Entrevista por Fabíola Andrade (5/6/11)

Oi André, tudo bem?

Talvez você se lembre de mim (?), te contatei ano passado sobre a minha pesquisa a respeito da comunidade do Orkut "Artes Plásticas Brasil" pro curso de mestrado em Mídia, e fizemos uma entrevista por email (veja no email abaixo, rs).

Bem, enfim, agora te escrevo de novo porque o projeto está quase na reta-final e a minha orientadora sugeriu que eu fizesse uma pesquisa quantitativa pra traçar um perfil mais abrangente do usuário participante da comunidade, pra enriquecer os meus resultados. Eu sei que a maioria das pessoas que participavam mais ativamente da comu ou já saiu, ou já está no Facebook, mas segundo ela, é melhor eu manter a minha análise de participação focada apenas na comunidade do Orkut mesmo, pra dar continuidade e consistência ao trabalho que fiz no ano passado.

Então, te escrevo agora, mais uma vez porque eu preciso que o máximo possível de membros da comunidade respondam a um pequeno questionário online que eu preparei, é online e rapidinho de fazer. O questionário é anônimo e demora no máximo 10 minutos pra responder. Como eu sei que a comu anda meio morta ultimamente, peço para, para ao responder a pesquisa, considerar a época em que você participava mais ativamente (tipo, 1 ano atrás, algo assim).

Aqui o link para o questionário: https://erasmushcc.qualtrics.com/SE/?SID=SV_b44v4E2nsM2EMfO

Como eu preciso de MUITAS pessoas respondendo para os resultados serem relevantes e representativos, eu resolvi dar um incentivo, e vou sortear um vale-presente da loja Submarino a cada 100 pessoas que responderem. O sorteio será feito através da ferramenta online de sorteios http://sorteiospt.com/ e eu entrarei em contato com o ganhador e também postarei o resultado na própria comunidade, no final desse mês. Boa sorte! :)

Ah e, sem querer abusar da sua boa-vontade (mas correndo o risco de abusar? rs), você poderia, por favor, dar um 'up' ou postar algum comentário lá no post que eu fiz na comunidade sobre essa pesquisa? nesse link: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=28183&tid=5739770079349067842 Eu postei sobre isso lá faz uns 2 dias, mas ninguém respondeu até agora, tô com medo que o pessoal esteja pensando que é spam, rs.

André, muuuito obrigadão e desculpa incomodar mais uma vez!! :)

Fabíola

----------------- xxxxxxxxxxxxxxxxxx -----------------------

Nome: André Luiz Barbosa da Silva

Pseudônimo artístico: André Anlub

Data de nascimento: 05/01/1971 – Belém/PA (de onde saiu antes de 1 ano de idade para o Rio de janeiro, e por isso se considera carioca)

Profissão: Protético Dentário

Pequena Biografia:

André Anlub é um carioca, que desenvolve trabalhos em várias vertentes das Artes, como pintura, escultura e escrita (poesias).

Seu interesse pela pintura se iniciou através do contato com as tintas quando trabalhava com silk-screen, a partir da adolescência, e cresceu exponencialmente quando foi morar em Itaipava, após 32 anos no Rio de Janeiro.

Foi nesse distrito de Petrópolis, cercado de verde, que aflorou com mais força a vontade de se expressar por meio da pintura, assim como da escrita. Neste período produziu boa parte de suas obras, inclusive “A Indígena Gestante”. Obra que faz parte dos artistas do Acervo Permanente do MAC – Bahia.

http://museudeartecontemporaneamac.blogspot.com/2010/12/lancamento-do-acervo-permanente-do-mac.html

Em 2009 de dedicou mais à escrita, publicando um livro de poesias “Poeteideser”, em fevereiro de 2010. Atualmente continua se dedicando à escrita, organizando seu segundo livro de poesias, assim como preparando sua primeira grande escultura em madeira, entalhando um grande tronco de cajazeira, e pintando novos quadros.

- Qual a sua relação com a Arte (profissional, interesse, hobby, etc.)?

As artes plásticas são um dos meus hobbys, os outros são música, pois toco piano, bateria, gaita. O boxe também é um hobby que levo muito a sério, assim como a escrita!

- Por que você participa da comunidade "Artes Plásticas Brasil" (suas razões, motivações, etc.)?

Entrei para o orkut quando o mesmo foi criado, e na época existiam poucas comunidades boas, sendo de artes ou não, enfim, achei as “Artes Plásticas Brasil”!

Participo dela desde de o início, sendo que meu perfil já foi excluido mais de 3 vezes e volto a fazer parte da comunidade!

- Você acredita que haja diferença entre as contribuiçoes de algum participante (ou de alguns participantes) em relacao ao resto dos participantes? Voce vê alguma diferença? Por exemplo, há participantes nesta comunidade que você sente que contribuem de forma mais relevante em relação a outros que contribuem de forma menos relevante? Por quê? Como separar as boas contribuições das que não são tão boas? Cite exemplos, se possível.

A meu ver todos não devem levar redes sociais muito a sério, visto que às vezes temos amigos que podem não ser o que aparentam, até mesmo na vida real isso acontece!

Não acho que alguém deva ter um compromisso com nenhuma comunidade, é uma troca de informação somente, não uma empresa! É um lugar de mostrar seus trabalhos e/ou projetos, visando uma divulgação e, mais ainda, ter uma interação e criar novos amigos!

Essa comunidade, em particular, tem mais de 43 mil membros, sendo que, no máximo, 30 ativos! Muitos deles criaram um ego virtual, uma forma de ser mais, mesmo que erroneamente!

- O que você acha dos debates, discussões e polêmicas que acontecem na comunidade 'Artes Plásticas Brasil'? Você acha que eles ajudam ou atrapalham (são mais benéficos ou maléficos)? Por favor, explique.

Para o dono da comunidade pode até ser benéfico, pois a comunidade tem mais circulação de informações e com isso torna-se mais popular. Mas como todos sabem, não se ganha um centavo com comunidades no orkut

- Na sua opinião, você sente que o que acontece na comunidade "Artes Plásticas Brasil" pode ser um retrato do que acontece no mundo das Artes no Brasil, como um reflexo da realidade no Brasil? Até que ponto? E em quais sentidos?

Daria para ficar horas por aqui escrevendo sobre isso, mas não serei prolixo!

Na contemporaneidade, no mundo, a necessidade de “aparecer” se tornou tão forte e essencial, que até pelo meio virtual as pessoas almejam tal reconhecimento!

É uma espécie de autopromoção, que muitas vezes destoam o verdadeiro motivo de tal coisa, nesse caso a arte!

Por esse e outros motivos escolhi que a música, arte e a escrita seriam um hobby. Não procuro me profissionalizar em nenhum deles, apesar de ter já ter tocado em várias bandas desconhecidas, lançado meu livro e ter passado na faculdade de Artes Visuais, que tranquei e estou resolvendo se faço de Letras! Falta tempo!

- O que você achou da polêmica envolvendo o Romero Britto na comunidade nestas últimas semanas? Por quê? Se possível, explique.

Romero Britto é um artista, não há o que contestar! Mas como muitos artistas que visam o financeiro acima de tudo, ele optou por deixar de criar e faz cópias dele mesmo, sempre com o objetivo de vender e render mais!

Penso que o artista, primeiramente, tem que agradar a ele mesmo, tem que ter tesão no trabalho, tem que criar sempre coisas novas, diversificar. Ao contrário ele se torna uma máquina, só faz o que os outros querem, e torna-se um prisioneiro do dinheiro e de sua prórpia arte.

Tenho como exemplo o baterista dos Rolling Stones, que tem uma paixão enorme por Jazz. O que ele fez? “Usa” os Stones para aumentar sua conta bancária e dedica quase que sua vida a sua outra banda de Jazz, na qual toca com prazer e o recebe como pagamento!

- O que você acha da Arte Brasileira Contemporânea, em geral? Você acha que existe uma chamada "arte contemporanea brasileira", com este rótulo que identifique a produção nacional? Se sim, qual é a "cara" da arte brasileira, na sua opinião? (características, etc.)

Sou contra qualquer arte que use animais vivos, pessoas e/ou modelos, para “passar” alguma mensagem, isso é publicidade!

A arte é muito complexa, mas ao mesmo tempo é deveras evidente!

Se algo lhe choca, ela não necessariamente é arte, mas sem dúvida é chocante!

Se algo lhe “toca”, lhe remete a algum pensamento, bom ou ruim, mas não pela obviedade da imagem da mesma, mas pelo que está incluso nas “entrelinhas”, sem dúvida é arte!

Eu acho que existe a “arte contemporanea brasileira”, e é diferente das demais! Usa mais o “regional”, nossas crenças, nossos povos e nossa identidade! Por muitas vezes me questionei se a mesma seria mais original que outras, mas se assim fosse, o que seriam as artes rupestres?

- Você participa de outros foruns sobre Arte? Por quê? Se sim, sente que há diferenças significativas entre outros fóruns de discussão sobre arte e o "Artes Plásticas Brasil"? Quais?

Gosto de pertubar às vezes, “sentir” e/ou “ver” o desabafo dos membros. Acho de suma importância!

Na comunidade “História da Arte” as pessoas são mais técnicas, o critério de “troca de idéias” está mais voltado para o profissional, com um linguajar mais sóbrio! Mas também gosto do claro e direto, do sem censura e do se expressar instintivamente!

André, deixo aqui o meu super obrigada, pelo seu tempo e atenção! E me coloco à disposição para eventuais duvidas, comentários, feedback, etc.

Fico muito feliz em poder ajudar, conte comigo para mais alguma coisa!

Tudo de bom, muita inspiração e sucesso em sua labuta!

Amplexos!