1)Escritora Onã Silva, é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor. Conte-nos em que momento pensou em escrever o seu livro “Voa, balão... Voa, imaginação...”?
   O livro foi idealizado para ser uma obra literária com a interface interdisciplinar, integrando  conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Ciências. Ao ser idealizada, a proposta do livro  foi construída para o mesmo ser educativo, pedagógico e interativo.  Assim, iniciou a história do livro, inspirada em um balão. Sim, um balão inspirou e conduziu o roteiro da história, que no desenvolvimento, mostra cenas cheias de balões. A história destaca os balões que remetem ao simbolismo da imaginação, da ludicidade e da criatividade. Assim, nasceu o  livro Voa Balão... Voa Imaginação... 

2)Conte-nos um pouco sobre a obra?
   Voa Balão... Voa Imaginação... é uma história envolvente, com ilustrações especiais, multicolorida, trabalha a exploração da escrita, leitura e habilidades artísticas. Os benefícios da história são o desenvolvimento social, cognitivo, motor e criatividade.

   Nas páginas finais o leitor é o protagonista da história para usar o potencial criativo realizando atividades lúdicas e criativas e também o jogo relacionado ao livro e aos Direitos da Criança.
3)Qual a mensagem que você quer transmitir ao leitor através dos personagens que compõem o enredo do livro?

    Os personagens da história incentivam o brincar, a amizade, as atitudes e os valores que promovem a integração e contra qualquer forma de preconceito e a discriminação, conforme as políticas públicas, Estatuto da Criança e Adolescente e a Declaração dos Direitos.


4)O que mais a encanta em “Voa, balão... Voa, imaginação”, que o torna um diferencial para o público infantil?
     Voa Balão... Voa Imaginação...  envolve aspectos humanitários. Serão realizadas apresentações em creches e brinquedotecas hospitalares proporcionando saúde e inclusão das mesmas que estão em condições de baixa acessibilidade aos bens culturais (especialmente a literatura).

    A proposta também apresenta atividades ao final, proporcionando no próprio projeto o desenvolvimento da criatividade – transformando assim o projeto em livro/brinquedo. 
 
5)Conte-nos, já temos data para o lançamento, onde será?
       Já realizamos a apresentação do projeto e do livro,  em creches do Distrito Federal, e na Abrace (Apoio a Criança Portadora de Câncer).
     No dia 29 de junho de 2016 aconteceu um evento, promovido pela Secretaria de Cultura do DF/Fundo de Apoio à Cultura (Secult/FAC), para entrega oficial dos livros aos autores contemplados  no Prêmio Cassiano Nunes.
 
6)Quem desejar como deve fazer para já reservar compra do livro?
    Teremos grande alegria em atender aos leitores interessados no livro Voa Balão... Voa Imaginação...
    Os pedidos do livro podem ser realizados das seguintes formas
     E-mail - onatil.silva@gmail.com 
     Celular com whats (61) 99974-478
      Site  www.onasilva.com.br 
     https://www.facebook.com/cuidartelivros/
 
7)Uma curiosidade, você hoje é conhecida como a Poetisa do Cuidar, conte-nos como surgiu a Onã Silva “Poetisa do Cuidar”?
    O codinome A Poetisa do Cuidar remete à minha formação na profissão que cuida de pessoas, famílias e comunidades: a enfermagem. Na minha atuação como enfermeira sempre utilizei elementos do cuidar sensível: a poesia, a música, o teatro.  Sou autora de trabalhos inéditos na arte da enfermagem. Nesta linha me preparei para atuar: cursei mestrado e doutorado na temática criatividade.  Escrevo reflexões - para artigos, livros e outras publicações - de forma poética e poeticamente. Meu deleite é escrever: sobre a enfermagem, o cuidar e o viver - disse assim, reconhecendo-me como  A Poetisa do Cuidar. 
 
8)Onã, você recebeu um importante prêmio. O Prêmio Cassiano Nunes, concedido pelo Governo do Distrito Federal, Secretaria de Cultura, com apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).  Conte-nos sobre esta conquista.
 Este livro Voa Balão... Voa Imaginação... é o produto final referente ao PRÊMIO CASSIANO NUNES, que foi instituido pelo Edital 02/2014 (GDF/Secult/FAC). Participei do Edital ao referido prêmio e fui contemplada com recursos para pubicação e apresentação desta obra. 

Importante informar que o Prêmio recebeu o nome de Cassiano Nunes em homenagem a este escritor (in memoriam), cujas reflexões e obras literárias contribuíram para a literatura brasiliense e brasileira. 
 
9)Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Poetisa do Cuidar Onã Silva. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
A importância do livro Voa Balão... Voa Imaginação é que o mesmo oportuniza às crianças desenvolver o seu potencial criador pelo estímulo da criatividade, imaginação. O livro incentiva a leitura, a produção literária, a interação com a história do livro e a continuação da história envolvendo os direitos da criança.
Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Enviado por Onã Silva A Poetisa do Cuidar em 11/07/2016
Código do texto: T5694669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.