Opinando e Transformando - Leda Aragão

Nome: Leda Aragão

Breve Currículo: Escritora mineira, residente em Belo Horizonte. Escreve desde adolescente, mas somente 2012 conseguiu lançar seu primeiro livro intitulado “O Caminho de me Checker”, obra que ganhou o primeiro lugar como o romance do ano 2012. Título outorgado pela Academia Literarte. Leda é acadêmica pela Alaf, Academia de letras e Artes de Fortaleza e membro acadêmico do Núcleo de Letras e Arte de Buenos Aires/Argentina. Recebeu o prêmio Destaque intelectual pela Literarte em Goiás velho, Troféu Carlos Drummond de Andrade em Itabira, Troféu Cecília Meireles também Itabira. Troféu Cora Coralina, pela Academia de Goiás velho. Agora prepara o lançamento do seu segundo livro intitulado "Reflexos de uma Alma".

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é uma forma de personalização do ser humano.

A cada aprendizado crescemos um pouco.

A Cultura possibilita aprendermos em todas as áreas do conhecimento geral.

Ela nos possibilita o aprender do bê-á-bá, e termos a capacidade de revertermos tudo que aprendemos a favor da sociedade. Todo nosso aprendizado e nossos conhecimentos tornam-se um tesouro que guardamos para sempre no nosso currículo de vida.

Você se considera um difusor da cultural?

Sim, como acabei de dizer, faço questão de levar para as pessoas, as pérolas que colhi, escrevendo meus poemas, romances e todos os meus escritos, pois sendo poeta, escritora, procuro fazer disto uma missão.

Faço questão de abastecer o mundo com tudo que o meu interior quer expressar através das minhas obras intelectuais.

Qual o seu papel neste vasto campo da transformação mental intelectual e filosófica?

Pelo meu ainda pequeno tempo dentro deste grandioso mundo da cultura, não pude fazer muito para a transformação do ego humano, mas se analisarmos dentro deste tempo fez, pelo menos, leitores sentar, chorar, analisar até viajar na imaginação e pessoas chegaram a conclusão de muito pensamentos, questionamentos e manifestação da alma em questões românticas ou religiosas. O meu primeiro livro, sem minha intenção, tornou-se um livro de autoajuda. Tenho pessoas que fizeram sua própria análise, outras fizeram do livro um referencia, e transformações de pensamentos a favor do altruísmo. Com certeza espero colaborar para revirar a personalidade e os sentimentos bem como os pensamentos dos meus leitores e fazê-los aprimorar em seu caráter.

Como você descreve o processo da aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Acho que foi uma lentidão muito forte. Embora temos livros ou poemas maravilhosos, escritos por poetas e escritores que impressionaram a sociedade, foram poucas as referencias, relativamente, que enriqueceram a literatura brasileira. O bom foi que o que se fez, foram obras grandiosas. Mas o país sendo jovem, relativamente, tem muito ainda que enriquecer da literatura brasileira. Vejo porem com meus olhos otimistas que qualidade e a quantidade estão crescendo muito.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Eu acho que nem liberta nem aprisiona. Ela é manifestada onde e quando o escritor quer escrever. A liberdade intelectual é manifestada de uma maneira tão a vontade porque ela expressa num impulso do nosso pensamento, e dá liberdade de expressão quando menos esperamos.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural

Já é uma prática natural, a não propaganda cultural no Brasil. Pelo fato dos brasileiros não gostarem de ler, a imprensa não destaca os trabalhos dos escritores que tem se esforçado para abastecer as livrarias de livros ou obras didáticas. Espero que isto venha a melhorar.

Comente sobre o espaço digital destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial.

Na verdade, como em todas as áreas, a era digital tem tomado conta do nosso dia a dia. Isto tem ajudado muito em todas as áreas de conhecimento. Nos ensinamentos, conhecimentos e em todos os campos que nela são manifestados. A Era digital tem alimentado o mundo de todo tipo de manifestação. A fixação pela digitação tem fixado seu produto nas nossas mentes.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais.

Fazedores culturais; tenho certeza de que vocês têm trabalhado com grande esforço a favor da cultura. Continuem trabalhando cada vez mais para que principalmente nosso país cresça nesta área. Observe e segue os exemplos que vocês verem que é algo bom. Dediquem porque, primeiro, é uma área muito linda de trabalhar. É um orgulho saber que dentro da literatura existe um toque de sua inteligência e sua capacidade. Elejam a si mesmo para fazer uma obra da qual ninguém, nunca vai esquecer.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 01/07/2016
Reeditado em 01/07/2016
Código do texto: T5684403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.