais inteligente de gestão, mas infelizmente tem pessoas que insistem em não ser inteligentes.

3) É realmente necessário impor limites ao crescimento?

R: Quando esse crescimento vem de encontro com a destruição do meio ambiente , pois um erro não conserta o outro.

4) Por que você escolheu criar uma ONG que trata de problemas ambientais? E não de outros problemas sociais?

R: tentamos também tratar de alguns assuntos sociais, como consta em nosso site os projetos. De capacitação de pessoas pobres em informática; capacitar e dar sustentabilidade as pessoas com um programa de hidropônica; capacitar culturalmente pessoas que não sabem ler e escrever; palestras ambientais; seminários etc.

Mas a NATUREZA está agonizando, ela precisa de ajuda, proteção, fiscalização AGORA...JÁ...ela não pode mais esperar, pois a destruição da natureza, das florestas, matas atlânticas, cerrado, caatinga etc. Está mudando a biodiversidade dos locais, e isso está fazendo que tenhamos cada vez menos água potável...temos 12% de toda água doce do planeta, e se não agirmos AGORA...JÁ...não teremos água para beber em muito curto espaço de tempo...por isso que escolhemos uma ONG que trabalhe na Fiscalização do Cumprimento das Leis Ambientais, florestais e Minerais.

5) O que se pode fazer para que os jovens e as crianças se conscientizem da importância do meio ambiente?

R: Acreditar...Confiar...nas pessoas que lhes passam isso, mudar o conceito, a cultura da destruição, do desperdício, prestar atenção quando alguém mais velho lhes passam informações, participar de palestras ecológicas ambientais, solicitar informações sobre a natureza, pesquisar por vontade própria, ter consciência de que, quando veem alguém falar sobre esse tema tão necessário e importante, fazer com que seu subconsciente busque a filosofia do saber...conhecer...ser uma pessoa sábia.

6) Como o governo poderia contribuir para a mudança de atitude do próprio cidadão em relação ao meio ambiente a cidade em que ele vive?

R: Isso é ELEMENTAR. Muito simples mesmo...somos o País que mais tem leis de proteção do meio ambiente, fauna e flora...Os governos...Federal, Estadual e Municipal, deveriam informar essas leis ao POVO...no mínimo uma vez a cada 15 dias...pois não adianta fazer as leis, e deixá-las no anonimato, e apenas (algumas vezes) aplicá-las depois da destruição feita...Não adianta a CONSCIENTIZAÇÃO sem a REPRESSÃO...as duas coisas devem andar juntas...é preciso vontade pra fazer isso, mas não o fazem, é preciso dar DELEGAÇÃO para ONGs que tenham em sua ideologia, a fiscalização do cumprimento das leis, para que elas trabalhem paralelamente com os governos, fiscalizando, preservando, protegendo, pois como sabemos, e estamos cansados de saber, os governos alegam não ter RH para esse trabalho...isso sem contar com os CORRÚPTOS que são do próprio governo.

7) Na sua opinião onde a sustentabilidade, economia e meio ambiente entra na vida do cidadão?

R: Um País que tenha sua sustentabilidade econômica deve ser um País que distribui sua renda a seu povo, onde todos tenham emprego digno para sua própria sustentabilidade e de seus familiares, um País que não cobre impostos EXORBITANTES de seu povo, e que os impostos sejam aplicados em seu próprio País, para melhoria de seu próprio povo. Fazendo isso, esse mesmo povo será conscientizado sobre o meio ambiente, evidentemente com os governos divulgando sempre as leis, para que o povo as conheça.

8)Quem é o grande culpado pele destruição da Amazônia na sua opinião?

R: O congresso nacional é o único culpado...pois é sabido e notório que lá existem uma grande quantidade de MADEIREIRAS, principalmente asiáticas, todos sabem...o governo federal sabe, os governadores de seus estados amazônicos sabem, os prefeitos de suas cidades amazônicas sabem...mas nada é feito...chegando ao CÚMULO da ignorância de alguns senadores da república dizerem que a Policia Federal precisa parar de importunar as madeireiras da Amazônia...mais precisamente no Pará...pois aquele trabalho é o emprego do povo Paraense...então quando acabar a destruição da floresta esse povo ira morrer de fome...? Porque esses senadores ao invés de falarem tamanha IDIOTICE...não faz alguma coisa para que aquele povo que esta transgredindo as leis (com apoio desses senadores) consigam empregos descentes, sem ser esse que é CRIME...? Portanto minha cara amiga, o CONGRESSO NACIONAL é o grande e único culpado por essa destruição, os demais (governadores e prefeitos etc.) são coadjuvantes nesse processo destrutivo.

9)Quando conseguiremos resolver os nossos problemas ambientais de forma sustentável?

R: Eu também gostaria de saber essa pergunta...enquanto tivermos governantes que só pensam na elite de empresários, enquanto tivermos um povo que vota por uma cesta básica ou mesmo por alguns trocados, enquanto tivermos gente de governo que seja CORRÚPTA como podemos ver na mídia quase todos os dias gente do IBAMA, órgão federal que deveria proteger e fiscalizar a natureza...secretários de meio ambiente CORRUPTOS, como podemos ver em mato grosso do sul dentre outros...não poderemos dar essa resposta a você...infelizmente.

Um adendo

Existem milhares de ONGs em todo Brasil, ONGs de todos os tipos, Ongs que tem parceria com os governos para os mais variados assuntos, e existem ONGs ecológicas ambientais que trabalham duro pra ver cumprido as leis ambientais, florestais e minerais a mais de 13 anos, como é o caso do IBEMA, sem parceria com quem quer que seja, pois trabalhamos dentro dos princípios gerais de direito, de acordo com nossa constituição da república, e muita gente não gosta disso, esse é o trabalho do IBEMA...Fiscalização do Cumprimento das Leis, Ambientais, florestais e Minerais...além de desenvolvermos projetos Ambiental e Sociais que precisam de patrocínios, de doação, para que sejam implementados.

Entrevista feita em 2008 para a Faculdade de comunicação